Em manutenção!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

MORADORA DO INTERIOR




Por Jose Antonio Taveira Belo / Zetinho


Aguardando o ônibus na Rodoviária de Garanhuns para ir ao Recife. A brisa e o céu azul da manhã eram convidativo para o passeio no Parque Euclides Dourado para saborear o ar puro vinda das folhas dos pés de eucaliptos.  Os caminhantes andavam e corria pela pista dentro do parque com as suas roupas coloridas. Olhei para o relógio dez horas. Alguns passageiros chegavam uns ainda agasalhados outros de camisetas ignorando a frieza da manhã.. Um carro de som estridente anunciava uma casa de com construção alardeando os preços baixos e promoções. Um homem anunciava a cada instante a saídas de ônibus para Arapiraca, Palmeiras dos Índios, Bom Conselho e os passageiros acorria para o local onde ônibus acabara de chegar.  Folheava a paginas do Diário de Pernambuco, já sabendo das noticias que todos os dias se repetem.  Ninguém mais aguenta as noticias repetitiva sobre a política corrupta que se instalou no país.  O país vive um clima de instabilidade, sem rumo, sem documento. Sentou-se ao meu lado uma senhora que esperava o ônibus para a cidade de Caetés. Tinha mais  ou menos seus 60 anos, branca, olhos castanhos e a pela já um pouco enrugada pelo sol no trabalho do campo. Meu Senhor como é que vamos viver? A carestia esta muito grande e ninguém dá jeito! O pobre se torna mais pobre, vive de migalhas e de sofrimento. Ninguém tem mais confiança no governo. Não tem controle e não sabemos para onde vamos. Os homens que deveria cuidar do bem comum, são os primeiros a surrupiar o nosso dinheirinho, enriquecimento ilícito, dinheiro vindo à calada da noite para os seus bolsos. Todos nós brasileiros e estrangeiros estão perplexos com esta situação alarmante que se encontra nosso Brasil. Sabe, tenho um pequeno sitio. Planto macaxeira, feijão e milho. Sou analfabeta de pai e mãe. Nunca me deixaram estudar. O que falo é porque ouço os outros falarem, mas vejo as noticias numa pequena televisão que tenho minha casinha. Olhe meu Senhor a coisa está braba. Há dois dias que venho me receitar aqui em Garanhuns. Chego cedo e nunca encontro vaga. Hoje, tive sorte, O doutor passou uma receita, veja o remédio não tem, agora diga meu Senhor onde vou arranjar dinheiro para comprar este remédio que é caro? Onde? Onde? O que mais me entristece é que o nosso conterrâneo saiu da daqui puxando uma cachorrinha. Conheci toda a sua família, o pai, a mãe e seus irmãos todos pobrezinhos, pessoas de bem. O Luiz, ou Lula apelido dado por seus familiares foi para São Paulo tentar a vida e não é que deu certo? Trabalhou ganhou a vida como operário, falou para todos, candidatou-se e venceu mais no fim nos envergonha, pois a riqueza e falta de vergonha nos enlameou, principalmente nós os nordestino e ai o Senhor veja como está às coisas. A Dona Dilma é que mais pena, pois foi na “onda” do Lula. Ele manda e ela obedece, disse meu compadre Afrânio, meu vizinho de terra. Ele, o Lula, sabe e todos dizem recebeu muito propina para o Partido dos Trabalhadores. Queria e quer ainda que o PT fique indefinidamente no poder, uma ditadura civil, ele o Lula ser a pessoa que diz o que quer, assim disse Dona Manoela uma nossa vizinha. Eu sou analfabeta, como já disse, mais tenho ouvido para ouvir o que dizem as pessoas mais letradas do que eu. Ajeitou o lenço na cabeça e casaco rosa, puxou a sobrinha que estava encostada para junto da pequena sacola para não esquecer. Cruzou as pernas e disse, olhando para mim. O Senhor que tem mais letras do que eu acredita neste pessoal? Pois eu não acredito! É um bocado de ladrão é que dizem por ai. Eu não sei não! As coisas vão piorar para os mais pobres que terão que se virar enquanto eles não estão nem ai. Que a população pobre que se lasque, esta é que a verdade. Desculpe o Senhor que tirei a sua vista do jornal, mais eu tenho o costume de conversar para o tempo passar. Olhe eu não eu não lhe disse o ônibus que vai para Arcoverde chegou e vou me achegar para chegar cedo à casa que tenho alguns cabritos para ajuntar. Que Deus abençoe o Senhor que me ouviu. Levantou-se  apressada e eu fiquei com os meus pensamentos na fala desta modesta mulher trabalhadora que mesmo sendo semianalfabeta demonstra sabedoria e conhecimento do que vem acontecendo no Brasil. Enrolei o Jornal e apanhei o ônibus para o Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário