Em manutenção!!!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma Estátua para Lula




Por Zé Carlos (*)

Hoje o Jameson me mandou novas imagens por ele editadas e não me deixa alternativas a publicá-la e nem escrever um introito. Quando vejo qualquer foto de Lula hoje, eu sempre me lembro de uma importante sugestão do blogueiro de Garanhuns, o Roberto Almeida, quando ele lançou a ideia de uma estátua para Lula. Também me lembro da intervenção do nosso hoje grande colaborador, Zezinho de Caetés, no debate.

Eu penso que seria oportuno hoje, voltar àquele debate e verificar a exatidão do Zezinho sobre a ideia do Roberto, quando ele diz que é contra a construção de estátuas para gente viva. Eu não sei se hoje, diante, do que o conterrâneo do Zezinho é acusado, se o Roberto ainda não se arrependeu da ideia. De uma forma ou de outra, vale a pena republicar aqui o texto do Zezinho, originalmente publicado no Blog da CIT (aqui), que não me sai da lembrança, pela proximidade que tinha com seus responsáveis.

O texto abaixo tem como título o mesmo título que o Zezinho deu ao seu texto há mais de 5 anos, e é acompanhado pelas imagens do Jameson Pinheiro. A imagem do Jameson ilustra esta postagem, que poderia ser uma série: Recordar é Viver.

**************

Uma estátua para Lula

Por Zezinho de Caetés

Ontem, no excelente Blog de Roberto Almeida (aqui) ele propõe que sejam feitas estátuas de várias personalidades de Garanhuns, inclusive uma do presidente Lula. Tendo Lula quase como um irmão, sempre que falam nele me acendem as candeias da emoção. Fiz um comentário ao texto, que foi gentilmente, publicado pelo Roberto, e que, muito educadamente o respondeu. Reproduzo nosso diálogo abaixo.

“Caro Roberto Almeida,

Eu concordo com o resultado da enquete do Blog do Ronaldo César, 55% para não construir a estátua do Lula. Isto é até agouro. Estátua é prá gente morta. Quem merece uma estátua é Dilma, que, como candidata a presidente, já nasceu morta. E se o Lula continuar nesta loucura não terá estátua nem em Caetés, nossa terra. E, pelo amor de Deus, esta ideia de estátua para Lula, parece até programa do Raul Gil: “Aí vem as eleições, vamos faturar!”. Meu conterrâneo merece coisa melhor.
Zezinho de Caetés ”

"Meu Caro Zezinho,

A minha proposta, como você pode perceber no texto, não é simplesmente se fazer uma estátua de Lula na cidade, como sugeria a enquete do compadre Ronaldo. Seriam estátuas de diversas personalidades importantes ligadas a Garanhuns, como o escritor Luiz Jardim, os músico Toinho Alves e Dominguinhos, o bispo Dom Expedito, Monsenhor Adelmar e a jornalista e deputada Cristina Tavares. O fato de Dominguinhos e Lula estarem vivos não seria motivo de impedir a homenagem, pelos que eles representam como filhos naturais dessa terra. No caso do presidente, garanhuense de Caetés. E um projeto desta envergadura, caso fosse levado adiante, poderia muito bem ser realizado em 2011, quando Luiz Inácio já seria ex. Por que não aproveitar esse filão que Garanhuns tem nas mãos?”

Aí no Agreste Meridional (estou em Recife), se o IBGE entrar em campo, descobriremos que temos a maior densidade de Blogs por habitante. Se considerarmos o cálculo por cidade, eu diria que Garanhuns sairia na frente, seguido por Bom Conselho, que tem dois, se considerarmos o de Jodeval um Blog duplo, por ele se dedicar mais às coisas de Garanhuns mas ter nascido em Bom Conselho, e logo a seguir, minha terra Caetés, com o do Rafael Brasil. O Blog da CIT é de Bom Conselho, eu só o uso. Talvez, se eu admirasse menos o Lula, o Rafael me chamasse para dar umas “bicadas” no dele. Mas deixa isto prá lá, porque leio todos e quase todos são de bom nível.

O que acho bonito é quando os Blogs conversam. Falam um com o outro e um do outro. Se elogiam e se criticam mutuamente, e quem ganham com isto são aqueles que nos lêem. Eu acompanhei o Blog da CIT, falando com Blog do Roberto, sobre o do Jodeval, a respeito de Deus e de religião, através do amigo Cleómenes Oliveira, do Roberto Almeida, do Jodeval Duarte, do Nivaldo Tenório, e de outros, como pessoas montadas em seus Blogs. Hoje falamos de estátuas, homenagens, política, turismo e muitas outras coisas. Eu acho isto lindo.

Por isso eu tive medo quando me reli hoje e tive a triste impressão de, no calor da caneta ou da tecla, ter dado a impressão de ter comparado a ideia do Roberto com o programa do Raul Gil. Se esta impressão ficou, meu caro Roberto, me perdoe. Você esclarece, de forma educada, na resposta ao nosso comentário, que estava pensando isto para depois das eleições, lá para 2011.

E eu, o que realmente quis dizer, é que, se o Lula continuar com a Dilma como candidata, tentando fazer o milagre de transformar uma pessoa que confunde “bom dia” com “boa noite” porque está usando óculos escuros, numa candidata popular, vai “dá com os burros n’água”. Isto acontecerá se ela vencer ou não as eleições. Se ela vencer e vier inaugurar as estátuas, vai confundir a de Lula com a do Cristo do Magano, porque já esqueceu do Lula, e a de Dominguinhos com a do Teixeirinha porque é único sanfoneiro que ela conhece. E se perder, tenho certeza, não haverá estátuas para inaugurar, por pelo menos uma década, em nossas terras. Porque não teríamos o filão, do qual Roberto fala para explorar.

Eu continuo sendo contra a fazer estátuas para pessoas vivas, pois elas podem sentir o efeito da ação dos pombos. A não ser aqueles que já tem o produto dos pombos na cabeça, estes não se importariam. Atualmente, mesmo os mortos não tem o respeito que merecem com monumentos de pedra e cal. Já roubaram o óculos de Carlos Drumond de Andrade umas 10 vezes. E o Parque de Dona Lindu, mulher brava e merecedora, depois de anos, não passa de dois tambores de concreto que dizem ser um projeto do Niemeyer.

Uma vez escrevi que se o Lula já tivesse morrido seria mais fácil realizar meu projeto da Academia Caeteense de Letras, ela já teria um patrono, que prá mim tem que estar morto. Mas, o Lula está vivo e eu estou procurando outro patrono. E, por isso mesmo, sou contra sua estátua.

Ao dizer ao meu amigo Jameson Pinheiro que estava escrevendo sobre este tema, ele me enviou a foto abaixo, dizendo que é uma sugestão, caso o povo de Garanhuns decida mesmo pela construção da estátua [esta imagem é a que ilustra esta postagem, lá em cima]. Eu adorei a sugestão, pois se for a Dilma que venha inaugurá-la não chamará o João Capão de João da Costa. O som é muito diferente.


************

Imagens por Jameson Pinheiro







-------------

(*) Este é um texto a 3 mãos: Eu, Zezinho de Caetés e o Jameson Pinheiro. Espero que seja útil para o momento atual, em nosso país (ZC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário