Em manutenção!!!

quinta-feira, 23 de março de 2017

SEMANA DO SILÊNCIO


Semana Santa em Bom Conselho  (Fonte: Blog da CIT)


Por José Antônio Taveira Belo / Zetinho  

Aproxima-se a Semana Santa. Recordei sentado no silêncio da noite olhando para o céu escuro com algumas nuvens carregadas prenunciando chuva. No silencio o meu pensamento voltou-se para o meu torrão natal, Bom Conselho. A Semana era aguardada com ansiedade pelos moradores. E, comecei a recordar, o tempo de penitencia e observância no tempo quaresmal que a Igreja desejava para os fiéis e, que eram obedecidos rigorosamente. Lembro-me como coroinha que fui naquele tempo, às crianças que faziam parte das celebrações, andava por dentro da Matriz vendo os preparativos para o grande momento de sofrimento de Jesus. As imagens eram cobertas totalmente por pano de seda roxo, fornecido pelo grande benfeitor Gabriel Vieira Belo, que retirava da loja de tecidos que tinha no “quadro”.  

Deixando de lado, a segunda, terça e quarta feira, esta com a realização da grande feira onde os moradores saiam à rua para comprar o mantimento para os dias, da quinta, sexta e sábado, o pescado, o bacalhau, o bredo, o coco, o jerimum, o quiabo e maxixe, o arroz, a farinha e o feijão de coco e outras frutas para o domingo.
  
 Naquele tempo, a quinta feira santa, fazia-se silencio. O jejum e abstinência eram rigorosos. A oficina na Rua dos Correntões, hoje, Barão do Rio Branco, não fazia nenhum ruído, cessava a atividade do malho e martelo. Em casa a mamães se esmeravam, o dedo a toda hora diante dos lábios, para que as crianças não fizessem barulho. Era proibido gritar. Era proibido arrastar cadeira. Era proibido brigar com os irmãos, tudo era pecado assim explicava as mães aos filhos. Não castigava as crianças por nenhum motivo. O beliscão, o puxão de orelhas, o cocorote e bolos nas mãos eram cessados. A palmatoria era guardada na gaveta ou pendurada no lugar de costume, na parede.   

A igreja aberta pela sua porta lateral, onde alguns fiéis iam fazer suas orações e penitência no silêncio e na escuridão. Nenhuma vela ou mesmo luz era permitido. O tempo nublado e triste demonstrava algo que estaria para acontecer.  Ao meio do dia, a cidade parecia dormir. Nenhuma alma viva andava pela rua, todos recolhidos em suas moradias.  A cidade era um imenso velório guardado pela população. Cristo morrera. Os carros faziam silencio, não buzinavam.  As pessoas pareciam andar devagar pisavam mais suave. Falava-se baixinho para solicitar qualquer coisa. A notícia de uma morte neste dia, por brigas, isso horrorizava o povo. 

À tarde os paus de arara vinham carregados de pessoas que moravam na zona rural, nos sítios e fazendas, a maioria vestindo de preto, as mulheres, e os homens que tarja preta no braço direito denominado “fumo”.  

Sexta Feira então o silencio era total, não se ouvia nenhum ruído nem nas ruas e tampouco nas casas. O homem que fossem ao barbeiro, cortar o cabelo ou raspar a barba era admoestado, em voz baixa. Os meninos mais crescidos, principalmente aqueles que eram os coroinhas ouvia o Sermão da Paixão na Matriz, onde o padre Alfredo, bom orador, incisivo, severo nos conceitos e pronunciando vagorosamente as palavras num profundo respeito e silencio dos fies que lotavam a igreja. 

Por volta das três horas à população se aprontava para a procissão do Senhor Morto, pelas ruas da cidade acompanhando cotejo a banda de música da cidade, com um toque fúnebre que chegava muitas senhoras lacrimejar enxugando muitas das vezes com o véu ou chalé que cobria as cabeças das mulheres piedosas.  

Os garotos ansiosos para sair na procissão vestindo uma túnica branca representando os doze apóstolos, Cada um tinha uma faixa, cruzando o peito em varias cores, verde, azul, amarelo, rosa, verde escuro, amarelo claro, azul marinho, cinza, vermelho e a minha marrom, que ninguém queria sair com esta cor, pois se dizia que era cor de “judas”, que aperreio meu. A frente da procissão a cruz ladeada por dois homens com castiçais e velas acesas em duas filas indianas, ali estava o Apostolado da Oração, Legião de Maria, Vicentinos e seminarista capuchinhos todos tristemente acompanhando o corpo do Senhor Morto; A matraca soava com tristeza com o seu traque e traque pela mão do sacristão. 

No sábado o silencio continuava. E só depois de rompida a Aleluia, proclamada pelo padre, com judas malhado em toda parte da cidade, os sinos badalando, automóveis buzinando, os fiéis se abraçavam, uns ria outros choravam, pois corria na cidade a fama de que o padre não achasse a aleluia o mundo se acabaria, e a expectativa era grande nas pessoas.  

Às cinco horas da manhã a procissão da Ressureição, no domingo com muita afluência dos fieis que aguardava com ansiedade e, assim depois a cidade se movimentava onde muitos acorriam para bares e as famílias se reuniam em um almoço fausto, regada de vinho e outras iguarias.  


Então me recordei deste momento, que atualmente é ignorado por muitos católicos que não mais respeitam esta semana santa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário