Em manutenção!!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mãe é luz o resto é lâmpada




Por Carlos Sena (*)

O dia das mães e meio piegas. Apenas meio. Isso por conta da exploração comercial, mas que termina tendo outros efeitos que vão no "pacote" de presente que os filhos dão às suas mães. O afeto não tem endereço certo e, certamente, não seria no dia das mães que se perderia pelas avenidas despudoradas, violentas das nossas cidades.

Mãe só tem mesmo uma, embora pais existam vários. Quando o filho é bonito, olhos claros, todos querem ser pai. Para as mães, não. Todo filho é lindo. Mãe? Mãe é como expressão digital que não existem duas. É como os mistérios da santíssima trindade que bem poderiam ser quatro; mãe é um não sei que de certezas que em cada incerteza dos filhos ela se define pelo acerto. Mãe consegue falar sem palavras e dizer pelo exemplo. Consegue, por exemplo, ser singular na pluralidade dos filhos, embora nem todos os filhos tenhas plural de almas para compor dentro deles esse "kit" de sobrevivência chamado mãe. Mãe sente e consente, fala verdade e até mente, se mentir for a sina de não trocar amor por capricho; não trocar amor por ardor. Mãe verte, mas adverte e converte: grosseria de filho em imaturidade juvenil; dias de chuva em atmosfera caseira com direito a colo e pipoca no sofá da sala; converte solidão de final de semana em retiro espiritual ou em oportunidades de orar mais intensamente pelo filho que se foi ou por aquele que se perde nas baladas da noite. Quando verte lagrimas dificilmente o faz para os filhos verem, pois o canto matinal, o acalanto das cantigas de ninar não podem ser traídos por momentos de fragilidade.   Fragilidade! As mães nem sempre vivem dias de Nossa Senhora e se perdem nas suas vulnerabilidades humanas. Fraquejam, claudicam, mas não demoram muito e logo, como que conversando com Deus se fortalecem. Porque mãe "dobra mas não quebra", utilizando o jargão popular.

Mãe é arte divina. Filho é o divino da arte. Mãe é sim, filho muitas vezes é não. Mãe põe e filho dispõe e nalgumas vezes opõe. Mãe cala para consentir, filho consente para poder falar. Mãe fala mesmo sabendo que nem todos os filhos escutam... Mãe talvez seja o ser mais feliz da terra, já nos lembrava isso o poeta Cazuza : "só as mães são felizes" ele dizia. Talvez porque mãe é LUZ e os demais seres humanos são lâmpadas. Luz que vem do sopro que conduz a vida que Deus outorgou só às mães.

Por isso, a despeito de quaisquer exploração do comercio pelo dia das mães, o lado do afeto fica estabelecido e, quem sabe, não serve para alguns filhos ingratos refletirem mais sobre suas mães por eles esquecidas?

Eu tenho a minha. Tá pouquinha fisicamente, mas permanece grande e comovente. A foto de cima é dela, comigo.

------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 08/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário