Em manutenção!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A semana - Quase sem Dilma, a Petrobrás balançou enquanto o Renan e o Cunha brigavam




Por Zé Carlos

Como verão, lá embaixo, o filme desta semana é curtinho, para fazer jus à semana útil, que também o foi. No meio dela havia uma pedra e um feriado, o de Tiradentes. E foi neste feriado que foi localizado o principal episódio da semana, do ponto de vista humorístico. Não, não é a pedra do grande Drummond. Foi outra coisa. O nosso colaborador, Lula, vendo que a coisa está preta para o seu lado, mandou o Pimentel, governador de Minas, prestigiar com uma medalha, o seu comandante, o General Stédile. Foi um festa. Enquanto o general era condecorado, em Ouro Preto, batiam todos os sinos de suas igrejas históricas. Depois se descobriu, comecem a rir, que não eram os sinos, e sim a população fazendo um panelaço, contra a entrega da medalha a tal criatura do Lula. Mais uma criatura para atanazar a vida do Lulinha, ódio e terror. E, segundo dizem, ouvia-se outro som. O das medalhas antigas sendo devolvidas ao governo mineiro. Foram tantas que o Palácio da Liberdade, sede do governo, prometeu, fundi-las e transformá-la em um sino enorme para lembrar a data.

Bem, mas, nem só de sinos viveu esta curta semana. Ela vai ficar lembrada pela divulgação de um balanço da Petrobrás, ainda do ano passado, com a justificativa para o atraso sendo um material excelente para esta coluna de humor. Segundo o novo presidente da empresa, o balanço atrasou porque foi muito difícil baixar o prejuízo, que a ex-presidente Graça Foster, aquela graça de criatura, declarou antes. Ela disse que o prejuízo seria de 88 bilhões de reais, e agora, cortaram para metade. Para isto, tiveram que comprimir os bolsos do Paulo Roberto Costa e do Duque, assaltantes, segundo denúncia da procuradoria, dos cofres da empresa, para não dar muito na vista. No final (podem rir à vontade), foi declarado que só foram roubados 6 bilhões de reais. Ou seja, muito mais do que o valor de todas as galinhas que o João de Manoela roubou lá em Bom Conselho, minha pacata cidade.

Aliás, a semana também inclui Bom Conselho, desta vez, pelo fato noticiado pelos blogs da cidade de que os advogados da mesma se juntaram para protestar contra a morosidade da justiça local. Dizem que está havendo, ao contrário de Caruaru, onde há racionamento d’água na base de 2 dias sim, e 5 não, lá em Bom Conselho há um racionamento da Justiça, na base do 1 dia sim, e 6 não. Realmente, eu não sei se rio ou se chore.

Já que estamos falando de justiça, vamos continuar, ampliando o leque, e indo para Curitiba, onde a Justiça está lavando a jato, os crimes do Petrolão. Quem não sabe o que é o Petrolão, a estas alturas do campeonato, também não deve saber o que é mensalão e não pode começar a semana sorrindo, por isso, vamos em frente. No mesmo dia da divulgação do balanço da Petrobrás, o juiz Sergio Moro publicou a condenação de oito pessoas envolvidas na Lava Jato, incluindo o doleiro Alberto Youssef (9 anos e 2 meses) e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa (7 anos e 6 meses) no primeiro dos processo, que foi o dos desvios na Abreu e Lima. Dizem que as penas seriam maiores sem a delação premiada. E o motivo de riso, é que, a revista Veja, desta semana, mostra que esta noticia gerou uma fila enorme no local onde os outros acusados estão presos, para se candidatarem à delação. Um deles, um dirigente da OAS, contou, que nosso colaborador, o Lula, morava num triplex no Guarujá, em São Paulo, e que foi a OAS que deu o acabamento nele. E se o Lula não fizer nada para tirá-lo da cadeia, ele vai furar a fila da delação premiada, ou, o que é pior, colocar o triplex dele na propaganda da OAS, com o slogan: Construindo para presidentes!

Outro fato, que até consta do filme do UOL, abaixo apresentado, para mostrar o tanto de humor que há em nossa política, é que, talvez, todo o grupo de procuradores da Operação Lava Jato, perdeu um dia inteiro (pode ter sido o feriado de Tiradentes) para descobrir se uma senhora que depositava sofregamente, quase todo o dia, um dinheiro em um banco, era a cunhada ou a mulher do João Vaccari Neto, o ex-tesoureiro do PT. Eu imagino a tensão numa reunião dessas. Vejam vocês mesmos no filme abaixo e tirem suas conclusões. O problema é que cunhada não é parente, como dizia o Brizola, e mulher, é. Então chegamos ao ponto de que nossa República depende de um parentesco. Mas, pensando bem, isto não foi sempre uma rotina? Bem, o Moro, que hoje é, como dizem, o verdadeiro guerreiro do povo brasileiro, já decidiu, usando a velha tradição do Direito: Em dúvida, pró réu! E soltou a cunhada do Vaccari. Ou era a mulher?

Ah! Pensaram que iria terminar esta coluna sem falar dos homens da presidente, o Temer, o Cunha e o Renan? Não teria graça nenhuma. O Temer, presidente em exercício, ao ver a bobagem que fizeram no Congresso, com o consentimento da Rainha Dilma I, ao triplicar a verba para os partidos políticos, disse que não havia problema, pois não iria entregar todo o botim, sem saber que, por lei é obrigado a fazer isto. Talvez seja por isso que uma grande amiga e conterrânea, a Lucinha Peixoto, um dia, quis fundar o seu próprio partido, o PLP (Partido da Lucinha Peixoto). Se fosse hoje, eu me candidataria para ser o seu tesoureiro.

O Renan e o Cunha não fizeram nada demais, a não ser brigar um com o outro para ver quem substituirá o Temer em caso da Dilma levá-lo junto quando sair. Se sair, é claro, pois no Brasil de hoje, para condenar o João de Manoela pelo roubo das galinhas é preciso que ele esteja com a boca cheia de penas. No filme, o UOL coloca como seus representantes um crocodilo e um leão. Eu, se pudesse mexer no filme, eu colocaria a briga do cachorro com a onça, com a trilha sonora da Bandinha de Pífano de Caruaru para ilustrar o affaire. Quem sabe, algum dia chegaremos a este apuro técnico para mostrar esta briga de comadres?!

Agora fiquem com o resumo do roteiro do filme do UOL, pelos seus produtores, e vejam-no logo abaixo, para começar a semana sorrindo. Tenham todos uma boa semana, na esperança de que nesta próxima, a nossa musa, a Dilma, dê às caras, para o gáudio dos meus 9 leitores. Será no dia 1 de maio? Em dúvida, pró réu. Então, preparem as panelas.

“Investigação do Ministério Público Federal revela que Marice Correa de Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, aparece nas imagens do circuito de segurança de uma agência bancária, fazendo depósitos de valores ilegais na conta da irmã e mulher de Vaccari, Giselda de Lima. Marice nega e diz que quem aparece no vídeo é Giselda. A dúvida fez a Justiça libertar Marice, que tinha sido presa por suspeita de receber propina. Afinal, quem é a pessoa nas imagens? No Congresso, o presidente da Câmara e o do Senado, que são do mesmo PMDB, trocaram farpas por causa do projeto de lei que regulamenta a terceirização.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário