Em manutenção!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A prisão do Lula e a "prova dos nove"





Por Zezinho de Caetés

Para não ficar monótono, tanto quanto a cantilena do PT de que o impeachment da Dilma foi um golpe, eu hoje inverto meus textos tradicionais, citando antes o que vou comentar e não depois. Logo abaixo vocês lerão uma parte da Coluna do Carlos Brickmann, que ele intitula de “Lula lá”. Leiam:

“A expectativa de prisão de Lula foi levantada por petistas (e reforçada, naturalmente, pelo conjunto da obra): quem deu a notícia de que o risco era real e iminente foi um blogueiro paulista, Eduardo Guimarães, que aproveitou a oportunidade para convocar os correligionários a uma vigília em frente à casa de seu líder. Nada deu certo: a vigília reuniu umas vinte pessoas, 30 no máximo, e o Japonês da Federal não apareceu por lá.

Lula será preso? Talvez; mas não é obrigatório que a prisão ocorra. Pode acontecer até que ele seja condenado num dos três processos a que por enquanto responde e o juiz lhe dê o direito de recorrer em liberdade.

E que fará o ex-presidente enquanto a máquina da Justiça avança para triturá-lo? Breno Altman, jornalista ligado a Lula, editor do site Opera Mundi, diz que uma coisa é certa: o líder petista não sai do Brasil, não pede asilo em nenhuma Embaixada e já comunicou a decisão aos companheiros. Acha que se exilar, ou asilar. enfraqueceria sua defesa, deixaria o PT mais frágil e seria um mau exemplo. E se for preso? "Irá enfrentar, pelas ruas e instituições do país, contando sempre com a solidariedade internacional, a perseguição da qual é vítima. Não se renderá nem fugirá. Se vier a ser preso, será do calabouço que continuará lutando contra o arbítrio e o golpismo, liderados pelos setores mais reacionários da PF, do MPF e do Poder Judiciário".

É uma situação complexa: a prova dos nove.”

Eu acompanhei este movimento da militância lulista, e vi que é verdade. Mais de 20 pessoas protestaram contra uma suposta prisão de Lula, em frenta a sua casa em São Bernado, que terminou não acontecendo. No entanto, eles ainda se encontram mobilizados, pois isto, certamente, acontecerá em breve.

Não concordo nem com a possibilidade de que o juiz Sérgio Moro corra da raia e não prenda o Lula, quando ele tiver de ser preso. E se for verdade a notícia do lançamento de um vídeo onde o Lula diz que cumprirá as leis, e que se defenderá do calabouço, contra a injustiça, estes 20 e poucos bravos petistas continuarão mobilizados.

Ele já escreveu uma carta, desculpem, escreveram uma carta para ele, na qual ele se defende das acusações, que depois comentarei. Junto com este vídeo, o conjunto da sua obra nesta direção não leva a outra conclusão: O Lula está querendo asilo em algum canto.

Eu, conterrâneo e quase “ex-cumpanheiro”, aconselhá-lo-ia (assim falaria o Temer) a procurar as autoridades de nossa cidade, Caetés, e se inscrevesse como candidato à nossa Academia Caeteense de Letras, cuja cadeira 13 o espera. Eu tenho dúvidas se Academia gera foro privilegiado. Ora, se o Tiririca tem, como negá-lo a um acadêmico?

O Brickmann termina seu texto dizendo que a situação é complexa, uma verdadeira “prova dos noves”. E eu, com minha memória já em franca decadência, com a culpa das calculadoras de 1,99, as quais eram vendidas pela Dilma, quando era comercianta, fizeram me esquecer de como se faz a prova dos noves.


Alguém lembra? Por hoje é só, que eu estou tentando somar 13 mais 171 lembrando de como tirar a prova dos noves. Bem, se não conseguir, tudo bem. A Dilma também não sabia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário