Em manutenção!!!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

COMO MELHORAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS?




Por Carlos Sena (*)

O povo pede melhoria na qualidade dos serviços públicos. O governo, diante do clamor das ruas, concorda. Como perguntar não ofende, vamos lá:

a) como ter serviços públicos se não há mais concursos públicos para a saúde, por exemplo?

b) como acreditar em serviços públicos sem memória estabelecida por servidores de carreira?

c) como melhorar os serviços públicos se eles estão "minados" de consultores, contratos precários, contratos vias processo seletivo, contratos terceirizados, bolsistas, cargos comissionados sem vínculo público e com vínculos, estagiários remunerados e sem remuneração e outros?

d) como melhorar os serviços públicos se os cargos estratégicos de ação são preenchidos por apadrinhados políticos e amigos dos poderosos de plantão?

e) como melhorar os serviços públicos se só há planos de cargos e melhorias para, no caso da saúde, os médicos e demais profissionais ficam quase passando fome?

f) como melhorar os serviços públicos se as ouvidorias implantadas nesses serviços só servem para o marketing institucional?

g) como melhorar os serviços públicos se boa parte dos cargos comissionados estão lá colocados apesar das suas "fichas sujas" por improbidade administrativa transitada em julgado?

h) como melhorar os serviços públicos se a burocracia excessiva impede celeridade nos processos licitatórios, principalmente na compra de remédios e outros de fundamental importância para a saúde e educação do povo?

i) como melhorar os serviços públicos se as gestões (salvo poucas exceções) não são parcimoniosas com os gastos e trabalham, não raro, sem planejamento estratégico e descumprindo as metas e os orçamentos?

k) como melhorar os serviços públicos se perdura a lógica perversa de que o menor preço das compras leva à compra dos piores produtos que, em pouco tempo tem que ser novamente comprados porque não prestam? (vício das licitações, quem duvida?)

l) como melhorar os serviços públicos se eles estão locupletados por técnicos especialistas em "reuniões"? (intermináveis reuniões que levam nada a lugar nenhum)

l) como melhorar os serviços públicos se... ?

Deixo o resto pra quem quiser colocar, somar à extensa lista do "O QUE PRECISAMOS PRA MELHORAR O SERVIÇO PÚBLICO"?

Entrou por uma perna de pinto e saiu por uma perna de pato, quem quiser que conte quatro.

----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras  em 02/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário