Em manutenção!!!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"BRASIL, MOSTRA A TUA CARA"




Por Zezinho de Caetés

O texto que transcrevo abaixo é do Reinaldo Rocha um colaborador do Blog do Augusto Nunes. Eu o copiei e colei semana passada, sem colocar a data, mas não esqueci seu título: “PSDB, mostra a tua cara”. Na minha postagem passada, neste blog, falei de ética na política, e no fundo no fundo, o texto do Reinaldo não sai do tema.

Ele trata do caso em que a Siemens, que pelo que li, é empresa mais corrupta do mundo, e tenta corromper tudo quanto é setor pública, pelo mundo afora, tentou formar um cartel em São Paulo, para, segundo dizem, ganhar, com várias outras empresas as licitações envolvendo projetos de transportes em São Paulo e Brasília.

Hoje já se sabe que as ações da empresa foram além dos dois estados e envolvem outros partidos no poder. Mas, o fato, como se deu a notícia na imprensa (e não apareceu ainda um petista para dizer que a Grande Imprensa estaria escondendo o jogo, porque foi na TV Globo que vi a maior cobertura do caso) envolvia muito mais o PSDB do que outros partidos.

Hoje, temos muitos partidos de oposição ao governo federal, até mesmo aqueles que se dizem da base aliada, mas que torcem contra como o PSB, mas, o PSDB ainda é tido como a oposição por excelência, porque se não fosse, como o Lula iria brigar com FHC, até para acusar um ao outro de quem teve a melhor amante?

E é um caso que pode se tornar muito grave, se não passar de mais um factoide ou dossiê daqueles em que o PT é especialista. Vamos apurar então! Já se fala em tantas CPIs que não haverá parlamentares para participar de tantas. Em casa que não tem pão todos brigas e todos tem razão. No caso, mais uma vez, a ética é o pão que falta. E, se isto prejudica o povo brasileiro, então que sejam apurados os fatos, pegos os culpados e cadeia neles.

E, tenho certeza, tudo ainda envolve o julgamento do mensalão. Não é coincidência que este vazamento de um processo, que corre em segredo de justiça, venha à tona ao mesmo tempo que o STF se prepara para continuar o julgamento que foi o grande marco histórico do judiciário brasileiro. E os mensaleiros estão desesperados e tudo será feito para desviar a atenção do julgamento, que mostrará se a justiça brasileira ainda continua firme em seu propósito de fazer JUSTIÇA, ou se se bandeou para o partidarismo, algumas vezes, abjeto.

Com a entrada de dois novos membros no STF, tudo pode acontecer. O que espero é que não aconteça nada e que as decisões sejam mantidas. E que no futuro, que venham, caso mereçam o PSDB, DEM, PSB e outros partidos. Ou seja, que a JUSTIÇA seja feita. E que “elle” não volte para dizer a frase que tornou famosa em 1992: “Duela a quien duela”. Ou mesmo citando a frase original do Cazuza: “Brasil, mostra tua cara”, mesmo que esteja suja.

““Vamos passar o Brasil a limpo!”, disse Darcy Ribeiro em 1986. Mestre e ex-reitor, usava a imagem de tempos passados, quando passávamos a limpo nas escolas os rascunhos das aulas. No Brasil, as frases que dizem algo sobre corrupção – entre outros temas abjetos – sempre são atuais.

O “passar a limpo” que aprendi nos bancos escolares era a oportunidade de corrigir o rascunho, aproveitando o que deveria ser aproveitado.

Sempre existiram os que se recusavam a passar a limpo o que requeria correções. Eram péssimos alunos. Não aprendiam a lição. Recusavam-se a rever o que foi feito, corrigir os erros e apresentar um trabalho consistente.

Ao que parece, esses alunos hoje são todos políticos. Quem poderia imaginar?

Os lulopetistas não produzem sequer rascunhos. Ignorantes, não fazem nenhum tipo de anotação. Não há o que corrigir ou passar a limpo.

E as oposições? Refiro-me, para ser mais claro, à dócil oposição consentida ─ especialmente ao PSDB. Nada a limpar? Nada a corrigir? Nenhuma ação para passar a limpo a própria história? A cada dia cresce a sensação que que nós, que não somos filiados ao partido nem dependemos de cargos, temos o PSDB em mais alta conta que os próprios tucanos.

Até este resquício de oposição ─ pela contraposição com o lulopetismo sindical-cleptomaníaco ─ corre o risco de perder-se.

Aprendemos que no PT os crimes cometidos pelos “cumpanheiros” são atos heroicos. Assim enxergam a corrupção. Quem aponta o dedo é hipócrita ou direitista raivoso. Eles jamais vão entender que acima de posturas (como as galináceas) o que os move é a manutenção do peleguismo pós-moderno. E a nós, a exigência de declararmos que bandido é só bandido.

Alckmin hoje instituiu uma comissão de notáveis com inteira liberdade para apurar o case da Siemens, Alstom e outras. Bom começo. Se for a sério. E se for URGENTE nas conclusões.

Se for somente uma manobra de marketing, o PSDB pode juntar-se ao PT nas eleições: serão idênticos. Caso contrário, marcará claramente a fronteira entre o Brasil decente e o Brasil vendido. E o tiro arquitetado – mesmo que em bases reais – pelo aparelhamento promovido até no CADE por Gilbertinho (“o bicho vai pegar!”) Carvalho vai acertar as partes baixas do pistoleiro.

Mais uma vez, a bola está quicando na área. Basta que um, apenas um ─ jogador que empurre para o gol. O PT – via CADE – pode ter cavado ainda mais palmos de terra onde jaz em estado de putrefação. Basta que o PSDB dê nome aos bois, sejam novilhos ou touros. E que haja punições.

Se fizer isto, a fronteira estará delimitada. E o PT será exposto no outro lado da cerca. A cerca que separa o perdão antecipado da evidência provada.

Que continue o PT a ignorar as centenas de falcatruas e roubalheiras que cometeram nestes dez anos (e continuam cometendo). Ao PSDB, basta ser honesto. Impossível esperar o mesmo do outro lado da cerca. Esperar que o PT passe o Brasil a limpo é acreditar que pano de chão imundo sirva para limpar pratos.

Em qualquer situação o Brasil saíra ganhando. Na pior hipótese, terá certeza de que  PSDB e PT são siameses. Na melhor, ficará provado que existem diferenças notáveis entre os dois partidos.


Lembrando Cazuza: PSDB, mostra a tua cara!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário