Em manutenção!!!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O MUNDO É UMA DROGA...




POR CARLOS SENA. (*)


As drogas estão deixando de serem drogas. Mudaram de nome: viraram gente em forma de gente branca, preta, amarela, galega, parda, índia. Só não vi falar delas com o nome de quilombola ou com o nome de filho de pais ajustados... Pois é. O que nos faltava chegou. O Brasil que tem fama de bom de bola agora tem muitos “filhos seus que não fogem à luta” sendo bons de craque ou de crack. Deixaram de ser craque de bola para ser bola, ou seja, viver por aí dando “bolada”, dando uma “tapinha” no bagulho... Diante do que antes era exceção e está virando regra, fico preocupado até comigo, mesmo sabendo que nem de “tabaco” eu gosto. Mas, sei que corro sério risco nesse traçado que envolve fumo, drogas de farmácias (ditas lícitas), drogas dos lindos sonhos doirados, drogas da cola que descola a fome, droga da má e da boa conha. Droga da coca-cola e da cocaína... Pessoas drogadas por toda parte e em cada parte pessoas que são verdadeiras drogas. Penso: o mundo virou mesmo uma droga?

Em meu redor não sinto o cheiro da erva que mata. Nem da erva mate que faz o chimarrão eu sei como se faz. Mas sei que na droga o drogado se vitimiza e em cada uma das vitimas a estrutura social se despe em culpa junto aos pais que botaram filhos no mundo pelo tesão que foram dominados em plena flor da idade. Flor da idade: o ópio, dizem ser uma flor. Mas a dor, que flor irá servir de chá? Lá fora na es-cola, cola. Na balada cabra alada vira sonho de “viagem noturnal” por entre as barbas papais, mais pais do que pá. Pá é o tiro de misericórdia que a igreja não ajuda a dar na falsa moral que à droga acalenta disfarçada e nua, embora vestida e travestida de salvadora da moral e dos bons costumes. MELHOR FOSSE curtume. Porque com a curtição, talvez a droga não encontrasse terreno fértil como encontra agora.

Em meu redor sinto o canto dos desencantados: pais de amigos, mães de conhecidos, filhos da rua – todos movidos pelo desencanto que a droga proporciona. Os pais por saberem ser culpados embora não admitam. Os filhos que se perderam nos caminhos da internet e viram que ela não os levou aos sonhos que eles sonharam sem nunca terem dormido. Sonhos que não vieram do sono vieram do abandono: abandono de amor dentro de casa; abandono que a falta de limites em casa propicia; abandono que a idiota visão de “dar aos filhos o que um dia (os pais) não tiveram” coloca os pais nos principais culpados, pelas drogas que os filhos consomem e que terminam virando drogas em pessoa. Pode ser que não seja de todo assim, mas é mais assim do que assado que acontece. Fato é que pimenta no dos outros é refresco. Nesse quesito “refrescatório”, um filho “fresco” choca mais alguns pais do que um filho drogado. Ou chocaria! Contudo, na lógica formal do sentido prático da situação em que nos encontramos certamente alguns pais adorariam ter filhos “frescos”, ou “frangos, ou viados, ou gays ou simplesmente do babado”, como se costuma dizer...  Porque houve um tempo se dava uma “tapa na maconha” e tudo parecia ser por conta da juventude sem experiência “... Hoje, na maconha não se dá mais tapa, mas leva-se bofetada do craque (crack) que não  manda recado e, quase sempre, não admite volta em seu trajeto...

De repente a exceção tá virando regra. Os governos não estão nem aí. Porque as escolas nem mesmo aí estão. Todas posam de “blindadas”, mas, é, mesmo sem rigor, o ponto forte do passa-e-repassa-das-drogas. Nesse diapasão de desespero, de uma sociedade que se mete a ser moderna e tão cheia de gerigonças cibernéticas escalafobéticas, modernosas, onerosas, domadas e dominadas pelo sensor de raio laser e pelos controles remotos se descontrolou de vez. Os pais ficam atônitos quando os filhos vão à balada, mas ao mesmo tempo se sentem cumprindo os seus papéis, pois, afinal, todos os garotões estão com celular – verdadeira coleira eletrônica que serve mais para iludir aos pais do que para garantir que os filhos estejam tomando Q-Suco ou Guaraná diet no bar da esquina.

Fumar maconha? Isso só acontece com os filhos dos outros. Cansei de ouvir de alguns alunos: “prefiro um filho drogado a um filho gay”? Se eles estiverem hoje com algum filho se perdendo no crack, certamente deverá preferir ter um filho gay. Só que filho gay não está no querer do pai ou da mãe ou do próprio filho. Ser gay é uma contingência de nascer: ou se nasce homem ou se nasce mulher. Entre um e outro, as variantes vêm no kit felicidade que, graças à grandeza de Deus não se submete a caprichos e vontades...

-------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 21/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário