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quinta-feira, 18 de julho de 2013

GAIA, PONTA, CHIFRE - um cardápio secular




Por Carlos Sena (*)

 Fico matutando, como de costume, em cada final de noite. Por isto este meu matutar: “o que é que mais mexe com todos, independentes de tempo, de espaço, de ser jovem ou ser velho, de ser de geração moderna ou nem tanto”? Algo como: que tema mexe mais com as pessoas nas suas vidas privadas? Chego à conclusão que a “GAIA” ganha de dez sobre outros aspectos da vida, como disse privada. Porque “gaia” – assim mesma com o português truncado, mas é assim que tem graça falar de “galha”. Porque essa expressão é creditada ao veado – aquele animalzinho cheio de simbologias e que parece servir para todas as variáveis humanas de conduta a dois. Haja vista “viado” – aquele garoto que tem trejeitos de efeminados ser chamado de “viado” agora com “i” porque parece perder a graça chamar veado. Pois bem, o mesmo veado também sugere as “gaias” que tanto terror provoca aos humanos. Isso, naturalmente acontece por conta das galhas do pobre do veado que, não bastando ser cheio de galhas ainda anda e pula elegantemente.  Outro forte concorrente da “gaia” é “ponta” ou “chifre”. Ou seja, a gente pode dizer que fulano levou ponta ou levou gaia da mulher ou vice versa. Esses designativos são também democráticos: homem leva gaia e bota. Mulher, gay masculino e feminino, transexual, hermafrodita, enfim, todos levam gaia ou poderão colocá-la nos seus parceiros...

Dizem que a ponta ou a gaia tem origem portuguesa. Um pouco de cultura inútil? Pode ser, mas vale a pena tergiversar: falam que quando um português chegava à casa da amante, era combinado que ela botasse um chifre na porta para ele saber se o marido estava em casa. Ou vice versa. Mas, faz sentido, porque senão daria muito na vista, por exemplo, se fosse colocada uma toalha vermelha ou coisa do gênero, independente da história que elegeu o símbolo gaia ou chifre ou ponta como tal. Fato é que ser chifrado doi pra cacete! As histórias de chifre são todas cheias de muito humor, mas há muito ardor nalgumas delas, inclusive levando pessoas à morte afetiva e até física. Os motivos que levam as pessoas a chifrarem são diversos e fogem, certamente ao nosso crivo objetivo. Porque poucos dizem, de fato, os motivos que os levaram a trair os seus parceiros/as. O componente de caráter e personalidade certamente é importante. Contudo, há componentes do inconsciente que poderão levar alguém a trair pela própria traição. Algo com “dar pelo prazer de ver entrar”, somente.

Nelson Rodrigues escreveu uma das suas melhores peças de teatro convertida para o cinema, cujo título cai bem a propósito do que estamos dizendo: “Perdoa-me por me traires”... No primeiro momento a gente não entende muito bem, mas depois do filme tudo fica bem esclarecido. Isto porque o marido que já era idoso e casado com uma bela jovem achava que era o direito dela traí-lo, pois ele não dava mais “conta do recado”, digamos assim. Há outras variáveis no filme, mas esse é o principal fundamento da gaia que o coitado do marido leva e fica satisfeito e ainda pede perdão à esposa. Algo como: “você é tão jovem e tão bela” que adquiriu o direito de me trair – ou coisa do gênero. Afora Nelson, há inúmeras outras histórias da vida privada, mais da privada do que da vida, mas que são bem a tônica da ponta, do chifre, da gaia, que a tantas pessoas deixam tontos e desesperados, ou não?

Imagino que a história da gaia seja secular. Aparece até junto de Jesus no episódio de Maria Madalena. Alguém duvida que ela, como boa pecadora e sabendo que ficaria famosa no mundo inteiro, não iria ser gaieira? Há quem diga que talvez esse tenha sido seu menor pecado, mas, pecado é pecado independente do tamanho. Madalena até hoje se mantém como exemplo de pecadora que se arrependeu e virou santa. Sorte que não virou evangélica. Se ainda muitas Madalenas existem e não viram santas não podemos garantir nem temos como saber. Fato é que independente da história ou da Sociologia da gaia, gaia dói, mata, faz sofrer e leva muita gente a loucura. Não fosse a gaia muitas novelas não tinham Ibope, muitos livros não teriam sido escritos, muitas histórias de amor não teriam sido vividas. Em função da gaia parece que a vida a dois circula. Se não no grosso, mas no varejo das relações isso é muito presente em nossos dias. Pensar que desde que o homem é homem na face da terra que ele fica querendo uma pessoa só pra si é preocupante. Ou não? Porque tudo indica mesmo é que o homem não nasceu para a monogamia, mas é assim que ele quer que o parceiro seja, independente de que seja homem ou mulher ou derivados.

Gaia é tão produto de consumo que  na internet os diversos tipos de cornos não se cansam de serem repassados. Muitas dessas listas já com novas terminologias. No rol delas, corno manso é comum. Corno cuscuz também. Corno peixe, corno de todo tipo e com rima ou sem rima. Há no Recife, inclusive um bar dos cornos que até já saiu no Fantástico. Reginaldo Rossi tem sua carreira devida quase que completamente por conta do tema CORNO. Garçom seu principal hit é, no fundo, uma ode a cornice, bem como uma melodia que começa com “hoje é dia do corno” que faz muito sucesso no país inteiro. Como uma coisa leva a outra, no rol da cornice mora o controvertido ritmo musical BREGA. Para muitos um estilo, mas, para outros uma subcategoria de música com a qual não concordamos. Dor de corno é dor de corno e, como não se vende remédio na farmácia, tem que ser curada de alguma forma numa mesa de bar, no ombro de um amigo ou com um garçom no final de noite...

Vê-se, pois, que ser corno parece que não é mais privilégio de ninguém, pois além do corno assumido há os que não assumem nunca. São aqueles que sempre respondem na base do clichê: “se fui não sei, mas devo ter sido”. Já vi muitos desses me dizerem isso sabendo que eu sabia que eles levaram um chifre roxo e quase morreram e até nem se recuperaram nunca. Neste sentido o “poeta” Tiririca se imortalizou com  uma frase “gaia é coisa que botaram na nossa cabeça”... De fato, gaia, ponta, chifre, que são subnomes de traição nunca sairão do cardápio das relações em todos os tempos. A grande contradição é que todos os seres humanos têm dentro de si os princípios básicos da gaia. A maioria dos homens adora chifrar as esposas, mas morrem quando descobrem que são traídos. Diferente das mulheres gaieiras. Estas quando chifram o fazem sem peso na consciência, pois fazem bem feito e com o dom de iludir tão comum delas e isso é positivo. Gaia é coisa tão doida que já conheci um gay que deixou a mulher após saber que ela o chifrava. Acho que foi desculpa esfarrapada dele, mas foi o que nos disse. Por outro lado, conheci também mulheres que, decepcionadas com o marido traidor foram felizes com outras mulheres e por aí vai.

Certo ou errado, justo ou injusto, dolorido ou suave, gaia é gaia e já faz parte do nosso “calendário afetivo”. Talvez por isso as pessoas fiquem tão preocupadas em saber tim tim por tim tim da vida do parceiro. Muitas até botam detetive particular para saber se os maridos ou mulheres são traidores. Alguns resultados da traição podem ser trágicos como o caso de um nordestino que matou a esposa e a retalhou depois de morta colocando-a numa mala e a deixando na rodoviária do Rio de Janeiro. Nas cidades grandes e pequenas crimes de traição acontecem independentes de tempo ou de evolução ou de tamanho das cidades. Gaia também não depende muito de formação intelectual, embora saibamos que as pessoas mais esclarecidas não partem para a violência após descobrir uma traição. O que não significa que não matem, pois as questões do comportamento, da cultura, transcendem a racionalidade. Portanto, vemos que é esse um tema inesgotável e que certamente carecerá de mais enfoques no seu desenvolvimento. Porque, afinal, gaia é gaia e é uma coisa que botaram na nossa cabeça, mas esqueceram de tirar...

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(*) Publicado no Recanto de Letras em 26/05/2013

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