Em manutenção!!!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A semana - Gays e Gafes




Por Zé Carlos

Seria melhor que o filme da UOL que mostra, com humor, os fatos da semana passada, tivesse abordado futebol. Eu mesmo morri de rir com a vitória do Náutico sobre o Flamengo, sem técnico medalhão. Seria melhor mesmo deixar o Kuki no comando do time, e contratar um time.

No entanto, nossa vontade nunca é feita e o humor gira em torno de temas que são extremamente complicados de abordar de forma séria: religião, homossexualismo e aborto. Mas, com humor isto sempre é possível. E pelos valores envolvidos não dá para tratar de um sem tratar do outro.

Agora me vem na cabeça a amiga Lucinha Peixoto com sua tão propalada PAPACAGAY. Até hoje eu não sei se realmente a organização existe ou é apenas uma criação de sua mente criativa. Meu desejo seria que existisse mesmo. Seria bom para Bom Conselho lutar contra seus próprios medos. Lembro bem do tempo que deixei de ouvir uma música do Roberto Carlos porque o padre a transformou em pecado mortal, e só faltou dizer: “...e que tudo mais vá pró inferno”.

Penso que nós todos fomos criados dentro daquela nobre atitude de que política, religião e futebol ninguém deveria discutir. Até que se descobriu que os políticos, os religiosos e os cartolas estava por trás destes valores. E o mundo começou a discutir estes temas, a ainda hoje temos políticos, religiosos e cartolas, da mesma forma que antes, embora, ninguém tenha mais medo de discutir. Mesmo contra a vontade deles.

Mas, vejam estes temas no filme, porque  sendo tratados com letras eles ficam sérios e chatos.

O ponto alto do humor do filme ficou por conta da indigência verbal de nossa presidenta. Chegou às raias do absurdo quando se juntam tantas gafes cometidas. Não sei se tem estatísticas a respeito, mas, se tiver deve-se ter constatado que é mais de 5 gafes por fala não lida e mais de 2 por falha de leitura. Tenho certeza se ela chegasse em Bom Conselho, saudaria o prefeito de Garanhuns, para o horror de nossas autoridades. Mas, pior mesmo era se ela dissesse: “Povo de Arapiraca!!!!”

Enfim, no plano internacional temos o fim do casamento do Vlademir Putin. Hoje casamentos terminam com tanta facilidade que é até difícil ri da cena. Mas, o balé que os produtores criaram e o diálogo com sotaque valem a pena.

Espero que comecem a semana rindo e meditando sobre os sérios temas que sempre estão por baixo do riso. Vejam o resumo do filme logo abaixo e em seguida o filme.

“Pastores evangélicos, liderados por Silas Malafaia, organizaram um ato em Brasília que reuniu 40 mil pessoas na última quarta-feira (5) para protestar contra a união civil de pessoas do mesmo sexo e as propostas que defendem o aborto. A manifestação foi realizada no mesmo dia que Luís Roberto Barroso, indicado pela presidente Dilma Rousseff, defensor do direito das minorias, foi sabatinado pelo Senado. Na Parada Gay de São Paulo, realizada no domingo passado, a religião também foi abordada por políticos e manifestantes. Também nesta semana, a presidente cometeu uma gafe “geográfica” – mais uma de sua carreira política - durante visita ao Natal, ao dizer que estava no Rio Grande do Sul. A semana foi marcada ainda pelo anúncio do fim do casamento do presidente russo, Vladimir Putin.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário