Em manutenção!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A semana - Olimpíada, Política, Randolfe Rodrigues e Pedro de Lara





Por Zé Carlos

Nunca comecei um texto com tantas dúvidas na cabeça. Primeiro não sei o que abordar primeiro, se a Olimpíada ou a Política. Segundo, não sei se entro nas manifestações pelo “Fora Dilma” ou naqueles que gritam o “Fora Temer”. Pensando exclusivamente nesta coluna, onde o humor e a política abundam, deverei começar pela Política e pelo “Fora Dilma!”, por motivos, para mim, óbvios. Não podemos tirar os Jogos da Política, e adoraríamos ver a nossa musa, a Dilma, até o final do mês, ou, “o mais tardar”, no início de setembro, em tempo integral e dedicação exclusiva a esta coluna. E, para ser franco, depois da votação do Senado, tenham certeza, em setembro a ex-presidente escreverá direto de Porto Alegre, para ela.

E foi nesta sessão do Senado, que levou nossa colaboradora maior à defenestração, de onde surgiram os maiores shows de humor. Eu mesmo não sabia que havia tantos humoristas naquela casa parlamentar. Por quase 25 horas, os oradores se revezaram na tribuna, e se comportavam como concorrentes a uma medalha do humorismo. Óbvio que, a bancada petista, que se uniu em torno do “golpe”, para os seus shows individuais foram impagáveis. E desta vez eles não se comportaram como um conjunto que pudéssemos dar um nome sugestivo. O discurso do golpe nos fez quase morrer de rir. E esta sessão já está nos anais desta coluna.

Para vocês terem uma ideia, depois de ter sido acusado de ter batido na amante (ele diz que não bateu nem com uma flor) o humorista Telmário, disse que o impeachment era um atentado por atingir a uma mulher. Será que a amante dele foi impichada também? A Vanessa Graidiotin, lá do Amazonas, imitando nosso colaborador Zezinho de Caetés, chamando a Dilma de “presidenta inocenta”. A Gleisi Hoffman, cujo marido é acusado de botar no bolso a grana do crédito consignado, dizendo que tanto ele quanto a “presidenta” são honestos. O meio minuto de silêncio do Magno Malta em homenagem à defunta impichada, com pêsames ao PT. O Collor dizendo que era um santo homem. Lindberg, que chamam de “lindinho”, foi de humor descomunal, ao dizer a velha piada: “Vai ter luta!”. O senador Cristóvam saindo de cima do muro e votando a favor do impeachment, com aquele seu aspecto de Groucho Marx intelectual. O Lewandowski tomando o lugar do Renan Calheiros, quando deveriam atuar em dupla, para um maior nível de humor. Enfim, foi uma pândega.

E, no final das contas, veio o resultado que só surpreendeu mesmo ao nosso conterrâneo, o Randolfe Rodrigues, que saiu do PSOL para cair na REDE, e parece, pelo seu discurso, maluqueceu de vez. Dizem até que seu objetivo com o discurso foi matar o Lindberg, a Gleisi e a Vanessa de inveja. Ora, ele chegou a dizer que o problema era que a Dilma era inocente porque, ela pedalou, mas, pedalou para o bem. Disse que ela até mandou o dinheiro para o Ministério da Justiça para reforçar a Lava Jato. Eu realmente pensava que em Bom Conselho, nossa capacidade de fazer humor tinha sua figura maior em Pedro de Lara. Agora, depois da posição do nosso senador, vejo que precisamos urgentemente de uma estátua dele juntinho da do nosso grande Pedro. Eu só não sei se o Pedro irá se revolver no túmulo pela ideologia do Randolfe, que continuou mesmo deitado na rede. E ainda mais, sustentem o bucho, propõe eleições antecipadas. Será que ele vai assinar junto com Dilma sua carta de despedida? Esta ideia é a mesma dela.

Ainda para me manter na sessão que mandou a Dilma para nossa coluna, e ao mesmo tempo não perder os Jogos Olímpicos de vista, constatei que o Senado entrou de verdade no clima, quando bate recorde atrás de recorde em votos a favor do impeachment. Na fase de classificação o impeachment venceu por 55 votos, agora, já venceu com 59 votos, com a falta de Renan, que estava contundido. Na final, com a volta de Renan às urnas, já são esperados 63 votos. Quem sabe os políticos de Bom Conselho convençam o Randolfe a votar também contra? De qualquer forma, uma medalha já é certa ao atingir a marca que todos brasileiros esperam que levam a Dilma a ir para Porto Alegre, e se dedicar a esta coluna.

Bem, hoje escrevo na véspera do Dia dos Pais. Portanto, ainda teremos semana amanhã. Todavia, não espero maiores acontecimentos no campo político que desmereçam esta coluna. A não ser que, em pleno domingo a nossa musa, resolva renunciar. Eu não creio, a não ser que o Lula, que está em Brasília, tenha lhe aconselhado a deixar que ele comemore junto com a Suzane Von Richthofen, este dia. Eu soube que a Suzane, sim, aquela que matou os pais, vai sair da cadeia no domingo que vem. São as coincidências da vida que servem ao humor pelo excesso de tragédia. No entanto, se a Dilma renunciar também no Dia dos Pais, de uma forma de outra, pelo humor contido no ato, eu farei um adendo à coluna. Por falar nisto, será que o Lulinha e o Luleco vão estar com o Lula domingo? Se depender do Sisudo Sérgio Moro, isto é incerto.

Outra grande dúvida que fica é se a Dilma vai se defender pessoalmente no julgamento no Senado. Eu penso que ela não vai para não encontrar o Collor, e ele dizer: "Eu sou você amanhã!". Mas, se ela for, será um dos maiores shows de humor dos últimos tempos. Já pensaram, ela e a Gleisi Hoffman contando piada juntas? Seria para morrer de rir. Aliás em relação a ir ou não ir, o Lula proibiu que sua mulher e filho fossem depor ao Ministério Público sobre o sítio que ele diz não ser seu. Já pensaram se chega e ela diz que dela mesmo só o triplex do Guarujá?

Eu iria falar também do Temer, que está começando a ficar conhecido, ao ponto de que houve já manifestações até de estudantes e intelectuais cuja base é o “Fora Temer”, mas, não vou fazer isto porque quero deixá-lo em paz com o Michelzinho que, recentemente, ganhou um presente do Pokémon Go, e, dizem, sua vida é caçar os bichinhos junto com os pais lá no Jaburu. De qualquer forma, que todos os Pais, tenham um belo dia e com muito riso.

Como complemento vejam o discurso do senador de nossa terra Randolfe Rodrigues, e fiquem sérios se isto for possível. Eu, desde já o convido para caçar pokémons lá em Bom Conselho. Dizem que a sede da A Gazeta, o melhor jornal da cidade é um pokéstop.


Um comentário:

  1. Mais um final de semana e Lula nada de ser preso. O Brasil não aguenta mais...

    ResponderExcluir