Em manutenção!!!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A Primeira Piada a Gente Nunca Esquece.




Por Carlos Sena (*)

A primeira piada que escutei foi na terrinha, nos tempos de grupo escolar. Um coleguinha de turma chegou e me perguntou: "você sabe por que a mata é virgem"? Não, respondi. Porque o vento é fresco, respondeu. Se um garotinho de hoje fosse contar essa piadinha (ou pulha) seria ridicularizado com certeza. Mas, pra mim foi o máximo, pois eu achei uma tirada muito inteligente e logo me incumbi de repassá-la com outros amigos. Depois disso ninguém me segurou mais e hoje, língua solta, sentidos aguçados, aprecio uma boa piada, notadamente se ela for instigante. Independente de ser de salão, piada é piada. E piada boa tem que ser picante, tem que ser de "arena", não se salão como apregoam os pudicos. Apenas tem-se que ter certeza do tipo de pessoas com quem estamos trocando piadas ou pulhas, ou "tiradas" como se diz nas rodas. Julgamentos a parte, fato é que o ser humano é chegado a uma piada que, num passado não muito distante a gente chamava anedota. Estas, eram prioritariamente de salão.

Voltando a questão da minha primeira piada (ou anedota ou "tirada"), remeto-me aos tempos em que não só eram as piadas que eram assim, meio simples e sem muita malícia. Esse universo que naquela época foi tido e havido como de uma pedagogia atrasada, conseguia nos fazer felizes com pouca coisa. Da mesma forma que se eu contar essa piada para os meninos de hoje eles vão nos ridicularizar, igualmente nos ridiculizariam se soubessem que eu levava banana, batata doce, milho assado, laranja, para lanchar no recreio! E que no recreio a gente brincava de pular corda, de garrafão, de "esconde-esconde" (sem malícia). Se eles soubessem que a gente levava bilhetinho da professora para nossa mãe por algum malfeito nosso e o que é pior: a gente entregava o dito bilhete, sabendo que poderíamos levar um safanões. E das suspensões? Imaginem se eles souberem que a gente era suspenso via portaria publicada nu mural da escola! Nessa época também, a gente sempre se levantava quando entrava visita na sala de aula. O professor? Ave Maria, era uma autoridade!

Saudosismo a parte, somos sabedores que toda geração tem sua própria dimensão de valores. Só que os valores dessa época, a despeito de serem objeto de uma pedagogia considerada atrasada, rendiam frutos bons. A gente saia da escola com o sentimento do respeito aos mais velhos, aos pais e professores. Sabia ler e escrever e interpretar um livro. Isso a pedagogia moderna tão dimensionada por bons professores, mas boa parte deles despreparados, não tem conseguido. Infelizmente, os principais atores da chamada pedagogia moderna não conseguiram livrar boa parte dos nossos jovens do mundo das drogas, da violência, da falta de objetivo de vida. Nesse quinhão os pais são o "texto" dessa panela tão mexida por pessoas que fazem da educação proselitismo e auto-promoção. Assim, a piada inicial foi apenas um mote para falar da seriedade com que a pedagogia atrasada era dimensionada.

Por que pedagogia atrasada? Ora, se a de hoje é moderna a de ontem foi atrasada, ou não?

----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 07/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário