Em manutenção!!!

quarta-feira, 23 de março de 2016

"Não vai ter golpe!", disse a presidenta birrenta




Por Zezinho de Caetés

Em primeiro lugar dou os parabéns a nós mesmos pelo nosso “meio milhão” de acessos. Se a Dilma, nossa presidenta, incompetenta, ineficienta e birrenta, tivesse o apoio dos brasileiros neste número para ficar no poder, ela estaria em excelente condição.

Pelo andar da carruagem, que só tem um cavalo porque os outros foram visitar o colega Renan, o impeachment não demora muito. Eu nunca vi, nem na história deste país, nem na dos outros, um desgaste tão grande de governo e de um partido como o que estou vendo com a Dilma Não Vai Ter Golpe Roussef e com o PT. Se isto for coisa das “elites” como eles dizem, então o governo foi um sucesso retumbante porque conseguiu colocar mais de 70% nas “elites” que estão pedindo o afastamento presidenta.

Transcrevo abaixo um texto do Hubert Alquéres chamado “Matar ou morrer”, que é um nome de um filme de cowboy famoso e antigo, que o compara com a comédia paródia do mesmo “Matar ou correr”, chanchada nacional, muito mais adequada para representar a situação do governo hoje.

Ontem, a presidenta disse que não “correria” jamais e partiu para a matança: “Não vai ter golpe!”. E todas as pessoas sensatas deste Brasil, grupo onde não entram petistas renitentes, concordam com isto, sabendo que quando a situação se agravar, não tenham dúvidas, vai ser uma correria geral.

Fiquem com o texto do Hubert que eu vou comprar o bacalhau, que dizem, está pela hora da morte. Vou comprar umas 100 gramas com minha aposentadoria. Vai dar, porque o período é para jejuar mesmo.

“Absolutamente ilhado e sentindo cada vez mais a falta de oxigênio, o governo Dilma Rousseff decidiu ir à guerra. Ou como disse um assessor presidencial: “agora é matar ou morrer”. Dada a ordem, o Palácio do Planalto passou a viver o seu faroeste, muito embora a turma que lá habite esteja mais para Frank Miller (Ian MacDonald) do que para o xerife Will Kane (Gary Cooper), personagens do genial filme de Fred Zinnemann.

No clímax imaginado por seus atabalhoados estrategistas a presidente partiria para o confronto final, duelando ao mesmo tempo com a Polícia Federal e o Congresso Nacional. Para não falar no Poder Judiciário e nos 65% dos brasileiros favoráveis ao seu impeachment, esse mar imenso de “golpistas”.

O que temos assistido, contudo, tem sido um anticlímax, mais parecido com a chanchada “Matar ou correr”, contracenada pela impagável dupla de comediantes Oscarito & Grande Otelo.  O golpe de mestre, a nomeação de Lula para ministro-chefe da Casa Civil, revelou-se um tiro n’água.

Imobilizado em seu raio de ação, o caudilho se vê envolvido em um emaranhado de pareceres da Justiça desfavoráveis à sua posse. O último, da ministra Rosa Weber, negou-lhe o habeas-corpus impetrado no STF.

Mesmo se vier a ocupar o cargo (ainda cabe recurso da decisão da ministra Weber), seu poder de fogo e sua capacidade de aglutinar a base aliada serão praticamente nulos. O PMDB lhe dá as costas, Michel Temer o ignora soberanamente, a ponto de sequer querer ter uma conversa com o velho morubixaba.

Tão ou mais desastradas foram as bravatas do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, para cima da Polícia Federal, com vistas a intimidar a instituição nas suas ações investigativas da Lava-Jato. Como se isso fosse pouco, tornou-se público o plano do Planalto de trocar a direção da PF.

É a aplicação de Maquiavel ao contrário. O governo anuncia o mal a conta-gotas, mas não o concretiza.  Arca com o desgaste e aprofunda mais ainda seu isolamento.

Óbvio, não há a menor condição de abafar a Lava-Jato, de interferir diretamente nas investigações da PF, sob pena de enfrentar a “sublevação” da corporação, um clamor das ruas ainda mais forte e a indignação da opinião pública internacional.

A equipe jurídica do governo segue a mesma linha ao preparar recursos ao Supremo contra o pedido de impeachment, caso seja aprovado. Ao antecipar-se ao resultado, dá uma enorme contribuição ao clima de barata-voa na sua base parlamentar.

Há 15 dias o governo pensava ter 250 parlamentares contra o impeachment. Hoje acredita ter 172. Quantos serão na próxima semana?

Fácil entender tamanha movimentação. A expectativa do poder atrai mais do que o próprio poder. Faz sentido, portanto, a frase de um parlamentar da base governista: “eles que fiquem com o Titanic”.

Dilma sente a terra fugir-lhes aos pés, dá demonstrações de destempero, como no seu discurso no encontro com “juristas”.

Neste mar revolto importa aos democratas não aceitar o clima de bang-bang. O confronto, a radicalização, a pregação do ódio, não são a praia dos brasileiros.

O Brasil fará a travessia para um porto seguro se houver a combinação da legitimidade das ruas com a legalidade do Congresso, com o estrito respeito ao rito processual do impeachment definido pela a Suprema Corte; a guardiã da Constituição e do Estado de Direito Democrático.

A ordem, a paz, a tranquilidade, a observância da separação e harmonia entre os poderes da República são as bandeiras.


Sem essa de matar ou morrer.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário