Em manutenção!!!

terça-feira, 21 de abril de 2015

AZARENTO





Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho


Designa-se uma pessoa como azarento quando é uma pessoa sem sorte, apenas no meu entender é uma superstição adquirida ao longo de tempo, principalmente no interior, mesmo assim vamos falar de um azarento, que conviveu conosco, e considerava que nada na sua vida dava certo e com isto ele ficava desesperado, e ansioso o nosso Juquinha. Alto e louro, olhos azuis. Uma cabeleira que dava inveja. Andava sempre alinhado e era mantido pelos seus pais, logo no início da sua vinda para a Capital. Morava no Recife, cidade de dos seus sonhos desde menino que agora estava se realizando, aonde veio para estudar, deixando o seu interior Aguazinha. Logo que aparecia na rua às pessoas apontavam para ele, lá vem o azarento, não fale nada com ele, pois pode trazer azar para nós. Isto criou um transtorno desmedido e fez com que deixasse a sua cidade natal. Mas, mesmo ele, o Juquinha se sentia azarado, tudo que fazia ou queria fazer ou realizar dava por água abaixo. Não tinha namorada, a que arranjou dispensou - azar; no vestibular fez por três vezes e não passou em nenhuma, a que tinha chance errou a ultima questão, não passou azar; no emprego o azar lhe perseguia, quando estava se dando bem acontecia algo errado, - azar; e assim foi se criando na mente de Juquinha que o azar que lhe perseguia. O padre da igreja Nossa Senhora de Lourdes, o aconselhava, não pense nisso isto de azar é folclórico.  Ficou pensativo. Esta lenda interiorana passou a fazer parte da sua vida. Morava em uma pensão na Rua Velha. Ainda ninguém sabia deste fato, que ele mesmo contou para todos, quando caiu do segundo degrau da escada – isto é um azar. A partir deste momento, os convivas do pensionato começaram a ironizar e levar tudo na brincadeira. Qualquer coisa que acontecia, é azar de Juquinha. Por menor que fosse o caso, todos voltavam a dizer Juquinha o azarento. Certa vez saímos em domingo à tarde para assistir um filme no Cine Moderno. A rua sem qualquer movimento. Tudo corria bem e já íamos pensando no que ia acontecer porque Juquinha nos acompanhava. Ao chegarmos à Rua da Aurora, para atravessar a Ponte da Boa Vista, tinha uma poça de agua lamacenta. Não notamos, e neste momento passou um carro em velocidade jogando aquela agua podre nos melando todos, calça e camisa e todos voltamos para o pensionato para trocar de roupa. Azar do Juquinha que estava conosco. Outra vez, íamos para o bar Mustang na Avenida Conde da Boa Vista, quando passávamos na Rua José de Alencar, Alcimar levou uma topada que soltou o solado do sapato, Azar do Juquinha, que nos acompanhava. Ele mesmo contou – indo para o trabalho numa certa manhã quando atravessava a Pracinha do Diário, um pombo sobrevoou e defecou em seu ombro manchando a camisa e, disse hoje o azar esta me perseguindo, tantas pessoas estão passando e este maldito pombo defeca em mim. É azar demais! Mas tudo isto era levado em brincadeira, nada a serio. Muitas das vezes o azarento não queria sair conosco para tomar uma cervejinha no pátio de Santa Cruz, pois assegurava que ia dar azar na noitada. Insistíamos e ele ia meio desconfiado. Passou-se o tempo e saiu da pensão. Há mais ou menos dois anos encontro com ele na Avenida Guararapes, já idoso escorado em uma bengala, lucido com os seus setenta e cinco anos. Aperta-me as mãos, hoje não é dia de azar e sim dia de sorte, pois te encontrei. Sorri. O azar é o meu te encontrar, rimos. Como vai? É meu amigo esta cisma do azar ainda me acompanha não me larga, não deixa me sossegado e eu convivendo com este maldito pensamento. Casei-me e a mulher morreu, deixando-me com dois filhos. Em seguida casei-me novamente, homem não pode viver sem uma mulher ao seu lado, a “quenga” amasiou-se com um serviçal que dava apoio na limpeza da casa, desgraçada. Mandei embora, não fiz nenhuma desgraça, pois não valia a pena me desgraçar. Tá ai penando pela rua do bairro, o cara a largou com uma mão na frente e outra atrás, Não é azar? É! E assim vou vivendo caindo ali e acola. Vamos  tomar uma cerveja, antes que o azar me chegue. Tens coragem de me acompanhar. Sentamo-nos à mesa o garçom colocou uma cerveja e dois copos, um caindo e se quebrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário