Em manutenção!!!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

300.000 acessos e a nota do Geninho Tavares




Por Zé Carlos

Hoje a AGD completa 300.000 acessos, com mais de 1000 postagens e com mais de 5000 recados em nosso Mural. Eu já estava preparando a festa com bolos e velinhas e com a lista de convidados chegando a muitos milhares, que é a população interna e externa de Bom Conselho, ou aqueles de minha terra que tem o privilégio de estarem conectados a este mundo novo da comunicação, que é a internet.

A minha festa particular seria pelo que sinto quando penso que nossa cidade está lendo mais e que posso contribuir, minimamente, para que ela seja sempre nossa Cidades das Escolas, que, nos últimos tempos está perdendo para outros títulos, para mim, não tão relevantes quanto este. São quase 2 anos e meio de trabalho prazeroso ao fazer este blog (quase digo junto dos meus companheiros por gostar muito de futebol) junto com todos que com eles colaboram que têm mais culpa do seu sucesso do que eu. Tudo conspirava para ser uma grande festa.

Entretanto, nos últimos tempos o nosso Mural foi usado de uma forma que algumas pessoas acharam não muito boa. Pelas suas características fundamentais ele foi colocado aqui para ser um ponto livre de expressão de nossos cidadãos sobre nossas coisas e sobre os nossos próprios outros cidadãos. Eu o deixei assim, tentando emular o que vi em outros países onde existem locais e espaços onde os cidadãos podem dizer tudo que quiserem, mostrando ao mundo que tem liberdade de expressão, em pelo menos em algum ponto da terra. E ao mesmo tempo a instituição do anonimato é aceita como uma forma que dá base a esta liberdade por liberar aqueles que o usam das ameaças dos poderosos, anônimos ou não.

Nasci em Bom Conselho numa época em que havia muita atividade política (e penso que até hoje nossa cidade é assim), mas a liberdade de expressão ia pouco além do que concordava o Coronel, que já sucedia a outros e que hoje ainda se sucedem. Muitas vocações políticas foram cortadas e a cidade privada de bons políticos, com as exceções de praxe, nem sempre em número suficiente para uma boa prática da atividade no município. E, apesar de nunca ter sido político (a não ser da espécie aristotélica) eu sempre achei que a atividade é fundamental para que as sociedades não pereçam com a violência e quis sempre que ela fosse da melhor qualidade na terra onde nasci.

Encontre este tipo de Mural, que não foi nenhuma originalidade, pois o Site de Bom Conselho ainda usa um igual e é mais antigo, e vi nele uma possibilidade de dar voz a todos, de uma forma mais livre. E posso dizer que ele funcionou de alguma maneira e bem, embora, com alguns problemas pontuais.

Quero me ater ao último problema, quando alguém, com pseudônimo de Acorda Bom Conselho, disse cobras e lagartos sobre presidente de nossa Câmara de Vereadores, o Geninho Tavares (desculpe não usar o nome de batismo para melhorar a comunicação). Não vou repetir aqui o que disse o anônimo. Mas, foi suficiente para gerar uma nota do vereador, que foi enviada para todos os blogs de Bom Conselho, menos para a AGD (apesar de em nossa página termos o nosso e-mail), até o momento, e que vai aqui reproduzida como aparece no Site da Câmara de Vereadores da cidade:

“Nota

Em resposta ao falso e pobre texto veiculado pelo Blog A GAZETA DIGITAL, o Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE, Geninho Tavares, vem  trazer ao saber público que, a responsabilização jurídica sobre os fatos inverídicos lhes apontados, já esta sendo devidamente providenciada, ainda que o uso do anonimato seja permitido e de difícil combate, cabe ao blog veiculador, em zelo de sua ilibada reputação, filtrar as informações que vem a tornar pública, de modo que, não ponha em escárnio a vida pessoal e a reputação de qualquer pessoa, seja ela pública ou não.  Cabe esclarecer, embora a vida pessoal e a vida pública não devam confundir-se que, a referida viagem, alvo dessa maldosa e infeliz colocação foi feita em carro particular e com familiares do parlamentar, inclusive, na companhia do Sr. Manoel Machado (Né Machado, viúvo da Ex Vice Prefeita Dida Tenório); no referido período o carro da Casa Dantas Barreto, encontrava-se na oficina mecânica, em conserto; que nunca foi pessoa afeta ao uso de drogas entorpecentes e não houve problema de qualquer natureza durante sua estadia na Pousada Lagoa Seca – situada em Juazeiro do Norte/CE, telefone: (88) 3571-2026 (Informação adicional, caso subsista interesse em averiguar).

Fato que, por si só, já tornam frágeis as ofensas disferidas contra o Vereador, deixando clara ser mera vontade de denegrir.

Disposto a qualquer esclarecimento e sempre comprometido com o trabalho sério e profissional em prol do melhor para nossa Bom Conselho.

Atenciosamente,
Vereador Geninho Tavares.
Em, 02 de Agosto de 2013.”

Esta nota merece alguns comentários. Em primeiro lugar eu digo que se a nota fosse enviada ao blog seria publicada, sem nenhum problema. Inclusive, digo também,  o nosso mural, que é um meio de comunicação interessante até para animais (temos Cachorrões e Cachorrinhos), que nosso políticos podem muito bem fazer uso dele, porque segundo Aristóteles (isto eu aprendi ainda no Ginásio São Geraldo) todos somos animais políticos.

Em segundo lugar agradeço pela “ilibada reputação” a AGD imputada, e sobre isto chegamos ao ponto que tira o brilho de nossa “festa de 300 mil”. É que o nobre presidente, um “animal político” da melhor espécie, nos pede para “filtrar” as mensagens. E fazer isto, se ele está correto, é a atividade que mais odeio na vida, porque, para mim, “filtrar” e censurar são sinônimos. E este é o meu espinho na flor do mural. E quando tenho que usá-lo sofro muito.

Inicialmente, não sabida qual dos recados havia mexido tanto com o nobre vereador. Quando vi a audiência da AGD subir, descobri (embora ainda tenho dúvidas, pois muitos outros recados tocam em seu nome) que era o do acima mencionado que usava um pseudônimo que conclamava Bom Conselho a acordar. E eu, ainda lutando comigo mesmo, exclui o recado.

O vereador ainda toca num ponto que está relacionado com nossa atitude de excluir o recado, deixando agora Bom Conselho dormir. O problema da vida pública e da vida privada. Para mim isto é questão cultural, do que seja uma e do que seja outra. Dentro de uma sociedade com princípios éticos rígidos, não há vida privada. Qualquer ato é público nem que seja para uma consciência que comanda nossos corpos ou para alguma divindade. E, e como dizemos, agimos de acordo com nossa consciência, como nos é imposta socialmente. Com a evolução social alguns atos dizem-se preservados pela vida privada. Isto é um assunto que não pode ser aqui desenvolvido, mas, em nossa sociedade quando o homem se torna um homem público, sua vida privada se torna, ou pelo menos, dever-se-ia se tornar, bastante tênue.

E isto, fez com que me doesse mais ainda excluir o recado sobre a vida do Geninho Tavares, porque fiquei pensando que poderia prejudicá-lo mais, que se ele fosse mantido. Porém, cumpri sua sugestão e o recado foi “filtrado”.

Não fiz isto com receio das medidas jurídicas que o vereador disse vai usar para ter sua honra de volta. Apenas acho que a honra dele continua intacta se o que ele estiver dizendo em sua nota for a verdade, em contraposição ao que disse o anônimo. E o mural continuará, para me dar mais trabalho e problemas, como qualquer esforço para que Bom Conselho tenha sempre a melhor da atividade política. Espero que ele ainda esteja funcionando na festa dos 400.000 acessos, e que ela possa ser comemorada com mais alegria do que esta de 300.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário