Em manutenção!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A semana - A Lei da Palmada, bata na madeira e não na bunda...




Por Zé Carlos

O filme desta semana é bem curtinho. Eu não sei o porquê, já que a semana foi prenhe de acontecimentos relevantes. Também os roteiristas perderam tempo com uma bronca do Datena (aquele apresentador de TV que se vestisse uma roupa adequada barraria o Chacrinha em estrionices) no governo paulista porque um dos seus repórteres levou umas porradas da polícia. Eu não sou a favor da violência de forma nenhuma, e principalmente da polícia, mas, há certas situações onde eu concordo com Ronaldo Fenômeno que “tem que baixar o cacete”. Discuto apenas o seu tamanho.

E já que estamos falando de agressões físicas, até que enfim saiu a Lei da Palmada. Agora senhores pais, tenham cuidado, se fizerem o que meus pais faziam comigo, vão ser advertidos e podem até tomar umas palmadas também. Minha questão e meu medo é se esta lei pode retroagir. Espero que minhas filhas tenham esquecido de algumas de minhas rispidezes (quando escrevo estas palavras estranhas também fico com medo da reação do meu conterrâneo, o Professor José Fernandes, mas, sei que ele é cumpridor da lei e estarei livre das palmadas linguísticas). Ironicamente, a grande lobista para aprovação da Lei da Palmada foi a Xuxa, que gosta de dar palmadas apenas em Pelé. Como dizia minha amiga Lucinha Peixoto (hoje no exílio forçado): Cruzes!!!

Mesmo sabendo que os meus leitores não estão tão ávidos de conhecimentos e sim do riso, me arrisco a colocar aqui uma informação que tem mais utilidade, penso eu, do que a Dilma bater tanto na madeira. Refiro-me à provável origem do ato de bater na madeira para espantar o azar (se a informação estiver errada não sou eu o culpado; a culpada é a Dilma e a internet que penso ser hoje as culpadas de quase tudo de ruim que acontece neste Brasil). Dizem que, na versão original, o ato de bater na madeira só poderia ser feito no tronco de uma árvore, porque os raios, quase sempre, caiam em cima delas, e elas eram interpretadas como a casa dos deuses. Mas, isto era na época em que havia árvores na terra. Com o desmatamento desmedido, não existindo mais árvores, se começou a bater em qualquer madeira que estivesse por perto, o que, a Dilma declara no filme, o faz umas 100 vezes por dia. Portanto, se encontrarem a presidente com um cacete de madeira, não se preocupem, ela não quer bater em você, e sim no cacete. No entanto, tudo isto, vai passar, porque se a Marina sair da Rede, as árvores crescerão e poderão servir de sparring para os superticiosos. Até agora, pelo que li, ela quer mesmo bater é no Eduardo Campos. Será que eles chegam juntos à eleição? E haja riso!

E não poderia faltar o Aécio, mais uma vez sendo acusado de usar drogas. Semana passada foi a maconha, agora dizem que foi cocaína, o que ele nega de pés juntos. Nem sei se ele foi um viciado, como eu fui, numa droga lícita, que é o fumo. Se for, vai cortar um dobrado. Vai ter que fazer comícios na chuva, pelo menos lá em São Paulo. Antes os fumódromos eram permitidas mas agora vão ser proibidos. Soube que não se pode fumar nem em ponto de ônibus que tenha proteção, quando o local for coberto. Então, nos comícios, para que o Aécio fume, mesmo que não trague, não poderia ter um toldo de proteção. Isto eu já vivi em um país estrangeiro e não podemos nem dizer que isto é coisa do Brasil. Mas, em ambos os países, a norma deveria ser motivo de riso, não pelo fato, e sim pela intervenção descabida do Estado em nossas vidas. Além de não podermos dar mais uma palmadinha nos filhos, não podemos mais fumar em lugar nenhum. Não custará a aparecer os kit invisíveis para fumantes e aparelhos para dar palmadinhas sem deixar impressões digitais. Se já não existem. Encontrei uma charge do Nani que ilustra esta postagem que mostra uma alternativa.

Mas, o que ri mais, neste filme foi da imagem que ele passa do Felipão, que me lembra aquela de Feola na Copa de 1958. Diziam que o Feola era apenas alguém sentado na lateral do campo, olhando o time jogar, e, por isso, o Brasil foi campeão. Pelo que o Felipão anda falando, ele deveria era se tornar cada vez mais Feola. Com os jogadores que o Brasil tem hoje, o Neymar, o Neymar, o Neymar, o Neymar e assim por diante. Não precisamos de técnicos. Espero que o Neymar suporte o tranco e dê conta da Bruna Marquezine. Agora, vocês não estão vendo, mas, estou batendo na madeira, igual a Dilma. MDF serve?

E agora fiquem com o resumo do filme feito pelos roteirista do UOL e depois o vejam. Eu teria rido muito mais, se o filme abordasse o Decreta da presidente que cria os conselhos populares. Mas, isto deve ser tema para próxima semana. Já ri demais.

“Que o Datena combate e dá bronca nos bandidos em seu programa todo mundo já sabe. Mas essa semana foi diferente. Datena deu bronca e exigiu um pedido de desculpas do governo do Estado de São Paulo, após um cinegrafista da Band ser agredido por um policial. Em Brasília, para espantar a urucubaca e isolar o corpo da seleção brasileira, a presidente Dilma Rousseff está batendo em toda madeira que encontra pela frente. Em entrevista ao programa “Roda Viva” da TV Cultura, o senador e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves (MG), disse que as acusações de que ele é usuário de cocaína vêm do "submundo da internet". E, para terminar, o Senado aprovou a Lei da Palmada, com o apoio de ninguém menos do que a rainha dos baixinhos, a Xuxa!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário