Em manutenção!!!

domingo, 10 de março de 2013

A semana - Petróleo, minorias e dor nas costas





Por Zé Carlos

Vejam, abaixo, o filme que resume a semana, em termos políticos. Eu gosto de escrever um pouco sobre o filme, mas, não há tanto o que escrever sobre este. Ele é auto explicativo (não sei se tem hífen) em termos de comédias, como convêm a um país cujo principal gênero cinematográfico foram as chanchadas a que assisti nos Cines Rex e Brasília aí em Bom Conselho.

Seria realmente preciso colocar o Batman para que a gente risse com o filme? Eu passei, recentemente, algum tempo, numa cidade americana que foi Gotham City (cidade onde se passam as aventuras deste super-herói)  num filme do super-herói, e adoro quando o encontro por estas plagas, inclusive quando ele vem vestido de Joaquim Barbosa. Mas, diante do que se passou esta semana ele seria desnecessário para o que o filme atingisse ao que se propõe: fazer rir.

Vejam o caso dos royalties. Como se dizia: Em casa que não tem pão todos choram e todos tem razão. Ou seria, ninguém tem razão? Petróleo que ainda está no fundo do mar já causa brigas e mais brigas. Imaginem quanto ele aparecer. Como somos uma federação, embora um tanto capenga, pois a única verdadeira foram as capitanias hereditárias que pertenciam a um rei, a quem pertence o mar onde está o petróleo? Se ainda não definimos isto, o Brasil é um país indefinido. Depois não reclamem se nos invadirem dizendo que isto é uma terra de ninguém. Para mim todos tem direito ao petróleo mas não podemos simplesmente, de uma hora para outra, retirar os benefícios históricos que são usados por alguns estados. Todos somos brasileiros, para um lado e para o outro. Matar cariocas e paulistas de fome, nos deixaria só com o frevo, mas, considero que o samba, inclusive o do Adoniram, também é importante. Então: “Daí ao frevo o que é do frevo e ao samba o que é do samba.”

E o caso que é realmente para o Batman é o caso do pastor que usa a Bíblia, sua principal ferramenta de trabalho, para espinafrar o continente africano, berço da humanidade. O realmente hilário é que ele é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É de morrer de rir. Ele se esquece que os evangélicos já foram minoria neste país, e que o Frei Damião não os considerava tão bem, como eu presenciava em Bom Conselho. Se pelo menos fosse uma Comissão de Finanças, onde ele pudesse pedir as senhas bancárias dos membros, estaria certo. Mas, logo a de Direito Humanos, só me resta dizer como minha colega Lucinha Peixoto: “Me poupem!”

E o ministro Barbosa não poderia faltar nesta semana pelo chega prá lá que deu num jornalista. Lamentável, mas, eu levo em conta que ele está ainda com problemas na coluna. Não justifica totalmente, a não ser para alguém como eu que já padeceu do mesmo mal. E quando a dor ataca a gente xinga até as muriçocas, como fiz no fim de ano em Bom Conselho no Hotel Raízes. Por falar nisso, exterminaram as muriçocas da cidade?

Agora veja o roteiro resumo do filme da UOL e depois vejam o filme. E riam se não tiverem com dor nas costas.

“No Escuta Essa! dessa semana, os royalties do petróleo renderam mais polêmica no Congresso. Parlamentares dos Estados produtores de petróleo brigaram pela manutenção do veto de Dilma que manteria as verbas dos royalties de contratos vigentes, mas acabaram sendo derrotados pela maioria. A sessão foi tumultuada e parlamentares abandonaram a sessão. Na Câmara, a eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) deu o que falar. Feliciano é acusado de homofobia e racismo, mas foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário