Em manutenção!!!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A semana - Dilma e Lady Kate: "tou pagano!!!"




Por Zé Carlos

E cá estou eu outra vez comentando o filme do UOL que tenta refletir a semana que passou sob a ótica do humor. Muitas vezes eu vejo tanta coisa por este Brasil afora que, às vezes, sou tentado a concluir que a única coisa séria que temos é o humor. Há um humorista que diz ser o Brasil o país da piada pronta. E nossos políticos e autoridades colaboram para que isto seja verdade.

O grande episódio nesta semana que passou foi a visita da Dilma a Lisboa. Alguns perguntarão o que a presidenta foi fazer lá? Em Davos, na Suíça, foi fazer campanha política, mostrando que o Brasil é uma ilha de prosperidade no meio de uma estagnação mundial. Certamente, esperou os aplausos e os gritos de já ganhou, já ganhou, já ganhou.... como se estivesse no interior do Maranhão, ladeada pelos bigodes do Sarney. Quando sentiu que não houve aplausos, resolveu ir jantar em Portugal, nosso avozinho, cujos restaurantes e hotéis a receberam de braços e cofres abertos.

Então sua viagem reverberou na imprensa e entre os políticos, e até a oposição se mexeu para que ela explicasse suas escolhas, pelo bacalhau português, ao invés de ir para os Estados Unidos. Ela não disse que foi por causa de que não gosta de Obama, para não ser interpretada como preconceituosa, e sim, resolveu não dar explicação nenhuma. Não sei se foi ela que mandou o ministro do exterior explicar a pisada na bola e no bacalhau de Lisboa, para não ter que mentir, dizendo que a coisa fora resolvida de supetão. O que foi desmentido pelos portugueses que já a esperavam 2 dias antes, preparando suas carteiras que ficaram recheadas de dinheiro brasileiro.

E a entrevista da presidenta para dizer que não tinha explicações a dar porque se ela pagar a conta, ela come onde quiser, foi terrível. Ela esqueceu que, mesmo pagando do seu bolso, ou de sua bolsa de grife, ela recebe dinheiro dos brasileiros, já por mais de 3 anos, se considerarmos só o período como presidente. Não deu para segurar o riso quando uma humorista de um programa de TV repete seu bem lembrado bordão:

- Eu tou pagano!!!!

Os produtores do filme tiveram a felicidade a associar a imagem da presidenta a Lady Kate, cuja única explicação para seus atos é que esteja pagando a conta. Eu preferia o Sarney, que respeitava a liturgia do cargo, pelo menos, era o que ele dizia...

E esta explicação continua para sua viagem a Cuba e financiamento de um porto, por um banco público brasileiro. “Estou pagano!!!!”. Ela tentou ainda dizer que confiava na sociedade cubana e por isso o Brasil estava fazendo o certo. Só faltou mesmo mostrar que Fidel está com mais de 80 anos e continua vivo, e isto se devia à revolução cubana. Talvez, para Fidel, isto seja verdade. Dizem que ele não tem que enfrentar a medicina cubana, como nós. Talvez, seja aceitável o financiamento do BNDES, (que dizem, pela história de Cuba, foi feito a fundo perdido) como um gasto social e humanitário para com o povo sofrido daquele país. Afinal, de contas aqui já temos Bolsas sobrando, não é verdade? Tudo isto é de morrer de rir.

O outro tema, como não poderia deixar de ser, é o problema gerado pelos gastos exorbitantes nos estádios para a Copa do Mundo, para que a FIFA fique cada dia mais rica. Para mim, trazer o torneio para cá, foi um grande erro do Lula. Porém, agora que o estrago está feita que venha a Copa, que pode ser, segundo alguns, a Copa das Copas. Eu não discordaria disto se quem inventou  estivesse se referindo ao custo dela para o governo brasileiro. E novamente, caberia a explicação da presidenta para tudo: “Eu tou pagano!!!”. Será que a explicação será a mesma se o Brasil perder a Copa? Sei lá! Será que presidenta resistiria a outro 1950? Será que ela vai ao Maracanã?

No finalzinho do filme, quando já havia rido bastante, vem o Lula e pergunta se a gente vai saber usar corretamente ou não e para que ele quer a internet? Será que é para fazer bobagem ou aprender ou ensinar alguma coisa?, pergunta ele com aquele ar de sapiência que lhe é peculiar quando está diante de plateias amestradas, depois de seus 1600 título de Doutor. Se ele tiver a mesma opinião sobre a internet daquela que ele tem dos livros e da leitura, a internet só será para dar sono. Felizmente, o filme não traz o depoimento todo do ex-presidente. Não aguentaria mais de tanto rir.

Agora fiquem com o resumo do roteiro dos produtores do UOL, e aproveitem a internet, para ler a AGD. Aqui se tenta ensinar, mas, não sei se os leitores aprenderão. Bem, pelo menos “eu não tou pagano!!!

“Dilma Roussef está pagando uma conta em restaurante chique de Lisboa, um porto bilionário em Cuba e os estádios da Copa do Mundo. Mas tanta gastança tem gerado problemas para ela. Fora os protestos contra a Copa, a presidente enfrentou críticas pela custosa parada em Lisboa e pelo investimento em porto perto de Havana.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário