Em manutenção!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

A semana - Saudação à mandioca e a república do "pixuleco"




Por Zé Carlos

Esta semana que passou foi um verdadeiro terror, a próxima deverá chegar ao nível do Conde Drácula ou do Zé do Caixão. E, nossa causa, a do humor, está difícil de não ser negro (já aviso que um dos meus avós era mulato, outra era cafuza e outro era branco, para mostrar que tendo todos estes genes, não sou racista, então não me processem por isto), com tudo que nela aconteceu.

Já comecei publicando aqui um texto do Zezinho de Caetés, que bateu o recorde do blog em um só dia, só porque falava do suicídio da Dilma (aqui). Ou melhor, de um suicídio Porcina, porque era, sem nunca ter sido. Como ele mesmo diz lá: “E, realmente, não passou disto, de uma brincadeira nas redes sociais, onde se mata qualquer um em menos de um minuto. A internet hoje se tornou um tipo de esporte onde as pessoas podem satisfazer seus mórbidos desejos e ainda influenciar pessoas, para o bem ou para o mal.”

Nem adianta enfatizar que, mesmo usando a internet para informar os fatos semanais, eu tento ficar longe da morbidez, e quando não posso fazer isto, tento transformá-lo em humor, que atinge o mesmo objetivo, porém, com resultado diferentes para nossos 9 leitores. E aí já estar o preâmbulo deste texto, que começa e termina com nossa musa inspiradora, a Dilma, e termina com ela. Começa ela tentando o suicídio com tranquilizantes, o que já é hilário, para uma ex-guerrilheira, e termina (estas redes sociais não a deixam em paz) com a notícia de que o motivo principal de sua viagem, para visitar Obama, é pedir a ele, pelo amor de Deus que ele lhe conceda asilo político. Seria uma pena, porque no texto da próxima semana só poderíamos escrevê-lo em inglês, a língua mais falada em nosso país ultimamente. Afinal de contas todos querem emigrar para os States.

Vocês vejam a que chegou nossa presidente. Embora tendo certeza que, igual ao suicídio, isto não é verdade, dá vontade de rir, apenas quando pensamos que se ela fosse sensata, realmente não voltaria ao Brasil, mesmo que o asilo americano não fosse concedido. Ora, todos sabem, que a rota do avião presidencial para ir a Washington, passa por cima de Cuba, e que o Fidel jamais lhe negaria asilo pelos serviços prestados à aquele país caribenho. Afinal de contas, ela construiu lá o maior porto de sua gestão, o Porto de Mariel, hoje, servindo à sua finalidade maior, de receber turistas americanos. E seria melhor escrever na próxima semana em espanhol, ou, em dilmês mesmo, que é a língua do humor nacional.

Deixemos as conjecturas de lado e vamos aos fatos passados. E, se sustentem em suas poltronas. Vocês sabiam que a Dilma criou uma “mulher sapiens”? Não? Pois ela, na abertura do Campeonato Mundial dos Povos Indígenas, disse textualmente:

“Nós somos do gênero humano, da espécie sapiens, somos aqueles que têm a capacidade de jogar, de brincar, porque jogar é isso aqui. O importante não é ganhar e sim celebrar. Isso que é a capacidade humana, lúdica, de ter uma atividade cujo o fim é ele mesmo, a própria atividade. Esporte tem essa condição, essa bênção, ele é um fim em si. E é essa atividade que caracteriza primeiro as crianças, a atividade lúdica de brincar. Então, para mim, essa bola é o símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em homo sapiens ou mulheres sapiens

Vejam só a capacidade imaginativa de nossa governante, mas, principalmente, de nossa maior colaboradora no humorismo. É óbvio, que esta capacidade não é só dela, no PT já se faz humor coletivo. E o melhor de tudo, para mim, que tenho que fazer rir os meus leitores, todos aplaudem esta barbaridade, que é tão grande quanto o decreto para tratá-la como “presidenta”, o que não fazemos aqui, por motivos óbvios. Sei que ela não pode falar mais a grandes massas populares porque as “panelas” não deixam. No entanto, já imaginou ela repetindo, num comício, lá na Avenida Paulista ou aqui no Largo de Casa Amarela, as palavras, “homo sapiens” e “mulheres sapiens”, seria linchada imediatamente. Ou a plateia berraria furiosa: “mulher sapo é a mãe!”.

Se vocês pensam que acabou o discurso da Copa dos Índios, estão enganados. Se alguns já começaram a bolar pelo chão, descansem, e continuem. Lá, ela também disse, que somos “sapos” por causa da invenção da bola. E fez isto mostrando uma bola feita de palha de coqueiro (penso eu), e querendo agradar os índios presentes. Há até uma foto do Pajé presenteando a referida bola a ela. Ninguém sabe o que ele disse a ela, mas, poderia ter sido: “Índio não quer bola, índio quer apito!”. Então está tudo explicado, porque ele pressentia que a Dilma iria usar o apito. E o fez.

Eu já sei, que a esta altura já deverá haver alguns leitores hospitalizados pelo excesso de riso. Mas, esta coluna não seria justa com a nossa musa se não transcrevesse uma de suas mais hilariantes frases deste discurso, já cognominado de A Saudação da Mandioca:

“Nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação, e, aqui, nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a deles. Temos a mandioca, e aqui, nós estamos e, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu tô saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil”.

Como vocês podem avaliar se chegaram até aqui vivos, é que a Dilma, realmente, se superou com esta saudação. Alguém, em sã consciência, poderá não rir, agora, quando encontrar uma mandioca? Bem, poderá rir ou poderá chorar, dependendo do uso que se faça desta grande conquista. Dilma já escolheu o dela.

Mas, deixemos a mandioca, digo, a Dilma de lado e passemos para outros assuntos. E não poderia deixar de ser alguns que nos foram proporcionados pelo nosso outro, grande colaborador, o Lula. Este é outro, que quanto mais passa aperto mais nos faz rir. É um pândego, como sempre digo. Mesmo se ele não faz humor, outros fazem com o seu nome. Imaginem que um paulista, vendo que o Lula poderia ser preso, e se isto acontecesse esta coluna poderia diminuir o humor semanal, impetrou um Habeas Corpus preventivo, contra a a sua prisão. Ou seja, ele apenas tentou impedir que um dos maiores humoristas do país, fosse preso. Sabem o que o Instituto Lula fez? Divulgou uma nota dizendo que o Lula não tinha nada a ver com caso. Ninguém entendeu nadica de nada. Ou, quase ninguém, porque eu entendi muito bem. Todos ficaram sabendo que os “propineiros” da Lava Jato, chamavam Lula de Brahma. Como no instituto ninguém sabia que Brahma é um deus e isto era um elogio, quis impedir, preventivamente, o que viria a seguir: Agora teríamos o Instituto Brahma.

Outro fato que não pode deixar de ser comentado, numa sessão de humor, foi a ida de parlamentares brasileiros à Venezuela. Já sei, meus céticos leitores já estão, mentalmente, dizendo, que eu já escrevi a respeito disto, inclusive criticando o Senador (não cito o nome para ele não requerer o Art. 14) que quase nasceu em Bom Conselho, por ele ter sido contra a ida de alguns outros parlamentares (que não puderam quase lá entrar), na semana retrasada. O hilário desta ida é que o próprio senador garanhunhense foi junto com o grupo, fazer a mesma coisa, e que foi presenteado com uma máscara de palhaço pelo grande opositor do Maduro na Venezuela. Ou seja, não voltaram com a cara lisa, e sim com a cara de palhaço. Adiante.

Bem, até aqui, o humor foi branco como as águas do Papacacinha, agora ele se tornará mais escuro do que o petróleo vindo do pré-sal. Um empresário, pagava propinas a meio mundo dos políticos, para ganhar os contratos da Petrobrás, Ricardo Pessoa é o nome dele, resolveu abrir o bico e cantar mais do que o Chávez, quando aparece ao Maduro na forma de passarinho. E com este mavioso canto, não nos dá certeza de que teremos esta coluna na próxima semana. Será que haverá semana política a partir desta segunda-feira?

Foi um horror e agora sim, todo o humor que sair daqui é negro mesmo. Ou seja, a situação de certos políticos no Brasil, já está superando a capacidade da Lava Jato. É muita sujeira. Só para falar nos principais, o empresário diz que doou tanto dinheiro para as campanhas eleitorais de Dilma e Lula, houve sobras suficientes para até para bancar qualquer tratamento no Sírio-Libanês. E onde está o humor disto? É que li ontem que nossos colaboradores já disseram que não tem culpa nenhum disto. E quem é o culpado? Pensei que seria o mordomo, mas, nossos gênios do humorismo disseram que a culpa é do tesoureiro. E eu pergunto: De novo?

No momento que escrevo não sei ainda notícias da viagem da Dilma aos Estados Unidos, e não posso saber se ela pediu asilo político por lá, ou pulou de paraquedas em Cuba. O que sei, se tudo o que o empresário for verdade, tanto ela quanto Lula estarão em tempo integral dedicados a escrever para esta coluna. Então, Deus queira que a Dilma renuncie e que o Lula se junte aos companheiros ornados com tornozeleiras eletrônicas, ou junto com seu amigo Pizzolato.

Bem, agora vocês podem ler abaixo o resumo do filme dos produtores do UOL que mostram os principais fatos da semana política e depois vejam o curto filme logo abaixo. Antes de desejar um boa semana, forçando o meu lado otimista, eu quero dizer como o tesoureiro do PT, o Vaccari, chamava o dinheiro das propinas recebidas e colocadas dentro de sua mochila característica: Pixuleco. Então podemos dizer que nos tornamos a república do pixuleco. Que coisa horrorosa!

“A presidente Dilma Rousseff (PT) saudou a mandioca e "inventou" as mulheres sapiens em uma semana marcada pelas críticas de Lula ao PT.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário