Em manutenção!!!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Acerca da doutrina espírita.




Por Carlos Sena. (*)

Espiritismo não é religião, mas doutrina. Isso já é o bastante para que não a coloquem no rol das religiões clássicas, tradicionais, ou mesmo das seitas do "mercado da fé". Enquanto doutrina não faz "propaganda" não toca sino, não vende nada, não casa e nem batiza. Apenas desperta nos mais necessitados uma nova compreensão do mundo. Compreensão que passa pelo entendimento do amor incondicional; passa pela assimilação da vida que acontece sob os desígnios do Criador na concretude do perdão e da caridade e que, somado ao amor formam a tríade estruturadora do Espiritismo. No conjunto desses princípios e com a prática das ações junto aos semelhantes, as pessoas vão se aprimorando de dentro pra fora, não de fora pra dentro como apregoam certas denominações religiosas.

Frequentar um centro espírita Kardecista não é incompatível com qualquer religião. Por isso mesmo é doutrina, posto que acolhe a todos que se dispõem compreender os diversos porquês existenciais como a inexistência do ACASO, REENCARNACAO, PREMONIÇÃO, MEDIUNIDADE, etc. Compreender, acima de tudo, a nossa relação com quem nos cerca, com o nosso passado e com o nosso futuro. Em outras palavras, poderemos dizer que o Espiritismo é libertador, por exemplo, das vaidades humanas. Quem nele se imiscui e se encontra nele, gradativamente vai descobrindo que "a casa do Senhor tem várias moradas". Descobre, inclusive que REENCARNAÇÃO não é vir em outra vida no corpo de outrem. REENCARNAÇÃO é como se fosse uma inteligência que, qual um chip, é colocada em uma nova pessoa para um novo trajeto de vida. Claro que tudo isso é muito complexo num primeiro momento. Porque só com a iniciação doutrinária, só com muitas leituras especializadas, só com oitivas de muitas reuniões, etc., se pode chegar a um nível de compreensão mais estruturado.

Importante é que todos aqueles que se sentem chamados pelo espiritismo, mais dia menos dia serão conduzido para esse caminho. Talvez porque os espíritos de luz, gradativamente conduzam para esse estado. Por isso, este texto não objetiva ao convencimento, mas às pessoas que estão precisando desse "toque" e que, certamente se sentem contempladas com alguma "fagulha" de informação aqui contidas. Finalizo enfatizando que os novos tempos caminham para uma melhor compreensão da doutrina espírita...

------------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 04/01/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário