Em manutenção!!!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A semana - Espionagem, Mais Médicos e Helicópteros




Por Zé Carlos

Mais uma semana que se passa. Na semana anterior não foi possível comentar o que  se passou. Fiz uma viagem quase mais longa do que a semana e fingi que não a vi. Porém, tenho certeza, que se a tivesse visto, o assunto não seria outro do que as consequências, ainda, das, manifestações de junho. Como num passe de mágica, o Congresso começou a trabalhar. Se eles usassem picaretas (refiro-me ao equipamento de trabalho, pois no sentido figurado o Lula disse um dia que havia mais de 300 por lá) em seu trabalho, o barulho seria ensurdecedor.

Corrupção passou a ser um crime hediondo. Eu não sei de que adianta isto se os corruptos parecem nunca serem julgados, e quando são julgados não são presos. Li a respeito de uma tal de PEC 18 (são tantas as PECs que brevemente faltarão números para nomeá-las, e talvez seja necessário Código de Barras) que torna automática a cassação de congressistas condenados no STF por improbidade ou crimes contra a administração pública, e que está sofrendo uma grande reação. Talvez, porque se ela passar o Congresso pode fechar, pois acabaram também com os suplentes.

Mas, isto tudo foi na semana antes da semana passada de que trata o filme abaixo. Volto-me a este agora.

Todos pensarão que o assunto mudou e saímos da vala comum das reações às manifestações. Que nada. Depois de uma constituinte morta, um plebiscito moribundo vem aí o programa Mais Médico, que seria a salvação para os problemas da Saúde no país. Mas, antes de tratar de medicina e saúde, atenho-me à mais nova reação ao povo na rua.

Pois não é que o Obama, presidente americano, foi o mote para que se produzisse malabarismos verbais intensos, no Brasil e na América Latina, como se fosse uma reação ao programa de espionagem americano em outros países?! Um americano trabalhava espionando outros países, e, talvez por ter brigado com o chefe, resolveu dizer ao mundo que os Estados Unidos o espionavam. Ouviam até mensagens entre os Papas, o que agora é possível porque temos dois, o renunciante e o efetivo. E foi declarado que o Brasil era espionado pelos empregados de Obama.

Foi um alarido por parte das autoridades brasileiras. Vejam no filme. Ora, como eu já sabia, por ter assistido todos os filmes de espionagem no Cine Rex, Cine Brasília, etc. e via que só países importantes eram espionados, por que o barulho? Só pode ser uma reação ao povo nas ruas. Ou seja, o Obama está interferindo em nossos assunto internos gerando assunto para que esqueçamos as justas reivindicações do povo. Estes gringos não têm jeito mesmo!

Agora comento a nova medida do governo, em resposta às manifestações: O programa Mais Médicos. Sei não, mas, isto parece um samba do crioulo (ou seria presidente) doido. Alguns lutaram há um pouco mais de 30 anos, para termos uma democracia plena, porque achavam que este regime político era o melhor para o país, e não uma ditadura, que “resolvia” os problemas a partir de éditos governamentais, no isolamento do Palácio. Chegamos a uma constituição, à duras penas, que nos permite que nos deu democracia, e agora, nem se olha para ela e tenta-se “resolver” os problemas à sua revelia, dizendo que um estudante de medicina para concluir seu curso terá em seu currículo em estágio obrigatório que ele não sabe aonde, o fará.

Ainda bem que o filme é de humor e o jeito que tenho é ri para não chorar. O programa Mais Médicos prever que o curso de medicina seja estendido por mais dois anos. Dizem que estes dois anos é para o estudante aprender “medicina em gente” e ele aprenderá no SUS. Como isto será feito, ainda não foi dito. A partir de 2015, o programa começa, e a partir de 2021, não temos médicos formados para outra atividade a não ser continuar aprendendo no SUS, e ninguém sabe aonde. E a partir de 2023 eles poderão sair do SUS ou não? Claro que deverão sair pois terão que dar lugar aos outros estudantes, todos os anos. Então o SUS, que já foi até indicado pelo Lula ao Obama, será sempre um laboratório estudantil. Talvez seja por isso que nossas autoridades não se tratam nele. Os pobres continuarão servindo de cobaia enquantos os ricos vão para o Sírio-Libanês. Agora deu-me vontade de citar a amiga Lucinha Peixoto: Me engana que eu gosto.

Finalmente, o filme aborda as andanças aéreas do governador do Rio de Janeiro. Ele tenta explicar que levar as babás, o filho, o cachorrinho do filho nos helicópteros do governo não é errado porque todo mundo faz. Isto para mim é uma denúncia contra os outros, do ponto de vista ético. Uma justificativa melhor seria ele dizer que carrega a família toda nas máquinas voadoras, à custa do contribuinte, mas todos eles vão de guardanapo na cabeça.

Agora fiquem com o resumo dos roteiristas da UOL e logo em seguida vejam o filme, e até o final para rirem mais ainda com os helicópteros das emissoras paraibanas.

“Esta edição do Escuta Essa! está em clima de espionagem. As informações divulgadas na última semana de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos teve uma base em Brasília para espionar o governo e empresas fez as autoridades brasileiras pedirem satisfações aos norte-americanos. No Congresso já há inclusive movimentações para que seja instaurada uma CPI para investigar o assunto. Outro caso que tem tirado o sossego do governo federal foi a briga que a presidente Dilma Rousseff comprou com algumas entidades médicas após anunciar programa que prevê aumento na duração dos cursos de medicina e obriga os formandos a atuarem pelo menos dois anos no SUS. No Rio de Janeiro, quem ficou em maus lençóis foi o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB). Uma revista semanal revelou que ele usa com frequência um helicóptero pago com dinheiro público para ir a uma praia com a família.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário