Em manutenção!!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Recordar é Viver - Maria I de Portugal versus Dilma I do Brasil (09/04/2015)


Maria I de Portugal, a Louca.


Por Zezinho de Caetés

Hoje, minha incursão na mídia foi apenas aqui na AGD. De novidade não tem nada além do bom texto do Zetinho, e a semana passada a limpo, pelo Zé Carlos. Só na sessão Deu nos Blogs, eu encontrei algo digno dos meus comentários. Foi um texto pequeno do Ricardo Noblat, de ontem (08//04/2015), que se eu não conhecesse a Lula e a Dilma, eu poderia dizer que aquela rainha e o seu antecessor Dona Maria I de Portugal, que foi até princesa do Brasil, e era chamada Dona Maria, a Louca, eram eles.

Pelo que ando lendo por aí, a Dilma realmente maluqueou. É tão preocupante o fato, que o seu antecessor, o Lula, está tentando ressuscitar do túmulo onde hoje está metido e convoca manifestações dos seus súditos contra o governo dela. Ele já sabe que, se deixar ela terminar seu louco governo, sua ressurreição não chega até 2018. Dizem que ele ficou possesso com o resultado das manifestações, porque o número de pessoas não foi o esperado. Também pudera, com a verba do PT escassa para pagar os manifestantes, e a mortadela pela hora da morte, só poderiam ir às ruas mesmo, uns gatos pingados.

Mas, vejam, se o Lula não tem razão! Num único dia (vejam o texto abaixo) ela extinguiu um ministério, deixou o ministro zanzando na Esplanada do Ministério, levou um fora de outro que já era seu ministro, e passou a coordenação política ao seu vice-presidente, que já faz oposição a ela, e só sua loucura não a deixa ver.

O texto abaixo diz, acertadamente, que o governo dela parece mais uma biruta de aeroporto, e eu apenas acrescentaria que se ela continuar assim, o vento leva a biruta. E o vento que mais se fala é o povo nas ruas, que já não crer mais em nada que venha do PT ou do governo Dilma.

Então, vocês já pensaram em que estado se encontra meu conterrâneo, o Lula, neste momento, em que vê a insanidade invadir a rainha, em seu palácio, quando ele foi considerado o melhor rei que passou por lá? Está arrasado, e com razão. Mesmo que eu saiba que todos os elogios e todos os títulos dados à sua majestade Lula I, e único, eram apenas, criação de sua cabeça, e de sua oratória de pega-tolos.

E não é por acaso que o Noblat, no texto abaixo, o intitula “O governo provisório de uma presidente sem talento”. É uma constatação fatual, que, não foi vista pelo povo na última eleição pela sua incapacidade de ir além das bolsas. E hoje é o que temos. Uma mulher que, como presidente, poderia ser uma grande cozinheira de macarrão, está no comando de nossa república.

A pergunta que se faz é: “Para onde vamos?”. Eu não sei vocês, mas eu vou às ruas no próximo domingo, pedir o impeachment ou renúncia, dentro da lei e da ordem. Se não encontrarem nenhuma prova contra ela, noutras áreas, para que isto se justifique, basta a mandar fazer um exame psiquiátrico, como fizeram com Dona Maria I, a Louca.

Fiquem com o Noblat, enquanto eu me preparo para orientar os ventos para derrubar a biruta, no próximo domingo, com ventos suaves e sem violência.

 “Na Casa Branca, ontem, faltou energia. No Palácio do Planalto faltou juízo. O mínimo de juízo.

Seria imprudente dizer que foi o mais atrapalhado dos dias do governo Dilma. Afinal, o segundo governo dela está mal começando. E começando mal.

Em menos de 100 dias, Dilma trocou três vezes de ministro e extinguiu uma Secretaria com status de ministério.

O governo parece mais uma biruta de aeroporto que muda de direção ao sabor da força dos ventos.

Na última segunda-feira, o dia anoiteceu com a notícia de que Eliseu Padilha (PMDB-RS), ministro da Aviação Civil, havia sido convidado por Dilma para substituir Pepe Vargas (PT-RS) no ministério encarregado da articulação política do governo.

De fato, ao esbarrar em Padilha durante o almoço, Dilma o convidou para o lugar de Pepe. Padilha levou um susto.

Presidente não costuma convidar ninguém para o governo. Manda um emissário sondar a pessoa. Assim evita ouvir um não.

Padilha pediu tempo para pensar. Depois consultou Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Temer.

Foi dormir decidido a recusar o convite.

O Palácio do Planalto é um ninho de cobras venenosas, todas elas do PT. Por que se arriscar a ser picado por elas?

Quem convive de perto com Dilma sabe como é difícil lidar com seu temperamento explosivo. Ela confia em poucos. Centraliza o poder. E detesta a política e os políticos.

O ministério da coordenação política é o que registra o maior número de óbitos desde o início do governo Dilma.

Ontem, pela manhã, Padilha disse não a presidente. Alegou que é pai de um filho de poucos meses de vida. E que sua mulher vetara sua saída de um ministério para o outro.

Acostumada a humilhar seus subordinados, Dilma acabou humilhada por um deles.

Para que o estrago em sua imagem não fosse maior, só lhe restou improvisar outra vez: convidou Temer para assumir a articulação política do governo.

Joaquim Levy, ministro da Fazenda, é quem manda na Economia. Tenta corrigir os erros cometidos por seu antecessor no cargo, Guido Mantega, e por Dilma, que pensa que entende de Economia.

Caberá a Temer mandar na Política. Sobrará o quê para Dilma? Pouco sobraria se essa divisão de fato funcionasse. Mas, não.

Dilma fiscaliza de perto até o que Levy diz em palestras. Só faltaria agora ela armar o palanque para que Temer desse um show de habilidade política.

Se tal ocorresse, o presidencialismo como regime de governo daria ensejo na prática a um tipo de parlamentarismo à moda brasileira. Como peru.

A tese de que Dilma fez uma jogada de mestre jogando Temer, presidente do PMDB, contra Eduardo e Renan, pode interessar aos porta-vozes informais dela, mas não se sustenta na vida real.

Sozinho, Temer não manda no PMDB. Entre virar um pau mandado de Dilma e continuar influente no seu partido, preferirá o segundo caminho. Logo...

É só dar tempo ao tempo para conferir que foi mais uma jogada desastrada de uma presidente famosa por sua incompetência.

A culpa é de Lula que a inventou.


Desde que se convenceu do seu erro, Lula tenta sem sucesso reassumir o controle do avião.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário