Em manutenção!!!

sábado, 20 de julho de 2013

A GAZETA DIGITAL chegou a 1000




Por Zé Carlos

Estou administrando A GAZETA DIGITAL (AGD) por muito tempo. Agora estou sozinho nesta tarefa que exerci com a ajuda da Eliúde Villela por um bom período de tempo, antes dela sair para voos mais altos. Algumas vezes, mais recentemente, conto com ajuda do meu mestre Zezinho de Caetés.

A solidão, neste caso, tem suas vantagens e desvantagens, como qualquer coisa nesta vida onde nos tiraram o paraíso, desde que fomos criados. Uma das vantagens é que nos sentimos mais livres para decidir, o que implica a desvantagem de ser responsável pela decisão. Antes que alguém pare de ler este texto pelo excesso de cera deste introito vamos ao ponto.

Poucos dias atrás ao acessar as estatísticas da AGD, descobri que publicamos a milésima postagem (1000ª) no último dia 17. Não houve escolha de minha parte, mas, gostei da escolha do destino. Foi um texto do Zezinho de Caetés no qual ele escreve sobre os problemas da Saúde no Brasil e as soluções recentemente propostas pelo governo. Fiquei feliz pela escolha do destino, porque tenho um médico na família, e ele concordaria com o que o nosso mestre de Caetés escreveu. Ele não quer que seu filho (meu neto), se decidir seguir a carreira do pai, seja condenado a trabalho forçado, quando poderia ser levado a fazer o mesmo trabalho, por educação doméstica.

No entanto, o que mais me alegrou foi o número 1000 de postagens. Eu perguntei: Já? Começamos há tão pouco tempo. Parece que foi ontem. Foi quase uma brincadeira que foi crescendo, crescendo e me envolvendo, quase ás raias do vício. Sei que isto não aconteceria se não fôssemos lidos (a AGD e todos os colaboradores), mas, com uma média diária de quase 500 acessos, e caminhando para os 300.000 no total, tenho tudo para ficar feliz e continuar.

Eu sei que a mídia eletrônica contribuiu para que Bom Conselho, a sempre Cidade das Escolas, se tornasse uma cidade que lê mais. E para mim isto é importante. Hoje, já não considero a mídia eletrônica como uma alternativa ruim aos livros de papel, nem aos jornais escritos. Ela hoje é essencial para informação. E este é o futuro. Como um saudosista juramentado ainda leio A GAZETA do amigo Luís Clério, que já poderia ter seu braço digital (e não foi por falta de convite), como soe ocorrer com todos os veículos de informação tradicionais. Mas, ainda teremos este braço. É o velho destino que nos leva ao digital inexoravelmente.

Durante todo este período fomos patrocinados por Jesus, Maria e José, que não nos pagam em reais, mas, numa moeda celestial. E, nos últimos tempos, eles nos têm pressionado, cada vez mais, para sempre melhorar nossa comunicação com nosso querido município. E temos feito tudo que é possível fazer com moeda usada por eles.

No entanto, algumas de suas críticas aceitamos e apenas não podemos acatá-las por alguns motivos simples. Algumas páginas do blog estão paradas há muito tempo e outras um pouco desatualizadas. Tentamos compensar isto atualizando nossas páginas mais dinâmicas e lidas como Deu nos Blogs, nossa campeã de audiência, seguida pela página de Notícias, onde sempre há coisas interessantíssimas sobre Deus e o mundo. E assim vamos levando a AGD.

O nosso ponto alto, nosso Mural, no entanto é o que nos dá mais problemas. É um espaço importante de comunicação, onde as pessoas podem se expressar livremente, inclusive, se quiser usando o anonimato. E, muitas vezes, os nossos usuários abusam deste seu direito, sendo anônimos ou não. E temos que agir de alguma forma. Tanto por pressões da consciência como por pressões externas mesmo, igual ao nosso Congresso.

Houve períodos em que tivemos de manter o mural restrito (ou seja, nos tendo como moderadores, ou como censores prévios), mesmo contra nossa vontade, pois alguém nos enviou um e-mail dizendo que foi à delegacia porque achava ter sido atacada demais no Mural. No caso, minha consciência cooperou e concordei com a pessoa, embora, devo confessar tive medo que a AGD se tornasse um caso de polícia. Apaguei os recados e tornei o Mural restrito. Descobri que ser censor não é a minha praia, e diante de pedidos tornei novamente o Mural livre. Espero que ele continue assim. Até agora, só as pessoas e os animais costumeiros o estão usando e não parece que houve motivo ainda para alguém voltar à delegacia, para dar parte do nosso Mural.

Eu aproveitei este momento em que completamos 1000 postagens para fazer este relatório, que é de agradecimento aos nossos leitores e aos nossos colaboradores. E gostaria de dizer que estamos abertos para publicações de pessoas de Bom Conselho que queiram se expressar sobre sua terra, ou sobre outros assuntos,  bastando para isto nos enviar os textos. Será sempre um prazer publicá-los e ajudar Bom Conselho a lê-los. Se não querem enviar textos, podem nos enviar notícias sobre a terra que publicaremos, e como jornalista bissexto saberemos, como sempre fizemos, manter o sigilo das fontes, se não quiserem se identificar.


As pessoas que têm conosco colaborado, até agora não reclamaram de nada. Recebem religiosamente seus cachês em dia, assim que a quantia é repassada pelos nossos patrocinadores. Alguns reclamaram que a moeda em que eles pagam, a moeda celestial, se desvalorizou muito diante do real, mas, agora vem retomando o seu valor, principalmente, com a vinda do Papa ao Brasil. Não temam os de outra religião, pois a moeda celestial, tem o mesmo valor para cada uma delas, com apenas um ágio de 10% para ateus.  No plano político, a moeda tem o mesmo valor para todos. Quando é muito extremada cobramos um ágio também, mas, não interferimos na publicação. Neste mundo, nada é perfeito.

Um comentário:

  1. Parabéns!! Que a Gazeta Digital continue a prosperar por muito tempo!

    ResponderExcluir