Em manutenção!!!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

A semana - Lula quer voltar, Cunha é preso, Dilma diz que o Temer deu o "coup"....




Por Zé Carlos

Depois do fiasco manifestatório do domingo passado, chegamos a esta semana dando graças a Deus por ainda vê-la, e tentando analisar, humoristicamente, o intervalo, da semana que passou.

Como não poderia deixar de ser, as manifestações continuaram ainda, de um lado ou do outro. E não se espera outra coisa até o final do governo Temer, seja lá quando for. O que podemos antever é que, se o Temer conseguisse consertar a economia até 2018 não poderia descartar a hipótese de que ele só sairia em 2026, pois seria eleito e reeleito depois deste mandato tampão. Ora, dirão os céticos, mas, se for assim o Temer só sairá do poder com quase 90 anos. Eu responderia que o Winston Churchill governou bem, sendo idoso. Alguns poderão lembrar que ele não tinha a Marcela, mas, aí já é apelar para jocosidade, como, convêm a esta coluna.

Digo isto porque o que interessa mesmo ao ser humano comum, principalmente ao brasileiro, ainda não muito letrado politicamente, é o pão e o circo. Se o domador é velho ou novo isto pouco importa. O grande problema do Temer é que seus antecessores deixaram uma economia em tal estado, que seria impossível até para Matusulém (que segundo a Bíblia que não mente viveu 969), consertar. A coisa foi devastadora. Imaginem os senhores, que depois do nosso pândego, o Lula, ter alardeado o pleno emprego (situação na qual só quem não procura trabalho são os bolsistas familiares,  crianças e velhos estão), hoje temos mais de 13 milhões de pessoas a mendigar uma assinatura da carteira de trabalho. Antes, o que se fazia num caso destes era abrir as burras do erário e oferecer bolsas de todas as cores e espécies, para empresários e outros mendigos. Hoje, coitado do Temer, foi na onda de chamar o Meirelles de volta e ele não deixa gastar um centavo a mais do que está previsto no orçamento. Ou seja, o Temer não pedala igual a Dilma, que conheceu todo o Plano Piloto de Brasília de bicicleta. E aí, o pão está acabando e o circo fechando por falta de palhaços.

No entanto, pelo menos o Lula se propõe a voltar em 2018, e já está treinando em vários lugares para assumir o picadeiro e nos fazer rir outra vez. Viram lá na Paraíba? Depois de sua performance, foi uma semana inteira de hilariâncias. E agora, ele não perde mais tempo. Onde ele sente um cheiro de lona e picadeiro ele se pinta e vai à luta. E parece que está dando certo, pois a CUT e o MST, seus principais admiradores, fazem espetáculo todo o dia. Quando não é contra a Reforma da Previdência é para propor uma greve geral, ou mesmo, contra a queda do Imposto Sindical, o que seria acabar de vez com a classe. Ou seja, sem este imposto eles não poderiam nem comprar o nariz de palhaço, quanto mais a mortadela.

E para não dizer que não falei no vento, vejam o que o Lula disse, num show antigo sobre a Reforma da Previdência:



E agora vejam o que ele disse num show recente, e deem suas risadas. O homem é um pândego.



Ou seja, a cada show, desde que a Dilma, nossa musa, mandou entregar a ele uma carta pelo Bessias, dizendo que ele não se preocupasse que iria nomeá-lo Chefe da Casa Civil, e que o Sérgio Moro interceptou e publicou, para o riso do Brasil, ele, vive de esquina em esquina e de bar em bar, fazendo shows para obter um “forinho” privilegiado, qualquer um, para não descer para Curitiba.

Como ainda não conseguiu o intento, ele está marcando para o dia 3 de maio, em Curitiba, na presença do Moro, o sisudo juiz, outro espetáculo. Pelo que vazou até agora o script traçado é o seguinte, segunda a Revista Veja, que ontem publicou uma reportagem dizendo que o Aécio recebeu propina e, dizem, que os petista agora adoram a revista, por isso:

“Conforme declarou há três semanas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acorda todos os dias achando que será preso. Se vai ser mesmo, e quando, ninguém pode dizer. Mas, caso isso aconteça, já é certo que nem ele nem o PT serão pegos de calças curtas. A defesa e o partido do ex-presidente montaram um roteiro pormenorizado para os minutos que se seguirem à entrada da Polícia Federal na cobertura de São Bernardo do Campo onde mora o petista. Depois de ouvir sete fontes, VEJA desvendou os detalhes já definidos da operação. O plano de contingência do PT para o “Dia D” de Lula terá início em um grupo de WhatsApp batizado de “Tamoios”. O nome é uma referência à aliança formada por povos indígenas brasileiros no século XVI. O grupo Tamoios de WhatsApp reúne cerca de quarenta pessoas, incluindo o presidente do PT, Rui Falcão, senadores do partido e os presidentes da CUT e do MST. Seu objetivo: dar uma demonstração de força do PT e conferir a Lula a aura de “injustiçado”.”

Mais nada disto, tirará o brilhantismo do show, ao ponto que estou tentando enviar a Curitiba, em maio, uma equipe desta coluna para assistir ao grande show do nosso grande cômico. Dizem, que ele seguirá a escola surrealista de humor tentando minar a paciência do sisudo Sérgio Moro, tentando fazer outro comício. Porém, pelo que se sabe do Moro, se ele tentar, já sairá de lá algemado e direto para uma prisão comum porque não tem curso superior. Pois, é, quem manda não gostar de estudar?! Mas, vai ser imperdível.

Outro fato que me chamou a atenção, pelo potencial de riso, foi que os índios da etnia Kayapó, que vivem na Terra Indígena de Capoto/Jarina, em Peixoto de Azevedo, a cerca de 690 km de Cuibá, vão receber, da companhia aérea Gol, R$ 4 milhões, por perdas materiais e espirituais em decorrência da queda, em suas terras, de um avião da companhia, cujo acidente matou 154 pessoas. Nada disso constaria desta coluna de humor se um cacique não tivesse dito por que processou a gol por danos espirituais. É que, disse ele, os espíritos das 154 pessoas andam perturbando a paz da aldeia.

Eu fico imaginando qual  tipo de perturbação pode causar um espírito, e logo me vem à mente, a mula sem cabeça, que um grande amigo de Bom Conselho dizia que a via toda noite olhando para ele lá na Igreja Matriz, até, outro amigo perguntar: se a mula não tinha cabeça como ele sabia que ela estava olhando? Até hoje isto não tem resposta, mas, não me lembro de nenhuma ação por danos espirituais de um amigo ou de outro.

Eu mesmo fui processado por um político de Bom Conselho, porque alguém escreveu algumas coisas neste blog, que ele achou que o atingiu moralmente. Eu não pensei na época, mas, deveria processá-lo por danos espirituais, com a assessoria de amigos de minha mãe que nasceu pertinho dos índios Fulniôs  lá de Águas Belas.

Todavia, vamos em frente, que o humor não mente. E, quem diria, o Eduardo Cunha, nosso Cunhão, foi enfim condenado pelo sisudo Sérgio Moro. Ele já estava preso e não mudou nada em sua vida. Agora o que tem é uma data aproximada para ficar no spa do Moro lá em Curitiba, onde já estão o Zé Dirceu, o Vaccari e outros que ainda não resolveram fazer delação premiada. Dizem que o Cunha não fará delação premiada porque os procuradores só aceitam delação de gente mais graúda, e acima do Cunha só falta o Lula, para o qual há tantas provas que o Sérgio Moro mandou comprar um armário maior. E falam as más línguas que se forem ter que guardar o acervo que ele levou do Palácio do Planalto, a título de presentes, será preciso construir um triplex, lá no Guarujá.

E sem dúvida, o fato mais importante da semana, em termos de humor corrupto foi a prisão dos conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio de Janeiro. Dos 7, prenderam 5. Como sempre nesta coluna, o fato seria trágico se não fosse cômico, foi convocada uma reunião do Tribunal pela burocracia do órgão e foi constado que não havia quórum para ser realizada. O que será mais engraçado ainda é se os conselheiros ainda ganharão jetons pela sessão que não houve. Eu fico pensando é se a Lava Jato atacar lá pelo Congresso com a mesma taxa de prisioneiros, como o Renan vai aprovar o abuso de autoridade. Aliás, este senador por Alagoas, tem feito coisas tão hilárias que esta coluna já mandou sondá-lo para escrever para ela. Imaginem que ele agora faz oposição ao Temer e está sendo chamado do “Trump do Agreste”. Dizem, não sei se é verdade, que ele vai pintar seu transplante capilar de loiro para fazer jus ao novo epíteto. É mais um pândego para nos deliciar com seu humor.

E, perguntarão, meus 15 leitores, por onde anda a Dilma, nossa musa? Ora, caros e caras, a Dilma sempre aparece aqui, mas, é justo que ela descanse um pouco depois de tanto nos fazer rir antes. Agora, como vimos, ela só faz shows em língua estrangeira. O último foi em francês e, dizem, que agora vai fazer show em inglês lá nos Estados Unidos. Já está aprendendo o termo em inglês, para “golpe”, que é sua grande piada nos últimos tempos: “coup”. Ela só está um pouco receosa de que a piada seja considerada suja por lá por que sua pronúncia é “ku”. Já pensou ela dizendo que Temer deu o “coup”?! 

E aqui fecho a coluna, não por falta de assunto mas em consideração a um dos meus leitores que diz que escrevo demais. Se os outros leitores não rirem mais um pouco, a culpa é dele. Até a próxima semana, então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário