Em manutenção!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Gente do Facebook




Por Carlos Sena (*)
  
Tem gente que passa o ano todo no facebook curtindo. Outros cuspindo. Jogando merda no ventilador de quem não conhece. E de quem conhece, debochando como se se tratasse de psicanálise de botequim.

Tem gente que passou o ano todo na "moita" do face: lendo tudo, vendo tudo mas dando o fiofó por resposta.

Tem gente que fica em cima do muro só cutucando o cão com vara curta. De cima dele (do muro) curte um e, qual satanás acende uma vela pra deus e outra pra ele mesmo. A esmo comenta portagens, mas sob pseudônimo. Porque aos de cima do muro só serve os bons ventos de ocasião. Esta, como dizem, faz o ladrão.

Tem gente que passa o ano todo no face se passando por cordeiro sendo lobo. Bobo, ora direis. Porque se perde em si para se achar numa rede social furada... Tudo bem que o quem vem na rede pode ser peixe, mas um peixe tipo baiacu, como bem sabeis.

Tem gente que passa o ano todo só publicando fotos. Melhor assim. Porque uma boa foto vale mais do que mil fatos. Melhor postar fotos a postergar fatos ou transforma-los em mentiras repetidas em busca de ser verdade.

Tem gente no face que diz "vou dormir" ou "tô triste" como se numa rede social isso não oferecesse perigo; como se o mundo de fora estivesse interessado em saber do mundo de dentro das pessoas.

Tem gente que o primeiro "bom dia" é ligar o computador para saber as fofocas postadas. Esquecem-se até de pedir benção aos pais... Mas aos facebook não.

Tem gente que vai ao barzinho com amigos e fica no face via celular. A cerveja chega, o copo fica cheio, mas as conversas são olhares rápidos entre um teclar e outro. A cerveja esquenta e o papo esfria ou não permanece nada...

Tem gente que só deleta. Uns do alto da moita e outros com a cara dada a bufete, no face.

Tem gente pra tudo e pra nada. Nem sempre os pra tudo são de tudo e, muitas vezes, os pra nada são capazes de tudo. Nesse bojo tem os que marcam encontros com ninguém, se passando por alguém. Também há os que jogam e o pior: convidam os que não gostam insistentemente! Tem ainda os que marcam encontros tipo eventos. Alguns mais ventos do que outra coisa, mas outros com força que leva o povo às ruas para protestar contra os governos.

Tem gente pra tudo e pra nada e além. Tem quem escreve bons textos, mas há os que pensam que fazem isso e o que é pior: "se acham" embora se percam nos assuntos e no próprio idioma português.

Tem gente ainda que fica fazendo propaganda de cursos, de sites, de... E ganham dinheiro pra isso.

Tem gente que nos deleta e a gente só vai saber meses depois, tamanha "falta"nos fazem. Ah, pra não esquecer: tem gente que faz corrente, que publica tragédia, que socializa putaria... Depois posa de santa... Do pau oco, mas santa...
No fundo, o facebook ta certo. O problema é de quem lhe entrega o que não e devido, ou não?

--------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 16/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário