Em manutenção!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gal Costa, Porque Alguém me Disse.




Por Carlos Sena. (*)

Quando alguém fala de musica eu só fico na espreita. Porque todo mundo acha que entende de musica. Talvez entenda mesmo, mas de boa musica eu duvido. Porque o povo chama de musica essas tranqueiras de Calypso, Calcinha Preta, Aviões, Garota Safada, etc. Como se não bastasse tem agora o "meu bebê" dum caba chamado Pablo. Nada a rotular na onda do brega ou chique. Não. Brega ou chique é um sentimento. Porque nem tudo que é brega  é ruim e nem tudo que é chique presta. Porque música, repito, é um sentimento. O que condeno nessas bandas de papel crepom é que não fica nada delas no tempo real, imaginário e social. Todas as musicas são parecidas. Todas as cantoras (exceção honrosa a cantora de Aviões) tem o mesmo timbre vocal e, não raro, tem um bando de moças e rapazes mostrando o rabo num balé nem sempre sincronizado como deveria. Mas, são coisas de um tempo de valores frouxos, de consumo exagerado de qualquer tipo de coisa que a midia divulgue, inclusive musica ruim. Pra não me delongar muito nesse argumento, sempre me lembro de uma passagem antológica: quando eu ensinava numa importante Faculdade do Recife, fui surpreendido come uma turma de alunas catarolando a esmo a música "Alguém me disse". Eu fiquei super feliz. Mas, uma das alunas se saiu com essa pérola: "professor, o senhor já escutou o novo sucesso de Gal Costa"? Eu disse: qual? Essa que vocês estavam cantarolando? Pois bem, deixe que eu lhes atualize a cultura musical: essa musica é da idade em que minha mãe namorava meu pai. Gal Costa regravou e fez uma excelente releitura dela. Pra vocês não pensarem que eu estou blefando vou cantar com vocês. Cantei a letra todinha acompanhado das alunas e ficou um coral lindo. Elas, certamente, aprenderam que musica é um estado de espírito e não tem idade. Tem musica ruim tem. Mas, aí são outros quinhentos neste contexto dado. Porque essa musica é de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Gravada também por Nelson Gonçalves, Maria Carolina e Gal Costa além de outros. Para o meu gosto, a melhor interpretação é de Nelson Gonçalves.

-----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 24/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário