Em manutenção!!!

segunda-feira, 13 de março de 2017

A semana - Troféu "Pândego da Semana", Temer e as mulheres, Lula e o Sérgio Moro, o Caixa 0, e muito mais...




Por Zé Carlos

Se esta coluna já tivesse lançado o troféu “Pândego da Semana”, o presidente Temer hoje devê-lo-ia estar recebendo. Então para abrir com chave de ouro esta semana pós-carnaval (desculpem não resisto em escrever algo que tenha “pós”, porque está mais do que na moda,  e vai além, já encheu o saco), comecemos com as pandeguices do discurso dele no dia internacional de mulher. Vamos apresentar em etapas para que os nossos leitores não sejam sufocados por uma embolia hilariante e não consigam prosseguir na leitura.

“A mulher ainda é tratada como figura de segundo grau, quando na verdade ela deve ocupar o primeiro grau em todas as sociedades.”

Se tivesse parado por aí, o troféu seria, certamente, do Lula por estar tentando se candidatar outra vez a presidente da república, que é hoje sua maior piada. Mas, o Temer, em sua luta ferrenha pela láurea continuou:

“Eu digo isso com a maior tranquilidade porque eu tenho absoluta convicção, até por formação familiar, e por estar ao lado da Marcela, quanto a mulher faz pela casa, o que faz pelo lar, o que faz pelos filhos, e portanto, se a sociedade, de alguma maneira vai bem, quando os filhos crescem é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas, e seguramente, quem faz não é o homem, quem faz é a mulher.”!

Se o Temer fosse só um comediante, contasse a piada e fosse embora, o riso não seria tanto como sendo ele Presidente da República. Eu fico imaginando a Marcela ruborizada e envergonhada por ser o foco da piada do marido. No entanto, ela não foi a mais atingida, e sim os homens que já trocam até fraldas e levam os filhos na escola. Eu me senti ofendido. E, pasmem, tenho quase a mesma idade do Temer. Declaro isto, porque são as mulheres que não gostam de dizer a idade, e lembro de ter trocado a fralda de minhas filhas umas 2 vezes. É pouco? Mas, tem mais.

“Na economia também a mulher tem uma grande participação.”

Quando se pensava que ele iria dizer dos avanços das mulheres no mercado de trabalho, na ciência, nas artes, na cultura, nas novelas da globo, no  futebol, e até na política, apesar de nossa musa a Dilma, (que não deu certo, mas, ainda é nossa grande colaboradora e uma das melhores humoristas que apareceram aqui nesta coluna) Temer o “pândego da semana” engata esta:

“Ninguém mais é capaz é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados do que a mulher. Ninguém é mais capaz de detectar as flutuações econômicas, do que a mulher, pelo o orçamento doméstico maior ou menor.”

Se a  Lucinha Peixoto ainda estivesse participando da vida ativa no seu blog, estaria lembrando de quanto ela lutou como “fiscala” do Sarney em tempos idos. No entanto, falar isto na época das Marcelas, mesmo sendo ela recatada e do lar, é uma heresia. Todos sabem que a importância da mulher na economia são as compras de roupas da moda e de maquiagem. Isto pelo menos na classe média, que a filósofa do PT, Marilena Chauí, disse que deveria morrer e que a odiava. Aliás, ainda não vi as manifestações desta filósofa sobre o discurso do Temer. Mas, é previsível sua reação: Queimará o sutiã em praça pública, pois ela é da idade do Temer, e naquela época era assim mesmo: sutiã na fogueira. E o Temer arrematou:

“Então, a queda da inflação que estamos assistindo, a queda dos juros, o superávit recorde de nossa balança comercial, o crescimento do investimento interno, tudo isso significa empregos, e significa também que a mulher além de cuidar dos afazeres domésticos, vai vendo um campo cada vez mais largo para o emprego.”

Pelo que entendi, ele deve ter falado diretamente a Marcela, para que ela deixe de ser recatada e do lar e vá à luta, procure um emprego, ou pelo menos abra um atelier de costura ou um loja de manicure lá no Palácio do Jaburu, ou até mesmo uma lavagem de roupa suja, o que não falta lá no Congresso. Eu só digo se ela fizer isto mande o ajudante de ordem tomar conta do Michelzinho, para ele não deixar bolas pelo chão, para o seu pai não pisar nelas como o fez no referido discurso.

E, esperando que ainda tenha algum leitor vivo, vamos a outros assuntos da semana, menos, mas também com um bom potencial de jocosidade.

O Lula, sim, a alma mais honesta do mundo, e nosso grande colaborador nos últimos tempos, não fez grandes shows para o público em geral, e agora se restringe, ou a plateias ditas “amestradas” em aplaudir e não vaiar (dizem que são aquelas ainda que aplaudiam a Dilma, nossa musa, e que o PT continua pagando paro uso do Lula, para não deixá-las desempregadas), e nestes últimos tempos, nem ele mesmo aparece mais ao vivo. Todo o humor é contado pelos seus advogados. Dizem que eles já tão bons nisso e que até o sisudo juiz Sérgio Moro já ri deles, na audiência. Também pudera, conta que numa delas, um deles disse que o “Lula não sabia de nada!”. O Moro tentou se conter, mas, foi forçada a dar uma risada de redes sociais: “kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....”. Por falar em shows de Lula, com a participação do Moro, há um marcado, com os dois ao vivo, em Curitiba, no dia 3 de maio, onde o Lula contará piadas sobre o tríplex do Guarujá. Imperdível.

E vejam porque o Lula ficou em segundo lugar para receber o nosso troféu esta semana que passou. Lula processou o Sérgio Moro, dizendo que ele e sua família foram vítimas de abuso de autoridade por parte do sisudo juiz. Os advogados dele, municiados com o humor que é peculiar ao seu cliente disseram ser um acinte a condução coercitiva de Lula, sim, aquela mesma, que depois dela ele apresentou, pela primeira vez seu show “A Jararaca Ferida”, e ainda dizem que foi um absurdo não manter o sigilo das conversas entre Lula e Dilma, sim, aquelas em que ela diz que já está mandando pelo Bessias a nomeação dele como Ministro da Casa Civil, com medo que ele fosse fazer companhia ao Zé Dirceu (tenho que abrir um parêntese sobre este velho cômico, abandonado por seus pares, e que, pelo volume de anos a que foi sentenciado, deverá morrer na prisão; realmente, não há solidariedade neste mundo do humor). A defesa do Lula queria que o Moro fosse condenado a pagar R$ 5 mil, por danos morais, além do juiz perder o cargo e outras coisas mais. Eu ri sozinho, pois me senti o próprio Moro, pois, tempos atrás, um vereador de Bom Conselho me processou e o juiz, que não era um Moro, me condenou a pagar a mesma quantia por ter sido a favor da liberdade de expressão neste Blog. Para vocês verem, em Bom Conselho também tem humoristas.

Entretanto, esta semana ainda tem mais Lula. E o culpado é o Temer. O assunto das redes sociais foi a inauguração da transposição do Rio São Francisco. Como todos sabem, desde D. Pedro II que se fala nisto, e, tem sido falado a cada seca que assola a região. Nem uma obra elegeu mais políticos do que essa. Eu até imagino que quando o imperador pensou em vender as joias da coroa para fazê-lo foi porque sentiu que havia alguém querendo apeá-lo do trono. Ou seja, a redenção do flagelo da seca no Nordeste foi o maior cabo eleitoral do Região por muito tempo. Mas, foi o Lula que descobriu, para ser justo, como sempre tento ser, que só falar não tinha mais efeito e deve ter dito, vamos começar a fazer as obras e passaremos uns 16 anos fazendo, e enquanto isto, o Nordeste vota em “nós”. E assim foi feito. A promessa de Dilma era para concluir a obra em 2018, depois das promessas anteriores. Caiu do cavalo, e o Temer veio e fez a maior traição a Lula: Inaugurou a obra! Pelo alarde dos petistas nas redes sociais, sem a transposição, pasmem, o Lula poderá perder até no Nordeste, o que era um absurdo há algum tempo atrás. Eles reagiram e já marcaram um show para o dia 19 deste mês, no qual, além do Lula contar piadas, dizem, vai tomar um banho nas águas transpostas do Rio da redenção nacional. Se o banho for vestido, vai ser imperdível.

Vocês pensam que acabou com o Lula? Ledo engano. Isto porque, eu irei falar das delações da Odebrecht, e do “bobo da corte”, o Marcelo Odebrecht, além do seu pai que hoje estará frente à frente com o Sérgio Moro para contar algumas coisas. E sobre quem? Ganhou um abraço da Dilma quem pensou no Lula. Ele mesmo. Foi descoberto depois de muito tempo que o “amigo”, um dos codinomes da planilha da propina da Odebrechet, não era o Erasmo Carlos, e sim o Lula. E pelo que foi mostrado ele girava mais dinheiro do que o Palloci , o “Itália” e o Mantega, o “pós-itália”, juntos. E, dizem, o pai do Marcelo, o Emílio, é que foi o inspirador do codinome para Lula. Não, não é verdade que o Emílio Odebrecht, quando criou o departamento da propina na empresa, disse: “sobre esta propina edificarei a minha empresa”, mas, deve ter pensado em algo assim. Então só resta esperar se a oitiva vai gerar material para a próxima coluna.

Outro assunto que dominou a semana, e que gerou boas risadas, foi a decisão do STF de denunciar o Waldir Raupp, sim, aquele que apresentou todas as contas da campanha ao TSE, elas foram aprovadas, mas, desconfiaram que o dinheiro que ele recebeu provinha de recursos não muito bem explicados recebidos pelos doadores. Ora, o que fizeram foi cobrar dos políticos mais cuidado no dinheiro que recebem. Penso que tudo se passa como se um mendigo recebesse esmolas e tivesse que pesquisar se o dinheiro que entrou na cuia seria lícito ou ilícito. Mas, político não é mendigo e nem tão bem intencionado, pelo menos às vezes, dizem os ministros da Suprema Corte. Ao contrário do mendigo eles podem fechar os olhos para a qualidade da ajuda, porque querem ser eleitos e pronto, mesmo que este dinheiro tenha saído de lugares poucos recomendados. Pelo menos foi isto que entendi, mas, como não entendo muito de juridiquês, deixo a dúvida. E o que tem isto de engraçado?

Nada, a não ser minha ignorância em saber qual o número da Caixa que é crime. A presidente do Supremo disse uma vez que o Caixa 2 era crime enquanto agora dizem que o Caixa 1 também pode ser. O Delúbio, sim, aquele que foi tesoureiro do PT, o que já é uma marca no DNA para malfeitor, dizia que o nome certo seria recursos não contabilizados. Enquanto o Lula já disse que o Caixa 2 era apenas cultural, ou seja, todo mundo fazia, tal qual cuspir em Igreja lá em Portugal. Pelo jeito o único Caixa que não é crime é o Caixa 0, que é aquele que vem vazio, sem nenhum tostão. Teve dinheiro, qualquer Caixa pode ser criminoso. Então, qual a solução? Só permitir, daqui para frente, só o Caixa 0, e cada um se vire como pode. Sei que vão alegar que, se for assim, até o Trump pode ser presidente. Eu diria, que a Democracia tem seus altos e baixos.

E, já que falei nele, para não dizerem que sou muito nacionalista e só dou espaço para os humoristas nacionais, eu devo comentar o Donald Trump mais uma vez. Dizem que o cara é tão imprevisível em seus atos que quando ele fala algo sério, como falou no Congresso dias atrás, já se espera que ele comece a tirar a roupa e saia correndo nu pelas ruas de Washington. Eu, que um dia conheci aquela bela cidade, adoraria se ele fizesse o que tive vontade de fazer: andar por aquele espelho d’água, belíssimo, de frente do Memorial Lincoln. Não nu, obviamente. E como seu [do Trump] grande desejo é impedir que terroristas entre nos Estados Unidos, rle que tenha cuidado, pois, pelo seus atos, vão terminar o deportando com base em seus próprios decretos.


Ainda teria, outros assuntos, mas, tenho um leitor que só ler até aqui. Ele conta o número de toques para na hora certa, e não quero perde-lo. Pelo contrário quero que até o final desta ano, completar 20 leitores. Se conseguir, haverá até festa com convidados especiais e muitos dos colaboradores desta coluna. Tenho certeza que agora, depois do título, o Temer virá, e já estou esperando confirmação do convite.

E, só para terminar, muitos reclamaram que nunca mais a Dilma, nossa musa havia aparecido nesta coluna. O motivo é que depois dela se transformar em Janete ficou um pouco reclusa em Porto Alegre. No entanto, ela realmente não para de nos fazer rir. Jamais. E agora ela está fazendo shows na Europa, com a peça, “Entrei pelo cano com um golpe só”. No entanto, o mais hilário ainda é que ela agora está fazendo shows em francês. Vejam o vídeo abaixo, e não se incomodem se morrerem de rir, pois a coluna terminou. Até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário