Em manutenção!!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Testemunhos do Vovô Zé - A viagem: Final


Davi e Miguel


Por Zé Carlos

Por falta de tempo, justamente por ir outras vezes ver os meus netos, o Davi e o Miguel, parei de contar as aventuras de viagem do seus pais, que se transformaram em nossa aventura, minha e da Vovó Marli, ao ficarmos responsáveis por eles. Da última vez que escrevi para eles, no futuro, eu me empolguei no caso da natação e não narrei o restante das emoções desta viagem.

Agora volto ao ponto de onde parei introduzindo outros tópicos em nossas aventuras, tentando diminuir a empolgação para terminarmos este período de viagem e começarmos a incluir outros testemunhos importantes para que o Davi e Miguel me leiam, sem contestações por incompletude. Meu sonho é que um deles, ou mesmo os dois, seja o herdeiro deste blog, mas, isto é coisa ainda para um futuro distante e ainda incerto.

Um dos pontos altos da viagem foi a festinha de aniversário que fomos com eles e, bancando o verdadeiro avô, eu caí nas brincadeiras com o palhaço, junto com os pais, e fui a grande atração. Não pela minha performance em si, mas, pelos meus cabelos brancos, que, antes das pinturas,  revelava a idade. Adorei ver o Davi fazer as pazes com o palhaço de quem tinha medo anteriormente. Agora ele diz que só tem medo de palhaço de circo, dos palhaços de festa, não. Será por isso que não vemos crianças no Congresso? Eu senti saudade até de quando tinha um corpo do tamanho dos deles, para cair na piscina de bola. Em minha época, daquele tamanho, não havia nem piscina, quanto mais bolas. Foi uma noite agradável e o Davi e o Miguel “botaram prá quebrar”, ou para me quebrar. Mas, o Vovô Zé saiu quase ileso, salvo, alguns músculos doídos, no outro dia.

A festa foi tão agitada que eles ao chegarem em casa não tiveram coragem de entrar nas brigas tradicionais de irmãos e dormiram rápido e feito pedras até a manhã seguinte. Por falar em brigas, eu penso que o grande problema que tivemos, durante este período, foi administrar as brigas dos irmãos. Lembro que meu pai resolvia isto usando um princípio que eu, por ser mais velho, achava extremamente injusto: O mais novo sempre tinha razão. E eu sofria muito com minha irmã mais próxima, pois sabia que, muitas vezes, eu não tinha “feito nada” com ela. Diante desta experiência, tentei colocar em prática alguns outros métodos para lidar com as brigas entre Davi e Miguel. Mas, eram tantas e por tantos motivos, que fiquei pensando que o meu pai era um iluminado, prático e estava certo. E, coitado do Davi, o mais velho. O Miguel também aprontava das deles. No final terminava tudo entre tapas, beijos e abraços, além de algumas escoriações leves.

Eu fiquei observando, e é uma das coisas que faço sempre, a diferença das crianças de hoje e as de ontem, e o motivo das brincadeiras e das brigas. Um dos motivos jamais poderia existir em minha época. A briga por um computador que chamam agora de IPad ou “tablet”em que os meninos adoram passar o dedo. Era a tecnologia espalhando a discórdia entre irmãos. Será que eu já vi isto em alguns outros lugares?

Uma das coisas que, mesmo além da viagem, ainda se repetem é a nossa ida à ACES. Para algum incauto, além de Davi e Miguel no futuro, que leia este escrito, ACES é um conjunto de escolas em Caruaru que dá nome a uma praça muito agradável onde eu sempre levava lá os meus netos. Quase todo dia o Miguel, em seu linguajar peculiar dizia:

- Acés, gatinho!

Eu já sabia que ele queria ver os gatinhos na praça da ACES. Levava o lanche do gatos, colocava Miguel na “cacunda” e o Davi vinha com a avó e lá íamos nós para a grande aventura. Lá não havia só gatos, e sim cachorros, burros, cavalos e até bois. Normalmente, em cidades do interior os zoológicos não são desnecessários. Os animais estão na praça, e divertem as crianças, além de obrarem nas ruas. Foi numa dessas andadas que cruzei com alguém que espirrou. O motivo de citar isto aqui são as consequências do espirro. Mesmo tomando minha vacina de gripe, com minha carteira atualizada, penso ter sido este espirro de um vírus diferente, que me levou, ao voltar desta aventura, a uma gripe que fazia tempos não encontrava tão forte.


A Vovó Marli, que é virologista, disse que o vírus pode ter sido aqueles com que o Davi e o Miguel, trouxeram de sua escola. Eu até hoje fico com a versão do espirro na praça, pois não acredito que mesmo os vírus dos meus netos me façam mal. Eu penso que foi uma overdose de “Vitamina N”. Agora já estou curado, e como dependente desta vitamina, ainda terei mais histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário