Em manutenção!!!

sábado, 1 de junho de 2013

O cômico Zinho




Por Carlos Sena (*)

Zinho era um sujeito sem jeito. Nada dava certo eu sua vida até que ele decidiu fazer graça com a sua falta de graça. Desempregado e sem qualificação alguma para nada viu sua vida caindo de ladeira abaixo. Arrumar um emprego pra ele era coisa de vida ou morte, pois afinal quem iria lhe sustentar e pagar suas contas? Unindo o fútil ao agradável, Zinho decide fazer graça, ou seja, ser cômico. O problema é que ele não sabia mesmo fazer graça, mas tinha graça no seu jeito de não fazê-la – ele era a própria graça e decidiu ser cômico de si mesmo. Aos poucos ele foi investindo em sua carreira e, gradativamente, foi aceito pelas pessoas em sua volta. O primeiro show de Zinho foi num circo mambembe. Quando ele foi anunciado ninguém apareceu. A plateia ficou sem entender, mas ele adentrou ao picadeiro por trás. Em silencio, ele começou a mexer com as mulheres em forma de mímica. Imitava Carlitos, piscava para os homens e fazia medo às crianças. Certa noite, ele, o cômico Zinho começou a fazer “munganga” e tirar a roupa. As mulheres ficaram tensas, os homens começaram a vaiar, mas ele retirou a roupa e por dentro tinha outra roupa. Então veio o riso e muita graça. Zinho tinha um jeito especial de emocionar, principalmente aquelas pessoas de riso difícil. Ele descobriu que chorava com facilidade e, dessa maneira, quando a plateia continuava sisuda, despencava num choro alternando com gargalhadas. Então o povo ria de viver com Zinho. O cômico Zinho foi ficando famoso nas redondezas e logo começaram a lhe imitar. Certo dia nos jornais locais da cidadezinha ou ele se apresentava no circo, uma manchete de um “irmão de Zinho” que também estava fazendo show cômico. Seu nome? – Cômico Zão! Zinho ficou preocupado, pois nem bem estava com sua carreira definida, logo aparece outro lhe imitando e se passando por seu irmão. O cômico Zinho, entretanto, aconselhado por amigos, preferiu deixar de lado, pois havia plateia e gosto para tudo no meio do mundo. O diferencial do cômico Zinho é que ele era sensível, o cômico Zão, não; o cômico Zinho era franzino, com cara de passa-fome, o cômico Zão, não, era alto e forte e com cara de grã-fino.

Certo dia, a família de Zinho, diante do seu sucesso, decidiu lhe procurar. Nessa ocasião Zinho já houvera recebido convite até pra se apresentar em programas de TV. A fama, portanto, até trouxe para Zinho a família que nos tempos de “vacas magras” o abandonou. Nessa reaproximação, Zinho descobre que seu irmão Dava também tinha veia cômica e, quem sabe, não ficaria com ele para neutralizar a ascensão do seu “desafeto” Zão?

Com esse pensamento, Zinho chama Dava e começa a incluir ele nas suas apresentações. Enquanto ele, Zinho, fazia caras e bocas, seu irmão Dava entregava flores, bombons, etc, à plateia. A estratégia era mesma essa: Zinho trabalhava e o cômico Dava ofertava brindes simbólicos acerca de cada gesto de Zinho. Se Zinho chorasse, Dava ofertava lenços de papel e também chorava. Foi uma perfeita sintonia: enquanto o cômico Zinho descontraia, o cômico Dava se entregava em cada objeto dado como parte do numero do irmão Zinho...

Certo dia o cômico Zinho fraquejou. Nessa noite durante seu espetáculo, a vista escureceu e por pouco ele não caiu no chão. O cômico Dava o socorreu, mas não deixou a peteca cair. Zinho foi conduzido ao camarim e o cômico Dava fez os dois papéis em pleno espetáculo: fazia “munganga” (gestos, caretas) e dava os objetos pertinentes a cada atividade cênica daquela cena muda que tanto riso provocava. Depois do espetáculo, o cômico Zinho foi aconselhado pelo médico a tirar férias. Foi o que o cômico Dava precisava para fazer os dois papéis: o seu e o de Zinho. Nesse caso, o cômico Dava era meio Gilete – cortava nos dois lados, colocando em risco a vida profissional do seu irmão Zinho.

Certo dia, o cômico Zinho se afastou de cena. Em pleno pica-deiro ele se despediu de todos. Na plateia o cômico Zão estava disfarçado, pois não teve muito sucesso com sua farsa, mas estava ali, esperando ver se sobrava algum espaço para ele fazer o provo rir sem sua graça. Quando o cômico Zinho se despede, o cômico Dava estreior em alto estilo e se estabeleceu nessa nova modalidade total flex de fazer rir. Dizem que o sucesso do cô-me-cu Dava foi por conta da sua versatilidade, principalmente quando se encontrava no pica-deiro...

--------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 18/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário