Em manutenção!!!

domingo, 7 de abril de 2013

A semana - Raposas, galinhas e aves em geral





Por Zé Carlos

O filme que resume a semana de hoje, mostrado lá embaixo, não está completo. Não toca sobre o problema de um garoto da Coreia do Norte que decidiu enfrentar o mundo. Nem vou pesquisar para escrever seu nome certo, e nem precisa. Mas, a movimentação do menino para intimidar o mundo, ameaçando a todos, deveria fazer parte do filme, pois seria uma grande comédia se não pudesse ter um final trágico. Será que alguém ainda duvida de que toda esta pantomima não passa de uma luta pelo poder pelo trono do menino? Criança traquina é fogo.

Mas, voltemos ao que o filme de hoje contém. E o Feliciano não poderia faltar. Para mim é o homem errado no lugar errado. No entanto, o que poderíamos esperar? A governabilidade virou uma obsessão lá no topo do governo, desceu pelo topo do legislativo e desceu para todas as comissões. Então não há como, em seu nome, não nomear uma raposa para tomar conta do galinheiro e ouvir a cantilena da raposa dizendo: “Eu nunca comi uma galinha na vida. É tudo mentira”. E o pior é que a raposa não é culpada sozinha. A responsabilidade é dos lobos que a colocaram lá. E as galinha que se cuidem porque só estão dando força a raposa que agora se faz de vítima.

O pior foi a nossa presidente Dilma, que lembrou das aulas de economia da década de 70 e disse que, se fosse para ela escolher entre crescimento ou inflação, ficar sem o primeiro seria complicado. Talvez quando ela se formou na matéria, o papel das expectativas ainda não eram bem estudado em Economia. Depois ela foi ser gerente e eu fui ser blogueiro e nunca mais nos demos conta que descobriram coisas depois de nós. Hoje, eu, como blogueiro, sei que quando um presidente abre a boca, alguém perde dinheiro e alguém ganha. E muitas vezes perdemos todos. E, ou se estudo o que se vai dizer, com muito cuidado, ou se é forçado engolir as palavras. E nossa presidente fingiu que as engoliu da pior forma. Acusou a imprensa de manipulação. Eu preferi a sua sósia e ri muito.

Tempos atrás, lembro, um ministro do governo brasileiro, o Rubens Ricúpero, que numa entrevista ao Carlos Monforte da TV Globo abriu a boca com microfones ligados, sem ele saber, disse o que não poderia ser dito, e caiu no outro dia. Agora foi presidente do Uruguai que chamou a presidente da Argentina de “velha” e o seu finado marido de “caolho”. E o José Mujica nem caiu do seu posto, e talvez seja reeleito pela justeza de sua gafe.

Finalmente, não há como não rir com a fala do presidente e candidato a tal da Venezuela, o Nicolás Maduro, dizendo que viu o Chávez, presidente falecido e candidato a múmia, em forma de passarinho e lhe orientando na campanha. Se a moda pega, nesta nossa campanha presidencial vai ter muito gente vendo passarinhos, embora, numa gaiola, se depender do Joaquim Barbosa. Será que alguém vai ver o Mário Covas em forma de tucano pedindo a unidade do PSDB? Ou Miguel Arraes em forma de carcará pedindo para o Eduardo ser candidato? Nossa campanha pode se tornar mais ornitológica do que a da Venezuela.

Vejam abaixo o resumo do filme da UOL e logo a seguir o próprio. É para rir.

“O Escuta Essa! desta semana repercute declarações dadas pelo deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), também pastor, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Veja as declarações dadas pela presidente Dilma que fizeram os mercados temerem a volta do dragão da inflação. Além disso, no que diz respeito à política internacional, nesta semana o presidente do Uruguai, José Mujica, causou mal estar ao, sem saber que os microfones de um evento do qual participava já estavam ligados, chamar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de velha. Na Venezuela, começou oficialmente a campanha presidencial. O candidato do partido de Hugo Chávez, que morreu no início de março, Nicolás Maduro, disse viu no canto de um passarinho que passou perto dele os desejos de boa sorte de Chávez.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário