Em manutenção!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Será que a Dilma quer voltar mesmo?




Por Zezinho de Caetés

Meus caros leitores, cada dia que me sento aqui para produzir um introito a algum texto importante, que, normalmente, trata de política, sinto-me mais impotente, no bom sentido, é claro, diante do quadro que se vê na imprensa escrita, falada e fofocada dos nossos dias.

Hoje já leio, sobre uma entrevista à TV Brasil, que não vi até agora, mas, dizem que nela, a ex-presidenta, com medo de ser detenta, diz o seguinte:

“A consulta popular é o único meio de lavar e enxaguar essa lambança que está sendo o governo Temer. Dado o nível de contradição que tem hoje entre os diferentes atores neste país, é necessário que se recorra à população”.

E nas entrelinhas os jornalistas como o Noblat, no texto que transcrevo abaixo, mostram que ela é favorável a um plebiscito que perguntasse à população brasileira, se ela seria favorável a uma eleição presidencial antecipada. A melhor interpretação do movimento da ex-presidenta está no título do texto do articulista: “Dilma quer voltar para sair rapidinho. Não faz sentido”.

Venhamos e convenhamos, lambança por lambança provisória, eu prefiro a de Temer, com todas suas dificuldades, das quais grande parte da culpa é do PT no poder. E pior ainda quando se sabe que este movimento a favor de eleições, é a grande plataforma de Lula, e agora da Dilma, simplesmente para não serem presos pela Lava Jato.

Penso eu que este é mais um tiro no pé, dado pela Dilma, ou talvez na mão, porque ela já deu tantos tiros no pé, que é difícil que ela ainda tenha um. Ora, senhores e senhoras, eu sei que o  Senado não é tão confiável, porque, diante das últimas delações poderá ser quase esvaziado pelas prisões de vários dos seus componentes, mas, será muito difícil pensar que os senadores queiram dar um tiro no peito, votando a favor da volta de Dilma, e ainda, mais para sair logo em seguida.

O que se pode concluir do novo pensamento de Dilma (se ela algum dia teve um de seu) é que ela desistiu realmente de voltar à presidência, e agora está apenas escondendo as mãos para não ser algemada. É uma pena que o “japonês da federal” também esteja preso para a foto que entraria para a história, dele pegando a ex-presidenta detenta, pelo braço, levando-a à presença do Moro.

De qualquer forma, tudo ainda parece embaraçado politicamente em nosso país, e musa da coluna do Zé Carlos, mesmo detenta, vai lhe dar ainda muito material para escrever.

“Se Dilma enxergasse, de fato, chances de voltar ao exercício pleno da presidência da República, ela não acenaria, como o fez, ontem, em entrevista à TV Brasil, com a proposta de convocação de um plebiscito para que os brasileiros digam se são favoráveis à uma eleição presidencial antecipada.

A eleição, caso ocorresse, serviria à escolha de um presidente que completasse o mandato de Dilma, a terminar em 31 de dezembro de 2018. Ora, isso significa que a própria Dilma, uma vez que derrotasse o processo de impeachment no Senado, só governaria por poucos meses. E por quê só por poucos meses?

Simples: porque ela reconhece desde agora que lhe faltaria apoio político para governar até o fim. Se tal apoio não tivesse faltado, Dilma não seria, hoje, uma presidente afastada do cargo. E se imaginasse ser possível reconquistar apoio para governar, não proporia antecipar a eleição do seu sucessor. Óbvio.

Então por que os senadores, responsáveis por selar o destino de Dilma em breve, deveriam concordar com a volta de uma presidente provisória? No momento, o país já tem um presidente provisório – Michel Temer. E um novo governo. Temer poderá governar até a data marcada para a eleição de um novo presidente.

A maioria dos brasileiros vê Temer com desconfiança, e é natural que veja. Temer é do PMDB, partido encrencado na Lava-Jato tal qual o PT. E duas vezes foi vice de Dilma, a maior responsável pela difícil situação que o país atravessa. Temer ainda é uma esfinge. Mas Dilma, não. A maioria dos brasileiros quer vê-la pelas costas.


Não faz sentido, pois, restabelecer o poder de uma presidente que se revelou inepta e que, por isso mesmo, ficou sem condições políticas de governar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário