Em manutenção!!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

TAPAS E BEIJOS





Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho

Sentado nas areias da belíssima praia da Peroba, no Município de Maragogi/AL com os seus altos coqueiros, em uma tarde de segunda feira, com poucas pessoas passeando, sentia-me quase sozinho naquele paraíso. A maré enchendo e o seu barulho contagiante nos trazia uma serenidade, tempo vivido neste período de descanso.  Resolvi tomar banho nas águas mornas, daquela tarde. O vento soprava brandamente, o sol se pondo indo trabalhar em alguma parte da terra, contemplando os seus habitantes com a sua claridade. A lua substituiria o astro rei na noite. Ao longo uma jangada se balança ao balanço das ondas. O jangadeiro equilibrado vinha ao encontro da praia, trazendo a sua pescaria resultada de um dia de trabalho. Ao olhar de lado vejo um casal se aproximando de mãos dadas. O cabelo longo da moça esvoaçava sobre o seu rosto, com o seu corpo escultural dentro de um biquíni vermelho, enquanto o rapaz alto ajeitava o cabelo louro que lhe cobria o rosto. Conversavam com muitos gestos. Pararam e, olhando para o mar, apontando para uma jangada que estava chegando à praia. De repente a moça dá uma tapa no rosto do seu namorado, ele por sua vez revide com um soco no estomago da moça, com muita força fazendo que a caísse na areia.  Lhe pega pelo cabelo e arrasta alguns metros. Senti-me sem força para acudir aquela criatura jazida na terra, cobrindo com as mãos o seu rosto, chorando. Ela se levantou e voltou cambaleando com a mão no estomago enquanto ele seguiu em direção contraria, se encontrando comigo saindo da água morna. Olhou para mim – disse – Ela quer me enfrentar, apanha! Quer dar uma de gostosa, apanha! Comigo é assim! Viemos para aqui descansar e não para brigar, mas ela quer me dominar, dizer o que faço e o que não faço, eu não aceito e, começa a briga, me chamando de frouxo, de corno, de safado, e outros nomes. O senhor já pensou? Nada disso. Fiquei calado revivendo aquela cena triste em um final de tarde. Mas o que fazer? Lembro-me que o meu pai Antonio Zuza, dizia e eu escutava – Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher e, acrescentava você vai apartar ou aconselhar e você pode se machucar e, depois eles fazem a paz e você fica mal visto. Sentei novamente na areia molhado e ali fiquei a meditar sobre estes problemas que afligem as pessoas. Hoje ninguém se compreende. A violência explode em qualquer lugar em circunstância fútil. A falta de respeito é a tônica do momento.  Por qualquer coisa brigam e ate se matam. Depois vem o arrependimento – como dizia o meu querido pai que um doido em Bom Conselho percorria as ruas gritando para as pessoas – o arrependimento é o derradeiro que chega – e assim fiquei naquela meditação com o tempo escurecendo.  Ao longe lá vinha o rapaz voltando. Do outro lado à moca vinha regressando ao local da agressão. Fiquei apreensivo. Será que vai haver novas agressões? Ali sentado comecei a ficar com medo do que podia acontecer naquele encontro. O rapaz passou por mim – Boa noite – A noite promete. A lua esta surgindo. Como é bela! Eu ali paralisado a sua frente. A moca esta chegando e ele vai ao seu e encontro. Ao se aproximar ela faz um carinho no rosto do rapaz, enquanto ele alisa os seus cabelos, se abraçam e se beijam e sai de mãos dadas como nada tivesse acontecido, chutando a água que lhe cobriam os pés. Sentei novamente e fiquei pensando - o que quer isso? Caminhando sumiram na direção do ninho que lhe aguardavam, depois de uma cena desagradável. Levantei-me e fui para o chalé, tomar meu banho de água doce e enquanto caminhava, lembrei novamente do ensinamento do meu pai – em briga marido e mulher ninguém mete a colher – não é uma verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário