Em manutenção!!!

segunda-feira, 30 de março de 2015

A semana - E a Dilma continua? "Farinha pouca, meu pirão primeiro"




Por Zé Carlos

Vimos, nos comentários sobre a semana passada, que o melhor do show político foi a performance do Cid Gomes no Congresso. Foi tão bom que ele foi demitido do Ministério da Educação, para se candidatar nas próximas eleições a deputado federal, onde é o seu lugar, se quiser brigar com o Eduardo Cunha, o Cunhão, para os íntimos. Isto é, nossa diva do riso, a Dilma, agiu rápido como uma bala, o que não é do seu feitio, mas, também pudera, já se sabe que ela e o Cunhão não se bicam, e ele está cada dia mais pesado para aguentar. No entanto, ela voltou à sua lentidão normal para nomear o substituto do Cid, mas, conseguiu indicar o Renato Janine Ribeiro. Dizem que ele não é do PT, porém, não recusaria um convite da Marilena Chauí, para bombardear a classe média. Vamos esperar que sua primeira ação no ministério não seja obrigar os professores a cantar a Internacional, nem dizer no início da aulas: “Lula guerreiro, do povo brasileiro!!!”.

Começando a semana propriamente, lá vem de novo aquele juiz, lá do Sul, o Sergio Moro, outra vez tentando dizer que mais dois figurões do PT, o Renato Duque e o João Vaccari, este último o tesoureiro do PT e o outro o Diretor da Petrobrás, que acumulava as função com aquela de ser o “guardador e distribuidor oficial” da propinas do PT, segundo seu colega o Paulo Barusco, que virou nome de moeda corrente hoje no Brasil, eram criminosos. Quanta injustiça, meu Deus. Abrir um processo penal contra o Renato Duque, porque ele foi citado numa delação premiada, e que já havia sido preso e já estava solto outra vez. Coitado, dizem que ele, a única coisa que fez foi transferir um dinheirinho de sua conta da Suíça para Mônaco. Ora, os 20 milhões de euros da transação eram apenas um troco em relação à lambança que a operação Lava Jato vem descobrindo. Um verdadeiro inocente. Enquanto o Vaccari, aquele santo homem, apenas transferia o dinheiro para PT, segundo o Barusco, uns 200 milhões de dólares. Este Sergio Moro, realmente é muito cruel. Vejam o que os seus procuradores maus descobriram e que contam na denúncia, que já virou ação penal. Que os dois acima citados se reuniam para acertar o rateio das propinas auferidas na Petrobrás, e a verba migrava para a caixa registradora do PT na forma de doações oficiais de fornecedores da empresa. Mesmo que isto fosse verdade, o que foi repassado foi uma merreca de mais de 4 milhões de reais, em alguns meses. Ou seja, diante do propinoduto em que se transformou o caixa do partido uma verdadeira esmola. Não é de morrer de rir?

O grande humorista da semana que passou, foi, sem sombra de dúvida o nosso contratado, Lula. Começou com o FHC, sim, aquele em quem a Dilma colocou todas as culpas do que existiu de ruim, na história do Brasil, dizendo que a culpa toda do que ocorreu na Petrobrás era do Lula e não da Dilma. Ele apenas seguiu o general Stédile que disse ser a Dilma uma santa. Santinha do pau oco, acha o povo brasileiro, segundo as pesquisas. E, voltando ao Lula, ele parece ser o mais preocupado por onde o Petrolão vai escoar. Dizem até que pegou uma briga danada com a presidente, mostrando o que deveria ser feito. Ele queria porque queria que ela demitisse o Mercadante, que já foi aloprado e agora é o mandante, lá na Casa Civil. Dilma, como todos sabem, não quer nem ouvir falar nisso. O Mercadante é que está dando aulas a ela de como falar em público sem se enrolar tanto. Não vem tendo muito sucesso, é verdade, mas, já conseguiu que ela concatenasse três palavras de improviso e fosse entendida. Isto já e um espanto.

Mas, como poderia a nossa protagonista falar inteligivelmente, se cada dia um diz uma coisa no seu ouvido. O PT diz uma coisa e o PMDB diz outra, e no final das contas o Mercadante diz uma terceira. Isto deixaria qualquer pessoa maluca, quanto mais a frágil Dilma, cuja única qualidade é nos fazer rir. Por exemplo, sabem que ela demitiu o Ministro das Comunicações porque ele queria que os blogs sujos dissessem que o Fernando Haddad, prefeito de São Paulo era o melhor do país? Então ela se perguntou, como é que posso chegar a este ponto? Mentir assim nem o Pinóquio consegue. E sabem o que ela fez? Nomeou como substituto seu tesoureiro de campanha, o Edinho Silva, que dizem estar mais sujo do que pau de galinheiro, ao tratar com verbas públicas porque pensa que são propriedade do PT. Não tem jeito, querem por que querem que a Dilma deixe a presidência e venha trabalhar aqui na AGD. Tomara que venha logo.

Querem um exemplo claro da boa vontade de algumas pessoas para tirar a Dilma do governo? Imaginem que o Renan, sim, aquele mesmo que tem mais gente sua empregada no governo do que eleitores, e que tem um inquérito correndo no STF por ter sido premiado com uma delação, quer enxugar a máquina do governo, cortando de 39 para 20 os ministérios. Boa proposta, não? No entanto, vinda do Renan, só para matar os nossos leitores de riso. Seria a mesma coisa de que o Lula querer criticar o excesso de produção da Caninha 51, porque parou de beber.

E o que mais me fez rir, foi ler esta semana que o PT quer renascer das cinzas. O presidente do PT federal, Rui Falcão divulgou um artigo sobre o 5º Congresso da legenda, que ocorrerá em junho. Defendeu um “reencontro” dos petistas “com o PT dos anos 80”. Manifestou o desejo de “reatar com movimentos sociais, juventude, intelectuais, organizações da sociedade”. Reconheceu que tais segmentos, antes “representados” no partido, hoje lhe são “alheios, indiferentes ou, até, hostis”. Atribuiu o fenômeno a “alguns erros políticos” cometidos pelo PT. Eu ri apenas pela sua sinceridade. Só faltou acrescentar que as pesquisas já não trazem mais o PT para os eleitores indicarem em que partido votarão. Nas últimas 10 pesquisas as respostas no quadradinho do partido vieram em branco, e que o PT vai mudar de nome e se chamará de PT do P, ou seja PT do Petróleo. Vamos ver se levanta as massas, nem que seja de pizza. Basta dar sanduiche de mortadela e 30 reais, que eles voltam.

E tivemos a Graça Foster (vide vídeo do UOL, lá embaixo) declarando seu amor a Petrobrás e não ao PT. No início ela pensou que fossem às mesmas coisas, até que a sua amiga Dilma a jogou às feras. Não tem amor que aguente.

E eu já não aguento mais as brigas entre o Levy, sim, aquele que é Ministro da Fazenda, sem nunca ter sido, e a presidente. Quando ela acha que ele “mijou fora do caco” lá vai o Levy se desculpar. Todos sabem que a Dilma gostava era do Mantega, que era uma manteiga, e ela moldava ao seu bel prazer, pois levou este país à situação calamitosa em que se encontra. Como se diz no filme “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

E assim vamos, cantando a canção, porque somos todos iguais, braços dados ou não, já esperando o dia 12 de abril, para em nome de nossa coluna, gritar o “Fora Dilma!”. Já preparamos sua carteira de trabalho, pois não podemos perder uma humorista de tal quilate.

E agora, termino mais feliz ainda, porque a coluna já tem 9 leitores. Obrigado ao nono elemento. E fiquem com o roteiro resumo do filme do UOL, por seus produtores, e depois vejam o filme, que hoje, é de amor, ou quase.

“A semana foi marcada pelo anúncio de economia estagnada (crescimento de 0,01% em 2014), disputa entre o governo, Estados e municípios para saber o "tamanho da dívida" e pelas declarações de amor da ex-presidente da Petrobras Graça Foster durante CPI.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário