Em manutenção!!!

terça-feira, 5 de março de 2013

A dupla de Tenórios e o Domingão



Lourenço e Louredo (Foto do O Argonauta)


Por Zé Carlos

Hoje estava cumprindo uma das minhas missões para compor nossa página Deu nos Blogs, e encontrei no blog O Argonauta, recém lançado na cidade, e que, apesar de tê-lo arrolado dentro de nossa lista de Sites recomendados, eu, não publico muito de suas matérias devido ao seu caráter tão geral que fica difícil escolher postagens originais nele.

No entanto, esta semana encontrei uma matéria interessantíssima, não pelo que estava escrito, mas sim pelas fotos. Uma delas é a que ilustra esta matéria. Para não ser descortês eu cito um trecho da pequena matéria do blog (pode ser vista aqui no original):

“Em Bom Conselho, quem não conhece esses irmãos? Como se diz em nossa cidade, são Tenórios da "gema". Desde a minha infância que conheço essas duas pessoas singulares. Inclusive das poucas pessoas que sempre perguntam pelo meu pai, estão Louredo e Lourenço, fico grato pela lembrança dos dois.”

Eu não conheço pessoalmente o dono do blog, o Emmanuel Leonel, e não sei quem é seu pai, mas comungo da resposta positiva à pergunta que ele faz: “Em Bom Conselho, quem não conhece esses irmãos?

Se o Emmanuel Leonel não tem mais de 65 anos eu posso assegurar que conheço a dupla mais do que ele. Da mesma forma que conheço os outros irmãos dela, e até um que conheci que, mesmo não me considerando Tenório (apesar de ter hoje filhas que a esta família pertencem), que, também irmão da dupla, considerava como um irmão: O José Guedes Cavalcanti, mais conhecido como Zé Rato Branco.

Não seria possível, de uma só vez aqui escrever sobre a família em questão, mesmo que me restringisse à minha experiência de vida e de relacionamento com todos eles. Hoje, quando vejo as crônicas do Alexandre sobre o dia-a-dia de Bom Conselho, não dá para esquecer que ele é filho do Juarez, irmão da dupla que enfeita esta matéria, lá em cima. Será que o Emmanuel conheceu a Sorveteria do Juarez (que penso se chamava Danúbio, mesmo depois do Dr. Padilha lhe passar o ponto)?

Quando vejo o Alexandre falar do Domingão, tenho quase certeza que suas fontes de informação talvez venham do trio de irmãos incluindo o Juarez que é seu pai. Eu conheci o Domingão (que sempre pensei como exemplo de que até na polícia podemos ter bandidos) lá, na sorveteria, e sem querer competir com o nosso mais novo escritor cito um pequeno um caso por mim presenciado, embora sem a memória nominal dos presentes, exceto pela figura esguia e esquálida do soldado malfeitor.

Neste dia ele não andava com sua cachorra Loba. Talvez se ela estivesse lá a vítima de sua crueldade não tivesse sofrido tanto quanto sofreu. Ela foi um pobre animal da espécie dos gatos de rua que habitavam aquele estabelecimento.

O pobre gatinho ia passando e foi pego pelo Domingão e colocado em cima do balcão da sorveteria, que era uma máquina grande de fazer picolé. Então ele se virou para sua plateia, onde eu me encontrava, ainda menino, ou rapazinho, e perguntou:

- Vocês querem ver como esta gato come qualquer coisa?

A plateia voltou-se toda para ele, todos com a cara de surpresa, porque naquela hora ele não estava desafiando ninguém para briga. Então ele pegou um cigarro, não aceso, para demonstrar que não era cruel, e o colocou na frente do gato com uma mão, enquanto com a outra, apertava a cauda do pobre animal. Com a dor, ele operou o seu cruel milagre. O gatinho começou a comer o cigarro de uma forma que parecia com muita fome.

Eu criava gatos em casa e para mim aquilo foi simplesmente asqueroso. Mas, muitos riram da façanha do homem da “lei”. Eu não sei se o Juarez estava presente nesta hora, mas, se estivesse, tenho certeza, este poderá ser mais um caso para o seu filho colocar em seu próximo livro.

Se o Zé Rato Branco fosse vivo, seria um quarteto de irmãos na família, que é uma das mais tradicionais de Bom Conselho, sem esquecer, é claro, as irmãs e minhas amigas também: Marlene e Marli. Infelizmente, o Zé nos deixou muito tempo atrás, deixando em nossa relação uma nuvem que não é negra e sim apenas um véu que sempre que encontro um deles, lá no fundo de nossa mente, ainda nos deixa tristes.

Poderia ficar escrevendo horas e horas sobre a dupla, e até acrescentando pessoas como seu “Manuel Bill Eliott” (pai deles),  mas, por enquanto já é suficiente para apresentar aos nossos leitores os homens mais feios que Bom Conselho já viu, ao mesmo tempo que mando para eles um abraço grande que sempre damos quando, cada vez mais raramente, nos encontramos.

Um comentário:

  1. ESSES DOIS TENÓRIOS SÃO MEUS PARENTES E FOMOS COLEGAS NO GINÁSIO SÃO GERALDO,OU SEJA ESTUDEI MESMA SERIE COM O LOUREDO, EMBORA SOU MUITO MAIS NOVO QUE ELE,KKKKKKKKKKKKKK QUANDO AI ESTOU E DIGO TAL ELE FICA BRAVO.GRACEJOS À PARTE DEVO DIZER QUE AMBOS ERAM NAMORADORES,"ERAM" AFINAL SÃO TENÓRIO.UM ABRAÇO A AMBOS E A VOCÊ SEMPRE BRILHANTE EM TUDO QUE ESCREVE.

    ResponderExcluir