Em manutenção!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O CACHORRO DE BOTAS - O que é um pobre?


Nick, o CACHORRO DE BOTAS em seu passeio matinal


Por Zé Carlos

Esta semana encontrei o Nick, o Cachorro de Botas, firme e altaneiro como convém a um cachorro que aqueles que conhecem sabem que o seu caráter não lhe permite um pouco de humildade com os seus semelhantes, a não ser com o objetivo de manter seu controle sobre os outros. Logo que me avistou fez um sinal característico com sua pata direita, não muito compreensivo para nós humanos mas que eu deduzi ser um sinal de chamada para aproximação. Já havia terminado meu passeio/caminhada e resolvi aceitar o convite sentando-me num banco perto dele. E suas primeiras palavras deram o tom da conversa:

- Zé Carlos, eu soube que você andou conversando sobre política com o vira-lata do Doby, não é verdade?

- Bom dia, para você também, Nick! É verdade. O que você quer dizer com vira-lata é bom ou é ruim?

Nick se apoiou em suas patas traseiras e, com um ar de deboche pergunta:

- Para qual tipo de gente você quer que eu defina um vira-lata? Pois como você sabe, da mesma forma que vocês humanos sabem, as palavras sempre dependem do contexto onde estamos. Por exemplo, veja o comportamento do dono do Pau-de-Arara, o Lula, quando ele diz que alguém é pobre, do qual ele diz ser um grande defensor. Peça a ele para dizer o que é pobre e você verá o que estou tentando dizer.

Lembrei então da Escolinha do Professor Raimundo do saudoso Chico Anísio, e de um dos seus diletos alunos, o Rolando-Lero, e tendo vontade de imitá-lo, não hesitei:

- Não copiei, Divino Mestre!!!

E o Nick continuou, agora com o ar de riso. Pelo menos me pareceu, mesmo que dizem que cachorros não riem. Quanta injustiça com os animais:

- O Pau-de-Arara me contou que certa vez o Lula estava num comício e alguém o perguntou de lá de baixo: “Lula, o que é um pobre?”. Ele, não se fez de rogado. E começou sua explicação:

“Um pobre é alguém que vota em mim. E por isso sempre o defendo contra os ricos que votam no PSDB e noutros partidos das elites. Por exemplo, hoje o Sarney é tão pobre quanto eu, porque vota em mim. Mas, aquilo já foi um riquinho mimado e eu falava cobras e lagartos dele, porque meu ideal de vida é defender os pobres. Vejam que eu tentei três vezes me eleger presidente da república, e não conseguia porque nosso país era composto mais de ricos e como você sabe, rico é aquele que não vota em mim. Em 2002 descobri que precisava, para ser eleito, conseguir mais pobres, ou sejam que votassem em mim e lancei uma Carta ao Povo Brasileiro, que dizia que, se eleito, tudo continuaria como antes e que eu não brigaria mais com os ricos. Não deu outra, foi uma enxurrado de ricos virando pobre que me elegi fácil, fácil. E como os pobres cada vez aumentam mais neste país, vai ser difícil perder as eleições. Elegi até a pobre Dilma, uma das mais pobres do meu grupo e que nunca me abandonou. Hoje estou aqui pedindo que  votarem nela outra vez, para que a pobreza nunca deixe de aumentar neste país. Portanto, caro pobre perguntador, vote na Dilma, que ela é pobre. Veja, o Eduardo era pobre e agora ficou rico, e pobre não vota em rico.”

Achei a definição um pouco estapafúrdia mas Nick foi ao ponto:

- Espero que tenha dado para você entender. Quem é pobre e quem é rico depende do contexto. O Pau-de-Arara, um cachorro sempre fiel ao dono, me disse que nos últimos tempos, o Lula está querendo deixar de ser pobre e ficar rico.

- Mas, Nick, e o Lula é pobre?

- Penso que vou ter que desenhar prá você, Zé Carlos. Você precisa está mais por dentro da política: Pobre é aquele que vota em Lula e agora na Dilma. O que dizem é que Lula se arrependeu tanto de ter lançado a Dilma candidata, depois das lambanças que ela está fazendo, que não votará mais nela, deixando de ser pobre. Quer voltar a ser candidato e votar nele para não deixar de ser pobre. Pois, como você sabe, neste país, pobre serve para todos os propósitos, menos para se tornar rico. O Lula não deixa. Para mim é compreensível. O que seria de Lula sem os pobres?

- É, Nick, é difícil de te entender mesmo. Vou pensar no assunto, embora, já perceba que, pelo que entendi eu não sou pobre.

- Você é um burguês, Zé Carlos, igual àquele cachorro vira-lata, o Doby. Têm horror à justiça social, principalmente no reino animal.

- Menos, Nick, menos!

Disse eu já me levantando. Lembrei que, ao publicar aquela Lei do Poder citada por ele em postagem anterior me rendeu vários e-mail pedindo as outras leis. Então ainda perguntei:

- Nick, e as leis do poder, não vais continuar?

Ele, mostrando um ar de sabichão poderoso disse:

- Todas não porque são muitas mas, veja a segunda: “NÃO CONFIE DEMAIS NOS AMIGOS, APRENDA A USAR OS INIMIGOS”. E veja a explicação simples do autor (disse tirando um livro do bolso da coleira):

“Cautela com os amigos – eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los.”


Com esta eu me levantei e disse até logo ao Nick. Não sei por que me veio à mente o Lula e o Collor. Antes de ir mesmo olhei para o alto do escorrego e vi o Doby balançando a cabeça em sinal de reprovação. Mas, não falou nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário