Em manutenção!!!

sábado, 27 de abril de 2013

Qual o resultado de nossa enquete?




Por Zé Carlos

No dia 17 de janeiro de 2012 o Blog do Roberto Almeida publicava a seguinte postagem:

“TÉCNICO APONTA MANIPULAÇÃO NAS ENQUETES

O responsável pelo blog conversou com um técnico em informática da cidade para saber o que acontece nas enquetes, pois nas disputas envolvendo políticos costuma acontecer uma avalanche fenomenal de votos. Segundo o expert em computação,  embora os leigos (entre os quais me incluo) só possam dar um voto em cada enquete, as pessoas que sabem manipular as máquinas entram no IP (uma espécie de endereço do computador) e bloqueiam o navegador (Mozila ou Internet Explorer por exemplo). Se tiverem um roteador, conseguem votar quantas vezes quiserem. “Uma só pessoa, com tempo disponível, em apenas uma hora consegue até 200 votos em qualquer enquete e assim o resultado é manipulado”, explicou.

Nós os blogueiros criamos as enquetes com as melhores das intenções. Até pouco tempo a disputa de votos pela internet se dava através da militância, mas agora parece que surgiu essa novidade de manipular os votos através do IP. Será que um candidato ou candidata que faz isso merece a confiança do eleitor (a)?”

Naquele mesmo dia nós fazíamos um comentário que foi publicado pelo Roberto, entre outros, e que dizia o seguinte:

“Há alguns dias, em Bom Conselho aconteceu uma enquete que dava a um candidato um diferença de uns 95% para o segundo colocado. Eu comentei o resultado na A Gazeta Digital (AGD). Então um “expert” em computação, me mandou um e-mail mostrando como burlar as enquetes. Cumpri meu dever jornalístico e o publiquei (link está no meu nome acima).

Hoje já vejo esta postagem sua com novos ensinamentos de como burlar as nossas enquetes (morrendo e aprendendo), que realmente as fazemos com as melhores intenções de informar. Nesta época de internet, não há jeito de coibir a prática, a não ser não fazendo as enquetes. Eu não desisti de fazê-las na AGD, mas, temos a obrigação de interpretá-las de forma comedida, tanto quanto nossas pesquisas mais elaboradas, apenas dizendo que a margem de erro pode ir quase ao infinito.

Fica para o leitor aceitar ou não os resultados. Dizem que lá em Bom Conselho já foi inventada função de “votador de enquetes” e que já vem rendendo emprego e renda para os meninos que manjam da atividade. Eu não quero destruir mais esta função, a não ser que eu pudesse destruir também a compra de votos nas nossas eleições normais, como você sabe que existe.

Enquanto isto não for possível, aqui na AGD, continuaremos a fazer nossas enquetes, e agora já com o intuito de gerar emprego e renda para nossa sofrida população. Informando a todos do que pode ocorrer e que cada candidato corra atrás dos seus votos, como já fazem nos comícios, carreatas, passeatas, etc. dentro da lei, e até dando um título de eleitor aos nossos “votadores de enquetes”, regulamentando a nova profissão. E nós, pobres blogueiros, que nos esforcemos para interpretar os seus resultados. Embora, eu pense que é mais fácil fazê-lo do que interpretar os resultados das eleições reais como sendo a “vontade do povo”, mesmo no caso do Tiririca.

Zé Carlos (A Gazeta Digital)”

Por que estamos repetindo aqui esta ladainha? Porque já  há algum tempo pretendemos comentar aqui o resultado de nossa última enquete e não sabemos com fazê-lo. No momento em que escrevemos temos o seguinte resultado, que não sei até quando pode ser visto ao lado:

Que nota você daria aos primeiros 100 dias do governo de Dannilo Godoy?

10 -   11 (32%)
9 -   0 (0%)
8 -   0 (0%)
7 -  0 (0%)
6 -   1 (2%)
5 -   0 (0%)
4 -   3 (8%)
3 -   1 (2%)
2 -   2 (5%)
1 -   0 (0%)
0 (zero) -   16 (47%)

Votos até o momento: 34

Nós já dissemos que não temos controle das enquetes, depois que as lançamos, e poderíamos está aqui tranquilamente analisano estes últimos resultados. O grande problema, é que não havíamos presenciado em nenhuma anterior, que os votos foram sumindo, depois de encerrada a enquete. Já chegamos a mais de 50 votos, antes do término da enquete, e por que agora só temos 34.

Não sabemos exatamente o porquê isto aconteceu? Já devemos começar dizendo que não temos competência para modificar enquete nenhuma, a não ser votando nela. Mas, aqui, ao invés de analisar os resultados que aí estão, procuramos verificar hipóteses que ainda possam, diante dos riscos de ataques cibernéticos, nos fazer ainda confiar, pelo menos com todas as ressalvas, em nossas enquetes.

Bem, achamos que ninguém no Blogger está interessado na avaliação dos primeiros 100 dias de governo do Danillo Godoy. Então se, manipulação há, vem de outras fontes, e nós não temos como conhecê-las.

Pensamos então, enquanto via o total de votos decrescer, que estava havendo uma apuração eletrônica, no Blogger, para verificar se havia ainda votos não válidos (por exemplo, vindos do mesmo computador mais do que uma unidade) e depois de depurados, o resultado seria proclamado. Esta é única hipótese razoável para que persistamos em lançar enquetes aqui.

Portanto, aguardaremos mais um pouco com esta no ar, tentando ver quantos votos ainda serão retirados, e esperando que não caiam a um só, o que indicaria a esquizofrenia eletrônica de apenas um computar ter votado. Vão acompanhando o resultado e o entendam se puderem. Nós não entendemos, até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário