Em manutenção!!!

sexta-feira, 20 de março de 2015

A Pátria Achacadora




Por Zé Carlos

Outra vez, o amigo Jameson força-me a antecipar alguma coisa que, possivelmente, me fará tocar no texto que escrevo, de forma costumeira, sobre a semana que passou. Ele me enviou um bando de fotos, editadas com sua verve chargista, sobre o episódio da demissão do Ministro da Educação, o Cid Gomes.

Por todos os lados, a Pátria Educadora da Dilma começa mal. O ministro caiu quase antes de subir. E talvez seja justo que isto tenha acontecido, porque o que ele disse lá para as bandas do Pará, num desabafo possesso, era mesmo para incomodar os nossos nobres parlamentares.
Revejamos o que disse o “cabeça-chata”, Cid Gomes.  (Um parêntese para que não digam que estou xingando o ex-ministro. “Cabeça-chata” era um apelido usado, quando morei em Fortaleza, para incrementar o nosso bairrismo, o de pernambucano em relação ao cearense. Hoje este apelido já está consagrado e consta de qualquer dicionário da língua portuguesa. Naquela época, não. Tanto, que um colega e amigo, cearense, e portanto cabeça-chata, quando eu assim o tratava, tentava explicar a conformação craniana menos avantajada e cumprida do pernambucanos, cuja origem ele dizia que assim era porque quando pernambucanos nasciam o pai ficava alisando cabeça dos lados e perguntando: “Será que é meu?”. Portanto era chumbo trocado. Fim de parêntese). Referindo-se à câmara, ele disse, entre outras coisas:

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas.”

O que me impressionou não foram as palavras do cearense, e sim o termo novo criado para substituir o de “picaretas” que o Lula usou um dia. É uma renovação e tanto no vocabulário político deste nosso país. Agora é chique, quando se quer xingar alguém, no Parlamento, dizer:

“Vossa Excelência é um achacador!!!”

Esta frase agora substitui a tradicional: “Vossa Excelência é um cachorro safado!”, ou mesmo a mais deselegante: “Vossa Excelência é um picareta!”. Isto prova que estamos evoluindo em nossa democracia, esta plantinha tenra que já não está mais aguentando tantas pisadelas.


E fiquem com as imagens do Jameson, que são melhores do que o nariz de cera que cometi para apresentá-las. Obrigado, Jameson, pela colaboração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário