Em manutenção!!!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rafameia e Cabrueira na Lambusada




Por Carlos Sena (*)

Aproveito as terríveis atitudes da ""rafameia" saqueando o nosso comércio para incursionar noutro viés que, aparentemente, não tem nada a ver: A EDUCAÇÃO.  Alguém dúvida que o que vimos na TV é só questão de pobreza? Ou só de má índole? Não! Ou é tudo junto e misturado e com a falta de educação de lambujem. Não a educação doméstica, mas, também ela, porque a falta de educação formal - aquela em que os pais colocam os filhos numa boa escola e que junto com ela complementam o círculo educacional. Essa cabrueira que hoje saqueia é a mesma Rafameia que os pais botaram no mundo tal qual Deus criou batata. Pior, pois as batatas se escondem debaixo da terra e, depois de ceifadas nos servem de guloseimas. Eles, não. Nem nos presídios prestam, pois nossas cadeias não recuperam, só pioram e nossas escolas nem sempre colam, descolam. Dificilmente decolam algum aluno para o alto da cidadania. Falo, evidentemente, das escolas públicas, embora outras eu também coloque na privada.

Há uma teoria pedagógica que diz que se educa uma criança 30 anos antes do seu nascimento, no mínimo. Quem é educador sabe disso e, certamente entende que esses fuinhas, rafameia - verdadeiras cabrueiras sociais, talvez sejam vistas nesse prisma educacional: muitos não tem pais; muitos outros tem pais ausentes ou mesmo são filhos da "outra".

Entender esse movimento saqueador como sendo a resposta à falta de uma educação seria, não é mistério. Como também não é difícil entender que professor não dá voto. Se não dá voto, pra que pagar bem a ele? Mesmo porque gente estudada saberá pensar. E pensando não vai votar em gente escrota como esses que passaram a vida subestimando a educação como fonte da civilização. Os próprios policiais, sob certos modos de visão, também nem sabem a razão de ser polícia, com suas devidas exceções. Entra também a escola aí.

Portanto, comida na mesa não é tudo e decência  de valores é muito mais! Como perguntar continua não ofendendo, quem é que mais contribuí com valores sólidos dos cidadãos? Respondo: os pais e os professores! Mais estes do que aqueles, isto numa visão de 30 anos atrás. Porque hoje as famílias mais aquinhoadas podem colocar seus filhos em escola privada, enquanto as de de menor poder aquisitivo, na própria privada publica continuam.

Portanto, senhores governantes, educação não é pra fazer mídia na campanha eleitoral. Educação se faz lenta e gradualmente é com professores bem pagos e com escolas que tenham não só bons mestres, mas condições outras como banca, banheiro, água potável, material de estudo, livros, biblioteca, jornal, computador, etc. Mas, a grande maioria dos governantes pensa que tudo passa por um computador. Com puta e muita dor. Porque não há dor maior do que aquela cegueira que a ignorância proporciona. Os governantes de hoje estão colhendo o que não plantaram no passado ou não?

Enquanto isso a Rafameia segue na companhia da cabrueira cega, perdida na completa falta de educação doméstica e institucional. E, como se não bastasse, a impunidade toma conta qual uma pandemia aterrorizante.

---------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 15/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário