Em manutenção!!!

sábado, 20 de abril de 2013

2º BLOGGER PE





Por Zé Carlos

Desde que soube que haveria um Encontro de Blogueiros aqui em Recife, fiquei com vontade de participar. Não tenho muito tempo ou oportunidade de sair da cidade onde moro para assistir a eventos do tipo, mesmo que sejam em Bom Conselho, cidade para qual voltamos nosso blog, e também a terra dos nossos patrocinadores.

Vi uns cartazes em alguns blogs e vi a localização do evento, e mesmo sendo um pouco distante de minha casa, eu resolvi enfrentar a distância e tentar dele participar.

Fiquei esperando que, a partir dos blogs que leio pela minha missão de manter o nosso atualizado, uma orientação de como deveria proceder para participar do 2º BLOGGER PE (ou seria 2ºBLOGGERPE?). Não a encontrando, resolvi ir aos blogs das entidades organizadoras do evento e até da entidade patrocinadora dele. E, infelizmente, não encontrei nenhuma  pista de como pudesse participar.

Eu já tinha visto no Blog do Roberto Almeida, de Garanhuns, que 5 blogs da cidade iriam comparecer ao evento, como convidados. Confesso minha fraqueza humana de que fiquei com um pouco de inveja, mas, me contive, e esperei até ontem por um convite ao nosso blog, para participar de tão importante encontro daqueles que se aventuram, como eu, a escrever neste meio moderno, seja lá com que propósito for.

Já cansado de esperar, e pelas atividades que vi programadas para o Encontro, resolvi, procurar saber como ir até lá, mesmo sem ser convidado. Ou seja, estava disposto a “penetrar” na festa. E para “penetrar”, com uma certa segurança, eu tentei contacto com quem eu achava que poderia me ajudar como proceder.

Telefonei para o Hotel Atlante Plaza. Fui bem atendido, como sói acontecer nestas épocas de Copa, com os hotéis de luxo, e as pessoas que me atenderam não sabiam me informar os detalhes do evento, e me deram um telefone de alguém chamada Germana Casal, parece-me ligada a um empresa chamada Aliança Comunicações. Lá falei com Eros, Almir e Guida, não necessariamente, nesta ordem, e todos com a maior gentileza, não sabiam me informar como eu poderia ir ao evento sem ser um “penetra” chato. Inclusive uma delas, muito gentilmente, prometeu ligar para os organizadores pedindo para entrar em contacto comigo.

E não deu outra. Algum tempo depois me liga o Tiago, do onordeste.com. E ele me garantiu que o evento era somente para pessoas convidadas. E eu, não era uma delas, era óbvio. Mas, sendo um blogueiro, e querendo participar de um evento chamado BLOGGER, uma pergunta não foi por mim contida:

- Tiago, quais o critérios para distribuição dos convites?

Ele ficou um pouco surpreso e me respondeu que haviam consultado o Google e visto quem aparecia mais, e que deveria pertencer a ABLOGPE, que vem a ser a Associação de Blogueiros do Estado de Pernambuco, e outros critérios que não deu para entender bem.

Ele não foi descortês comigo, embora tenha mostrado uma certa irritação com a pergunta que parecia a ele descabida. Afinal, quem faz uma festa convida quem quer (a não ser que envolva dinheiro público, e isto eu não sei). Para mim não era. Talvez fosse a inveja me corroendo por dentro que me levava à argumentar sobre o “por que não a A GAZETA DIGITAL?”. Talvez tenha sido mais porque ao ver 5 blogueiros de Garanhuns sendo convidados eu sendo de Bom Conselho, não participando da festa, eu ficava pensando, com meu bairrismo infantil: “Será que ele vão ganhar da gente outra vez? Não bastava terem tido estação de trem e nós não?

De qualquer forma, depois que Tiago entendeu e assimilou melhor a minha pergunta, foi a vez dele perguntar:

- E se o senhor estava com tanta vontade de vir ao Encontro por que não foi ao nosso site e nos contatou antes?

Para isto eu tinha um resposta na ponta da língua. Eu fui ao Blog da ABLOGPE (pronuncia-se “abilóguipe”?), e lá não havia nada referente a contato para informações, e havia uma informação que me impediu de ir ao site correto. Dizia que um dos produtores do evento era o Nordeste.com. E lá fui eu ao Nordeste.com. Não encontrando nada resolvi contatar outras fontes, e parei no Tiago.

Mesmo assim resolvi inquirir o Tiago sobre minha possibilidade de comparecer sem ser convidado, perguntando a ele se “poderia ser preso” ,assim fazendo. Diante da negativa voltei a carga: “E posso ser colocado para fora a ponta pés?”. Mais uma negativa e uma explicação do Tiago, mais ou menos assim: “O problema é que é um evento para convidados e vem gente até do sertão, tendo até almoço. E fica difícil receber pessoas que não foram convidadas, pois não terão lugar no auditório,  a não ser nos corredores, não haverá crachás e outras coisas que precisam serem previstas.”

Eu na, minha inveja e vontade de participar ainda arrisquei dizendo:

- Tiago, mas eu não quero crachá, nem transporte, nem almoço e, me considerando o blogueiro mais velho de Pernambuco, quanto à cadeira, eu penso que os jovens educados que irão ao evento não me deixarão de pé, ou se não forem educados eu uso o Estatuto do Idoso. E mesmo não se cumprindo esta lei, no evento, eu posso me sentar no chão.

Então o Tiago, gentilmente, me tranquilizou e, mostrando respeito aos mais velhos, disse que eu poderia comparecer hoje que ele veria o que poderia fazer. Fiquei alegre, por mim, mas, pensando melhor, e se houver alguém mais jovem que queira participar, e não teve o privilégio de ser convidado?

Já hoje, nesta manhã, outra vez com sol em Recife, esperando que a chuva tenha migrado para Bom Conselho, eu decidi que não vou ao Encontro, pois descobri que tenho um compromisso inadiável.

É uma pena, pois não poderei o rever os blogueiros e outra pessoas de Bom Conselho (depois quero saber quantos foram convidados, se enquadrando dentro dos critérios dos organizadores), e outros blogueiros de fora, mas, principalmente, talvez conhecer pessoalmente o Roberto Almeida e voltar a cumprimentar o Ronaldo César (dois que vi na relação de convidados. Senti falta do Blog Chumbo Grosso na relação, e o considero um dos melhores blogs de Garanhuns).

Além disto, perdi de assistir a duas palestras que me interessam. Uma sobre o Marco Civil da Internet, para saber com o Marco (não é o Feliciano) trata o problema do anonimato na rede. Outra sobre a evolução da cidade, tanto pelo conferencista que conheci um dia, antes de ser blogueiro, o Cláudio Marinho, para perguntar como os planejadores vão suportar o Facebook aqui no Recife se a cidade chegar se mexendo até 2014.

No entanto, o que sinto mais é não ouvir o Ricardo Noblat, sem perguntar nada, mas para agradecer a ele pela força que me deu para continuar na atividade blogueira. Foi ele que ao escrever sobre uma sua neta me deu a ideia de escrever minha série: Testemunhos do Vovô Zé, que será lida por dois leitores, num futuro não tão distante: meus dois netos, para quem escrevo.

Por tudo isto, e esperando que o evento transcorra da forma adequada, eu sinto não ir ao 2º BLOGGER PE. Mas, o motivo para não ir, e que havia esquecido, o que é comum, é mais importante. Vou me vacinar contra a gripe, pois espero estar vivo para ser convidado para 3º BLOGGER PE.

2 comentários:

  1. José Fernandes Costa21 de abril de 2013 às 14:14

    Caro Zé Carlos: posso penetrar? - Isto é, penetrar nessa conversa! - O seu erro foi não haver falado com Armando Monteiro Neto. Não sei se o senador Armando Monteiro é blogueiro. Sei que aqui rimou. - Mas a estrela do encontro, tenho para mim, foi Armando. - 2. Contudo, posso assegurar-lhe que você não perdeu lá grande coisa. - Você não precisa do almoço deles. E creio que também não lhe acrescentaria muito ouvir Armando Monteiro fazendo política em benefício próprio, num encontro desse tipo. - Armando quer ser governador de Pernambuco. Por isso, está com essa bondade toda. Ele quer tirar proveito dos blogs. - Outra: não dá para entender que o auditório do Hotel Atlante Plaza não caiba 100 pessoas. 3. E os "organizadores" deveriam dar graças a Deus que fossem outros blogueiros não convidados. Ao menos, fariam volume. E isso daria a impressão de que haveria sido um evento importante. - 4. Se o seu blog, ou seja, o Blog da Gazeta Digital quiser e puder ajudar a Armando Monteiro na campanha política, pode procurá-lo que ele, Armando, vai lhe abraçar. - No mais, você aproveitou melhor o seu fim de semana, ficando com sua família. - Ademais, ademais blá-blá-blá. - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa21 de abril de 2013 às 15:15

    ERRATA: - Onde está escrito: - "Se o seu blog, ou seja, o Blog da Gazeta Digital quiser e puder ajudar a Armando Monteiro na campanha política, pode procurá-lo que ele, Armando, vai lhe abraçar." - Retifique-se para: "... Armando vai abraçá-lo." - É ISSO./.

    ResponderExcluir