Em manutenção!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A semana - O urubu vai ao aniversário de Lula e "Como ficar rico muito rápido!"


O Quarteto Fantástico


Por Zé Carlos

Tivemos e teremos semanas mais curtas. A semana passada, esta da qual lhes falarei, foi curta para os funcionários públicos que transferiram o feriado do dia 28 para o dia 30 de outubro, para gozar as delícias do feriadão, juntando com a causa do encurtamento da próxima devido ao Dia de Finados. No entanto, não podemos dizer que isto impediu as grandes emoções na política e no humor, onde o Lula reinou absoluto junto com o Cunha, ambos, hoje, presidentes, cada um de um poder. Pelo jeito, eles agora são amigos desde criancinhas. Mas, me perdoem os meus 12 leitores (número que gostaria que crescesse, esperando que não entre só mais um, pois o 13 não é um bom número, a não ser para o Zagalo e para o Lula) por só dar à luz estes comentários nesta terça-feira, embora, o motivo seja óbvio: Morto não lê em seu dia.

Todavia, como dizia o Conselheiro Acácio, devemos começar do princípio, embora, tenha que dizer ter o Lula, novamente, reinado altivo e altaneiro neste show de humor contínuo que é a política brasileira. Agora, ele está realizando quase um show por dia. E, depois que colocaram a família dele no meio, nem só ele ficou uma arara. Sua esposa, a Galega, agora o acompanha pelo Brasil afora, pregando o “Fora Dilma!”. Então, leiam até o final, pois teremos, além do riso, grandes emoções.

Antes de entrarmos em Lula e outros craques do humor nacional, vale a pena salientar que, nesta curta semana, apareceu até o humor institucional. O PMDB resolveu lançar um documento que é de morrer de rir. Começa pelo nome: “Uma ponte para o futuro”. É de matar de rir e fazer o Ulysses Guimarães se revirar no túmulo, ou mais propriamente, nas águas onde deveria descansar em paz. Entre outras coisas, passam pela ponte coisas como esta:  “A presente crise fiscal e, principalmente econômica, com retração do PIB, alta inflação, juros muito elevados, desemprego crescente, paralisação dos investimentos produtivos e a completa ausência de horizontes estão obrigando a sociedade a encarar de frente o seu destino”. Nada contra e nem vontade de rir. Mas, continua a ponte: “Nesta hora da verdade, em que o que está em jogo é nada menos que o futuro da nação, impõe-se a formação de uma maioria política, mesmo que transitória ou circunstancial, capaz, de num prazo curto, produzir todas estas decisões na sociedade e no Congresso Nacional. Não temos outro caminho a não ser procurar o entendimento e a cooperação.” Quando pensamos no Cunha, no Renan, no Jader Barbalho, no Sarney, além do vice-presidente Temer, aí começamos a rir, porque descobrimos que o que eles querem mesmo é dinamitar a ponte, para que a Dilma se afogue. E aí não tem jeito. Temos que gargalhar com a nossa capacidade de humor, agora oficialmente partidária. O documento deveria ter o título: “Dinamitem a ponte, senão a Dilma passsa!”.

Mas, voltemos aos shows individuais, que são os melhores, por serem olho no olho, e onde os trejeitos são fundamentais. E, com já disse, o “show-man” da semana foi o Lula. Mesmo comemorando um dos aniversários mais complicados de sua vida, ao qual não compareceram nem movimentos sociais, nem sindicatos, nem mesmo os 300 picaretas do congresso,  em família, num show de caráter privado, não deixou de ser engraçado. Dizem, não ter sido melhor o show, devido à extrema irritação de sua esposa com a presidente Dilma, que resolveu comparecer ao evento. Dizem ainda, mesmo sem ser convidada. Segundo informações de bastidores, ao chegar ao local do evento, foi necessário ela interfonar para adentrar no recinto e quando disse que era a presidente, do outro lado do interfone responderam:

- Não deixe entrar, que pode ser ladrão, pois o presidente Lula está aqui!

Depois de muitas confusões, a deixaram entrar, e ela ficou o tempo todo tentando se defender das tiradas da Galega, que passava pertinho dela e dizia: “Fora, Dilma!”. Foi um horror, porém, ela suportou estoicamente aquilo. Afinal de contas, pelo mesmo motivo, ela não aguenta o Eduardo Cunha?

Este, o Cunhão, dizem, agora sua mania é ir à sua Igreja e contar os milagres alcançados depois que se converteu. Ele começa dizendo “Eu era pobre, pobre, pobre / de marré, marré, marré / eu era pobre, pobre, pobre / de marré deci” , e depois de cantar a linda canção infantil, ele diz, “agora tenho muitas contas na Suíça, só pode ser milagre”.

Para ser justo, como sempre tento ser, o humor institucional não se restringiu somente ao PMDB. O seu aliado (e isto já é motivo de riso) o PT também lançou manifestos e documentos durante a semana tentando inocentar o Lula e familiares das coisas que contaram deles, a PF com sua operação Zelotes (foi esta operação que adentrou no recinto de trabalho de um dos filhos do Lula, apreendendo o seu livro de cabeceira: “Como ficar rico muito rápido!”). Num resumo que li da mídia, eles tentam dizer, primeiro que presunção de inocência do Lula, é vitalícia e irrevogável; segundo, a PF, a Procuradoria e o Judiciário estão infestados de gente má; terceiro, que a culpada de tudo é a Dilma que não orienta seu ministro da justiça para prender a Polícia Federal. Então, se se pensava que só um partido poderia fazer humor institucional, o PT provou que isto está longe de ser verdade. E tome riso.

Bem, continuemos no humor individual do Lula, sem deixar de citar que o Levy, o sonso, disse que está confiante no êxito do ajuste, enquanto se constata que a equipe econômica revisou a meta fiscal deste ano. Eu nem vou entrar nesta área porque esta coluna é só de humor e não para economistas desocupados. Só posso dizer o seguinte: Imaginem uma família que no início do ano disse que em dezembro, ainda teria uma poupança para pagar o dinheiro tomado emprestado ao cunhado, e chega no meio do ano e vê que não vai dar, e que vai ter de tomar mais dinheiro emprestado a um compadre, e se ele não quiser emprestar ele toma a força. E o pai de família ainda diz que vai fazer um ajuste e que tudo está dando certo. Me poupe, Levy. Só rindo mesmo! É tão crível quanto o Cunha continuar negando que tenha contas na Suíça. Então suportem firme.

E o Lula? Bem, fora algumas declarações em shows estaduais, como por exemplo:

“Tivemos um grande problema político, sobretudo na nossa base, quando tomamos atitude de fazer o ajuste que era necessário fazer. Ganhamos as eleições com um discurso e, depois, tivemos que mudar o discurso e fazer o que dizíamos que não íamos fazer. Isso é fato conhecido pela nossa querida presidente Dilma Rousseff”.

Concluo que tudo isto é a mais pura verdade e não seria motivo nenhum de riso, se fosse alguém da oposição que dissesse. Afinal, dizer que a presidente Dilma, nossa musa do humor, mentiu para seus eleitores durante a campanha de 2014, é um fato histórico. No entanto, isto dito pelo Lula num encontro de petistas, é motivo de gargalhadas, ao ponto de levar os companheiros à loucura. Nunca na história deste país se chamou de forma tão clara um presidente de mentiroso quanto o Lula, neste trecho. E, quando se junta a isto dizer que a Dilma só “pedalou” para ajudar os mais pobres, dizendo que cometer crime para ajudar os pobres pode, então ele se tornou realmente o humorista perfeito, ou seria o amoral perfeito?

E já nos estertores desta hilariante semana o Coaf, que é um órgão fiscalizador do Banco Central, a pedido, fez um levantamento de quanto algumas pessoas movimentaram financeiramente durante os últimos 4 anos. Quem foram os campeões? Lula, Erenice, Pimentel e Palloci. É tanto dinheiro que não dar nem para citar. Ou seja, só podemos presumir que o Lula, com aquela história de que não gosta de ler, mentiu mais uma vez. Foi ele quem deve ter distribuído ou sido o autor do livro citado acima, e achado pela PF na casa do filho dele: “Como ficar rico muito rápido!”. Pelo jeito e pelos fatos foi o PT que comprou todos os exemplares da edição. Zé Dirceu que o diga. Os quatro citados já estão sendo conhecidos como “Os Quatro Fantásticos”. Lula é o Homem de Pedra.

Ou seja, Lula é um pândego! Suas falas hoje são dignas desta coluna semanal, porque nossa meta é matar todos os nossos leitores pelo riso. Acho que já estou escrevendo para ninguém, pois duvido que alguém tenha aguentado chegar até aqui vivo, mas, na certeza de que morreu sorrindo. E ainda tem o filme do UOL que colocamos abaixo, para que algum possível sobrevivente.

O filme da semana mostra um grande “barraco” no Congresso, patrocinado pelo Ronaldo Caiado e o Eduardo Braga, que é um primor do humor. O mais hilariante é eles manterem a liturgia do cargo:

- Vossa Excelência é um safado!

- Vossa Excelência é um ladrão!

Perfeito, para nosso Congresso. Tenho certeza que muitos dos congressistas (o Lula disse que eram 300) devem ter se voltado pensando que era com eles. E o filme termina com um bate papo amigável entre o Jean Wyllys, abertamente gay, chamando os outros de enrustidos. Cunha ficou corado.

Termino, mas, antes, chamando atenção sobre a piada que Lula conta no filme, mostrando que ele é ainda um dos nossos melhores humoristas. Eu só posso dizer que o urubu está usando a outra asa, não é para aliviar o calor e sim o fedor, se estivesse voando perto de Brasília. Não percam! E tenham um boa semana, se puderem.

“Faltou pouco para os duelos verbais de deputados e senadores se transformarem em embates físicos. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) chamou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para a briga em uma comissão no Congresso. Na Câmara, os deputados João Rodrigues (PSD-SC) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) trocaram insultos. E ainda teve ex-presidentes falando muito - mas cada um em seu canto...”


Um comentário:

  1. SE ZÉ CARLOS NÃO FOSSE UM APOSENTADO MUITO BEM REMUNERADO, UM ECONOMISTA GABARITADO, DONDE GANHOU BASTANTE DINHEIRO MESMO ASSIM NÃO PASSARIA FOME, HAJA VISTA, SERIA UM ÓTIMO CONTADOR DE CASOS HUMORÍSTICOS/POLÍTICOS EM QUALQUER TELEVISÃO BRASILEIRA..TEM UMA VEIA HUMORÍSTICA IMPRESSIONANTE.

    P.S.: - Mas o impressionante, Zé Carlos, é como esse canalhas se xingam: VOSSA EXCELÊNCIA é um covarde, é um ladrão... COMO ASSSIM?!?!?! Vossa Excelência, uma ova!!! Teria que ser: SEU FILHO DA PUTA...

    ResponderExcluir