Em manutenção!!!

quarta-feira, 27 de março de 2013

O BRASIL QUE FUNCIONA.





Por Carlos Sena (*)

Se você pensa que neste país tudo está perdido, engana-se. Se você pensa que neste país tudo é desorganizado, engana-se; se você pensa que neste país tudo depende de um jeitinho, engana-se. Esse “engano” é justificado por três grandes instituições brasileiras:

a)    O crime organizado
b)    As funerárias
c)     A imprensa no geral e a Globo no particular.

Enquanto a gente sofre numa instituição pública que perde nossos documentos, que burocratiza nossa vida, que não respeita o cidadão, o CRIME ORGANIZADO, não. Ele é tão organizado que manda nos governadores, nos prefeitos e onde mais quer que ele queira ele manda. Dentro dele, há uma organização rigorosa em que seus códigos, sua “constituição” tem que ser seguida à regra. Fugiu dela morre e acabou-se.

As funerárias são ultra  organizadas. Quem já teve um parente morto sabe como as funerárias são ágeis no aviamento do enterro. Cuidam como poucas organizações do seu defunto: flores, castiçais, maquilagem do “presunto”, musica, sino, repique, velas, bancos, cafezinho pro velório, atestado de óbito e até carpideiras ela contrata se esse for o desejo dos parentes do morto. Detalhe: tudo isso em questão de horas! Tem mais: se você quiser que seu parente se enterre numa gaveta e não existem mais gavetas, “molhe a mão” da funerária e loguinho aparece uma gaveta com “ar condicionado e tudo”, desde que o dinheiro esteja na frente – assim mesmo – rindo, como que a dizer a todos “eu sou o poder”!

A Imprensa no Geral e a Globo no particular, dão as cartas ao poder. A globo tem pautado o governo permanentemente, acima de tudo na denúncia de corrupção, violência, existência de milícias, arrumadinhos de empresas laranjas. Vez por outra utilizando de sua cor marrom, cria fatos, denigre pessoas inocentes e inocenta pessoas corruptas; cria fantasmas tipo Collor, Tiririca, Macaco Simão, Cacareco, etc., e depois faz o contrário como a deposição de Collor. Um pouco da “mão que afaga e que apedreja e da boca que escarra sendo a mesma que beija” – parodiando o poeta paraibano Augusto dos anjos.

Exagero? Pode ser. Mas essas organizações são poderosas nas suas expertises, independentes da gente gostar ou não delas; concordar ou não com elas. Assim, a gente se pergunta: será que se o Brasil fosse governado pela Globo a corrupção se acabaria? A violência se acabaria? As negociatas se acabariam? Só deus sabe. Mas que o crime organizado continua organizado nós sabemos e que o povo continua morrendo precocemente ou não, nós mais que sabemos, temos certeza.

Durma com um barulhos desses: enquanto o crime no Brasil é organizado, nossas escolas são esculhambadas, com algumas exceções.

-----------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 16/02/2013

Um comentário:

  1. José Fernandes Costa27 de março de 2013 às 20:22

    Citou a Globo e se esqueceu da Veja & Cia. - Se o Roberto Civita e os Marinhos viessem a governar o Brasil, a corrupção não mais teria limites. Os recursos do BNDES, FNDE, FNE etc. iriam todos para as contas desses sanguessugas da nação. - Se um dia o Brasil fosse governado pelos que fazem essa "grande imprensa" estes se associariam ao crime organizado mais facilmente do que uns tantos políticos que hoje comem propinas dos Carlos Cachoeiras etc. dos nossos dias./.

    ResponderExcluir