Em manutenção!!!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Uma carta de Lucinha Peixoto




Por Zé Carlos

Dias atrás recebi um carta da amiga Lucinha Peixoto e fiquei feliz porque ela continua bem, inclusive sua língua. Quando alguns amigos me perguntaram no Facebook por onde ela andaria, eu falei desta carta. Alguns quiseram que eu a publicasse aqui no blog. Fiquei alegre com a sugestão pois hoje se reconhece que a Lucinha foi sempre uma bom-conselhense ilustre e que ainda tem grande potencial. Sendo assim, resolvi entrar em contacto com ela, e pedir permissão para publicação e ela deu. No entanto, perguntou: “Você não tem medo de ser processado de novo?”, pois algumas coisas que ela disse, apesar de verdadeiras, podem levar a alguma outra pessoa a tentar tirar mais um dinheirinho, que nem tenho, de mim.

Resolvi então publicar alguns trechos, deixando entre [colchetes] frases que eu acho que não devem ser publicadas, ainda. Então para aqueles que um dia a leram aí vai sua carta, que, veio com sua própria letra, e que eu tive o trabalho de teclar:

“Prezado Zé Carlos

Eu tenho vontade de começar esta carta como na minha antiguidade (embora não seja tão velha assim, diria, que estou entre Dilma e Xuxa) dizendo: Escrevo estas mal traçadas linhas já desejando que você esteja bem junto com os seus. Pronto, comecei...

Continuo na mesma vida que resolvi viver há mais de ano, aqui neste estado que é muito bonito mas é pobre que só vendo. Continuo ajudando meu marido que, depois de velho e aposentado, resolveu reganhar a vida. Não poderia deixá-lo só nestas horas, porque ainda não sou feminista das brabas, que andam queimando sutiãs pelas praças. Meus meios de comunicação com o mundo agora, é o correio só de ida e a televisão, só de volta. A internet, só de vez em quando quando vou na lan house, que é mais lenta do que o raciocínio da Dilma. Mas, vou levando...

Depois daquele dia que você ligou para mim, em que chorei para suportar a saudade (chorar faz bem, quando não temos saída, veja o Lula), o meu velho disse que em breve vai colocar internet aqui na pousada e que vai me dar um Smartphone. Se o que você diz é verdade, vou poder me comunicar melhor com o mundo. Você sabe que velho (isto é prá você e não prá mim), só aprende na porrada (desculpe, é que este ambiente de pousada me deixa desbocada). Quando você me falou num tal de Whatsapp eu pensei que você estava perguntando “o que é um sapo”, agora já manjo um pouco, aprendendo com aqueles que vêm aqui e não largam o celular. Isto está uma horror. Até no WC eles vão com o celular, e depois colocam em cima da mesa. Que nojo! Cruzes!!!

E Bom Conselho, como é que vai? Aquilo que você me contou que você foi condenado a pagar 5 mil reais ao Dandinho, ficou difícil até de acreditar. É por isso que eu só acredito na Justiça Divina e no Joaquim Barbosa. [.....]. E o Dandan está fazendo uma boa administração? Soube que ele asfaltou Bom Conselho inteiro. Ele já colocou sinais de trânsito como queria o Alexandre? Aliás, eu soube que ele está lançando 5 livros por mês para ver se entra na Academia de Letras que o Zetinho propõe há mais de 20 anos, e ninguém dá trela. E, semana passada fui à lan house e vi o Carlos Sena lançando um livro, com um nome estranho, que fala em Box, será que é sobre o Todo Duro? Brincadeira. Carlos Sena é o melhor escritor de nossa cidade. Seus únicos defeitos são ser petista e defender o Mais Médico. Você viu o que está se falando agora? Descobriram que o salário dos cubanos vai direto para comprar charutos do Fidel, lá em Cuba, e o que sobra ele manda para eleger o PT toda vez. Cruzes!!!! Lá vi também a Ana Diva, de cabelos brancos. Eu gostei mais do vermelho daquela menina que foi da outra novela do comendador. Você está vendo a Babilônia? Nossa, no primeiro capítulo a Fernanda Montenegro beijou na boca da outra atriz, que me falha a memória, mas, me lembro dela no Direito de Nascer. Cruzes!!! Estão culpando a Globo quando o culpado é nossa civilização, isto se existe culpa mesmo. Hoje, até o Padre Marcelo, compreende [....]

Tenho visto esporadicamente os blogs de Bom Conselho. Meu Deus, que horror! São todos sites oficiais da prefeitura, menos o do Poeta, é claro, que não é mais blog, e sim Classificados. [.....]. Mesmo sendo suspeita, posso dizer que só tem a AGD. A GAZETA, do Luis Clério, o último número que vi foi aquele que você mandou, ainda quando a Judite perdeu as eleições. Por falar nisto, onde anda o Doutor Filhinho? Ele já terminou o estágio que estava fazendo? Ele promete mais como político, penso eu. Embora, Mamãe Juju não deixe de jeito nenhum. Ela sabe o que sofre. Onde está ela? Será que já se filiou ao DEM? São destas coisas que sinto vontade de saber. Afinal de contas, eu achava que na próxima legislatura na Câmara Municipal, seria eu, Zé Arnaldo e mais 9. Mas, o futuro a Deus pertence. Quem sabe? Ainda faltam alguns meses, e como você sabe, meses em política, vai do céu ao chão, Dilma que o diga. Apenas 10% da população a está apoiando, vi na TV. Coitada! E dizer que um dia eu estava esperançosa que as mulheres dessem certo na presidência. Era o efeito Angela Merkel, apenas.

Vejo que o Zezinho, nosso amigo e professor, continua na sua saga para fazer Lula voltar para a terra dele. Eu não sei se o Rafael Brasil vai deixar. E o Roberto Almeida que continua querendo erigir a estátua do Lula lá em Garanhuns?! Cruzes. Só se for com um barril de petróleo numa mão e um “barusco” na outra. Ah, se eu tivesse um “barusquinho”! Outro dia falei com o Zezinho pelo telefone e ele está preocupado com o país. Mas, quem não está? O movimento aqui na pousada caiu muito depois que estão fechando as obras que enriqueceram o PT e deram a vitória a Dilma. Ele diz que este filme já passou antes com o título: “Economia, o retorno!”. Não sei bem o que ele quer dizer mas estou pensando. A coisa está braba.

E você, como é que está? Se Deus quiser, e por falar nele, como vai o Padre Marcelo? Em breve nos falaremos pelo meu Smartphone, e deverei me integrar novamente à comunidade de minha terra que só me deu alegria, até agora, apesar dos pesares [....].

Bem, por hoje é só, dê um beijo nos netos (os meus de vez em quando aparecem aqui) e abraço na esposa, de sua amiga


Lucinha”

Um comentário: