Em manutenção!!!

terça-feira, 13 de maio de 2014

A Democracia da Morte.




Por Carlos Sena (*)

O Brasil se consternou com a morte de José Wilker. Rico e famoso, ele conseguiu ir além por conta do talento e do bom caráter. Foi um artista perfeito, na opinião dos colegas que, inconformados, lamentavam sua morte assim, meio que de repente. Vejo e lamento a morte de Wilker no particular, mas, no geral, bem que ela poderá servir para muita gente que vive a vida como se um “Rei tivesse na sua barriga”. Artistas dos mais diversos segmentos se nutrem do estrelismo que os leva a imaginar serem imortais diante da grana da fama e do prestígio. Políticos também, executivos que se iludem com cargos públicos ou privados e se esquecem que a vida é uma passagem. Para onde essa “passagem leva” cada pessoa deve saber ou acreditar conforme sua cultura, credo, ensinamentos. Fato é que quem nasce morre e que caixão de defunto não tem gavetas, como popularmente a gente diz.

A morte é a única certeza que temos depois de nascidos, mas muitos preferem ignorar, bater na madeira, fazer figa, usar amuletos, quando se fala nela, na morte. Nossa cultura nos prepara para a vida como ela não é, ou seja, passageira. Por isso a gente sempre se surpreende quando perdemos alguém que gostamos ou um ídolo que a mídia nos fez “íntimos” dele. Quando a gente chora por alguém que morre é por nós que choramos, ou não? Neste sentido, a doutrina espírita Kardecista está invadindo silenciosamente os grandes centros urbanos. Enquanto doutrina ela nos ensina a ser pacientes com o outro e compreendê-lo conforme os merecimentos. Exercitar o perdão e a paciência com o nosso próximo é um pouco da arte de compreender a vida na sua transitoriedade.

O homem moderno, diante das benesses tecnológicas e científicas tende a se ligar mais nos bens de consumo como alternativa e objetivo de vida. Belo dia a morte, democrática que é, chega e “pimba” – leva o caba pro outro lado da eternidade. O dinheiro não serviu pra muita coisa, muito menos o prestígio e o talento artístico de alguns. Irônica, essa vida, ora direis. E eu vos digo que também acho. Porque a vida deixa de ser assim, irônica, quando a gente consegue ter dinheiro sem lhe dar maior valor do que tem; porque a vida deixa de ser assim, irônica, quando a gente utiliza o dinheiro em função do outro e de quem nos cerca. Sendo simples, talvez a gente alcance o primeiro e mais importante degrau da vida sem apegos. Assim, quando a morte nos chegar abruptamente ou aos pouquinhos, a gente vai tranquilo pela certeza de que cumprimos o nosso ciclo aqui na terra. Essa lição, muitos artistas como Suzana Vieira e outros poderiam aprender.

-----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 07/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário