Em manutenção!!!

sábado, 15 de junho de 2013

DIZER QUE AMA EM VIDA




Por Carlos Sena (*)

Tem gente que não imagina que a vida é breve. Até verbalizam isso, mas não se dobram às evidencias da vida tão passageira. Tem gente que não sabe dizer que ama: ou por dificuldade interior ou porque se acham acima do bem e do mal. Tem gente que só sabe compreender a vida dentro dos seus próprios sentimentos de mesquinhez, como se elas fossem as únicas pessoas do mundo a serem "donas da verdade e das mentiras". Fato é que não são donas de nada, nem mesmo das mentiras que poderiam ser delas. Porque tem gente que até quando mente, quando expõe seus sentimentos negativos, o fazem em função de outros comportamentos por elas copiados. Porque tem gente que sequer tem sentimentos próprios mesmo os negativos. São pessoas que vivem "tecendo" relações sociais imaginárias como se reais fosse, utilizando tão somente o lado ruim da vida e dos seus sentimentos.

Tem gente que leva a vida como se a vida fosse coisa que se pudesse ser levada. A vida enquanto existência não se leva – vive-se com todos os ingredientes que a fazem bela ou feia dependendo do grau de evolução interior. Porque também tem gente que vive fazendo tudo certo no quesito “viver a vida”, inclusive cometendo pecados, mas, certamente praticando atos dignos. Tem gente que não diz que ama. Passam a vida toda tendo todas as oportunidades para verbalizar, mas não o fazem. Esquecem, quase sempre que a vida não manda recado, nem passa recibo com prazo de validade.

Tem gente, finalmente, que pensa que não envelhece, mas envilece em cada dia; tem gente que pensa que nunca seus males serão novos enquanto os dos outros serão velhos. Tem gente, (ah! Como tem), que envelhecem sem ver o bonde das horas lhes conduzirem... E, quando a realidade crua, dura e nua do espelho se estampa, não raro enlouquecem. São a maioria dessas pessoas que quando morre um parente ficam na beira do caixão dizendo que ama... Tarde. Porque os que ouvirão essa retardada confissão de amor não precisam dela e aqueles que dela necessitavam estarão, certamente, no outro lado da eternidade, em outro plano espiritual. Melhor mesmo é se melhorar por dentro: dizendo que ama e não dizendo quando odeia, mas procurando não odiar e perdoar. Porque quem perdoa um dia será perdoado, assim já nos lembra a doutrina Franciscana. Que não se perca pois as oportunidades de dizer que ama em vida, porque a vida pela sua essência nos ignora em nossos de sejos e nos surpreende em nossa mesquinharia...

-------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 03/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário