Em manutenção!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A sucessão de Teori: Que tal um suplente de Ministro?




Por Zezinho de Caetés

Todos aqui se lembram das regras das monarquias que, entre elas, havia uma que dizia: “Rei morto, Rei posto”. Ela indicava que não se poderia ficar sem um rei nem durante segundos, e por isso as normas sucessórias desciam aos mínimos detalhes.

Ainda hoje, por exemplo, na monarquia inglesa, se a Rainha “bater a bota”, o Príncipe Charles vira rei no mesmo instante. É um terminando os suspiros neste mundo e o outro começando a respirar o poder. E se o príncipe herdeiro morrer junto, não tem problema, já haverá outro rei e assim sucessivamente.

E por que estou escrevendo isto? Porque o Brasil está mais parado do que já estava antes com o imbróglio da sucessão do Teori Zavascki, que deu seu último suspiro semana passada nos mares de Paraty. Ou seja, a pergunta: “Quem substituirá o Teori?” é a mais importante que já se teve no Brasil desde que o D. Pedro I perguntou ao pai se deveria ficar no Brasil ou ir para Portugal, e deu no que deu.

Ora, se houvesse normas legais ou costumeiras para substituição de ministros, não estaríamos passando por este problema. Mas, tudo isto não teria a mínima importância se não fosse o que o Teori estava fazendo, como relator da Lava Jato.

Nós não acreditamos, como o Sérgio Moro disse, que ele seja um herói do povo brasileiro. Isto é título para Lula ou para o Zé Dirceu. Penso apenas que ele cumpriu sua obrigação de juiz. E triste de um país que quem apenas por cumprir suas obrigações torna-se um herói.

Todavia, eu penso que as normas de sucessão de ministros do STF não são bem alinhavadas porque é difícil algum deles morrer no cargo. Eles se aposentavam aos 70 anos e agora com 75, e sabemos que esta, no Brasil de hoje, não é a idade para morrer. E nem mesmo para se aposentar, se não me engano, nos Estados Unidos, em sua Suprema Corte, um ministro só sai quando morre.

Talvez, aqui no Brasil, como é o país das “bolsas” e das aposentadorias, poder-se-ia criar a figura de “suplente de ministro”, como já há a de suplente de senador. Então quando indicasse o ministro, o presidente de plantão deixaria para o próximo presidente indicar o suplente, ou mesmo os outros ministros indicarem alguém.

Isto não seria uma solução perfeita, mas, pelo menos não estaríamos esperando hoje o sucessor do Teori, enquanto espocam nas redes sociais a lista que ele tinha da delação da Odebrecht. Que já está sendo chamada da lista dos suspeitos nas várias “teorias da conspiração” que hoje se apresentam.

Li que há hoje três alternativas para a sucessão do Teori, e que todas elas tem respaldo jurídico. O grande problema é quem vai oferecer o seu à seringa para escolher uma delas, se Carmem Lúcia sozinha ou todos o ministros reunidos. E se for este último caso, vai ser uma verdadeira briga de foice no escuro.

Tudo isto poderia ser evitado se já houvesse um suplente. Hoje o Senado quase tem mais suplentes do que senadores eleitos, e está funcionando (fiz um esforço danado para encontrar outra palavra, mas....). No entanto, como não há regras perfeitas, a regra do suplente, como propus acima poderia ser pior do que o soneto.

Já pensaram se ao nomear Teori a Dilma tivesse indicado o Lula como suplente? E não me venham falar em amplo saber jurídico, pois isto não tem nenhuma importância para o PT e todos sabemos que Lula é meu candidato à Academia Caeteense de Letras, e já tem mais de 600 títulos de Doutor.

O problema seria ficarem martelando com a Teoria da Conspiração de o Lula seria o culpado pela morte do Teori. Não, sei que meu conterrâneo é muito inteligente, mas, sua inteligência não chegaria a tanto quanto dizem as várias teorias da conspiração.


Esperemos que nesta semana este imbróglio se resolva e que o Brasil comece a andar de novo, com o Temer já incluindo na Reforma da Previdência a aposentadoria de ministro do STF somente aos 100 de idade. Por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário