Em manutenção!!!

sábado, 24 de agosto de 2013

DO QUE ABUNDA




Por Carlos Sena (*)

Faz oito dias que escrevi acerca do ultimo pingo da cueca. Fiz isso porque já não aguentava o “reme-reme” do tema MAIS MÉDICOS e da invasão das ruas, ou mesmo da roubalheira dos políticos. Pois é. Pensei que ninguém me desse bola para saber do pingo da cueca – se é o ultimo ou o primeiro, e como se dá sua relação com a cueca. Pra minha surpresa vi uma entrevista na TV com um comediante brasileiro que compõe o CQC. Só me lembro da parte da entrevista em que o apresentador lhe perguntou: “o que lhe faz rir”. Ele disse na hora sem titubear: “O PEIDO”. Aí eu relaxei. Porque também acho que uma coisa que mais faz o povo rir é o peido. No meu interior pernambucano o Peido tem várias denominações para dizer a mesma coisa: bufa, vento, balançar a roseira, vudu, carniça, pum, além dos pudicamente corretos, embora eu, particularmente não goste: flatulências. Nem mesmo o designativo PUM me agrada. Tem coisas que a gente não se sente agraciado, como por exemplo: dizer que alguém soltou flatulências ou mesmo pum é mesmo uma bosta. É como dar uma topada e não chamar PORRA, ou um sonoro PUTA QUE PARIU! Eu nunca vi ninguém dar uma topada e chamar por nossa Senhora.

Parece mesmo que a vida privada tem muita relação com a própria privada. Senão vejamos: uma pessoa dá um peido no meio do povo e logo alguém diz: “vai se limpar que deve ter saído mera”; “vai pro banheiro”, etc. Porque de fato o banheiro é o local apropriado, mas, se alguém quiser saber se é mesmo chegue no banheiro e dê um peido pra você vê a reação de quem está por perto. O pior é que a gente, mesmo com o coitadinho do peido já na porta fica mesmo envergonhado de soltá-lo. Porque a gente tem medo de ele não ser silencioso e se for daquele meio falastrão então se cria um clima de riso ou de galhofagem. Certo dia num elevador lotado, eis que sai, de fininho, de baixo pra cima, um daqueles silenciosos brabos. Daqueles que mais parecem carniça de gambá. Uma pessoa não teve dúvidas e falou bem alto: “pediram um peido e mandaram um balaio de bosta”. Todos caíram numa risada só e, resultado? Todos tragaram aquele peido gasoso e logo ele (o peido) se dividiu entre os ocupantes do elevador. No rol desse tom meio blague, outro dia escutei uma piada meio remasterizada, mas interessante para o tema. Dentro do mesmo elevador eis que sai um pum daqueles meio estereofônicos. Um senhor de cara sisuda foi logo interpelar um rapaz que todos achavam ter sido ele o dono da proeza: “o senhor não tem vergonha de peidar na minha frente”? Desculpe, mas é que eu não sabia que era sua vez, respondeu o rapaz.

Como se vê, peido é mesmo motivo de riso. Conheço uma pessoa que não precisa nem do peido para rir. Na simples menção do nome “bufa” ela já fica sem se controlar de tanto rir. Foi por isso que, diante da resposta do comediante do CQC eu me remeti a essas tiradas que mais parecem “botadas” meio escatológicas peidianas, meio bufentas. Porque as histórias são todas meio hilárias posto que nós, pobres seres humanos, não nos reconhecemos possuidores do intestino. Se fosse possível ver por dentro as pessoas caminhando, seria por certo um espetáculo horroroso – algo como a gente vendo o intestino funcionando! E isso nos remete, naturalmente ao falso moralismo. De que forma? Todos cagam e peidam e se comportam como se isso só fosse coisa dos outros. Quem também gosta de peido e ri de sobra com eles são as crianças. Criança na banheira adora soltar peido e ficar rindo com os pais juntos dando “apoio moral”. Depois quando elas crescem aí vem o patrulhamento, nem sempre educativo, mas faz parte da trajetória do humano. Afinal, o peido antes de tudo é um forte. Ele é quem anuncia triunfalmente que “atrás vem gente”! Algumas vezes ele nos sacaneia. Quem um dia não deu um peido e veio outra coisa? Pois é: a gente sabe que não só são as pessoas que nos traem. O nosso Fiofó nem sempre nos é fiel.

O bom da vida é isso. É fazer do limão limonada. É encontrar na escatologia do nosso corpo motivos de rir e ser feliz. Algo como encontrar pérola na lata do lixo, ou tirar proveito de tudo de bom e de ruim que a vida nos proporciona. É, antes de tudo, viver com o humor em alta. E, humor em alta nos leva a rir de tudo, inclusive do peido, da bufa, do pum ou do nome que melhor lhe agrade. Eu gosto do peido. E você? Há quem não goste e deixa ele alí, preso, oprimido, em "dilúrio". Belo dia a tipa fina começa engolir a tripa grossa. Resultado: a tripa gaiteira dá um nó nas demais e o caba morre. Bem feito.

--------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 13/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário