Em manutenção!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O pacote do Temer, outros pacotes e a travessia da pinguela




Por Zezinho de Caetés

Não se fazem mais “pacotes” como antigamente no Brasil. Quem viveu as dores do Pacote de Abril, ontem ficou estranhando o Pacote do Temer. Aquele mudou toda a vida política do Brasil, e a reboque a vida econômica. Este, pelos seus próprios expositores, não muda nada.

Para quem se habituou a “pacotes”, como o Plano Collor, Plano Cruzado, Plano Real e alguns menores no meio, ficou com a sensação de déjà vu, isto é, “eu já vi isto antes em maior tamanho”. Não que eu me importe com isto. Muito pelo contrário, para nós, liberais com uma pontinha conservadora, quanto menos o setor público mexer com a sociedade, melhor.

Não vou aqui discutir detalhes do pacote por ser inútil no momento. O importante para nossa vida, foi aprovado antes: A PEC do Teto e a entrada em circulação do pacote da Previdência. Nem um nem outro são perfeitos ao ponto de Papai Noel entrega-lo sem olhar o que está dentro. Mas, é um início.

Principalmente o controle dos gastos públicos, que começará para valer, espero, no próximo ano e também para os estados da federação. Isto é praticamente automático, pois, como todos sabemos, Estados e Municípios não sobrevivem sem o Governo Federal. Se este fecha a torneira, fatalmente, os outros entes federativos terão que escolher qual a roupa que irão lavar, porque a água não dará para todo mundo.

Por falar em lavagem, só um parêntese, aproveitando o gancho de lavar roupa. O Lula foi denunciado por lavagem, não de roupa, mas de dinheiro. Imaginem os senhores e senhoras que ele escondia até um apartamento que era vizinho ao seu. Fingia que alugava ao amigo o que era dele próprio. Alguém duvida agora que ele é dono do tríplex?  O que certos políticos precisam não é serem condenados a irem a Curitiba, e sim serem obrigados a lavarem a cara de pau em praça pública. Afinal de contas, lavagem é lavagem.

Voltando à PEC, que agora é lei constitucional, podemos dizer que esta semana foi histórica, e será lembrado, para o bem ou para o mal. Os que dizem que foi mais um aniversário do AI-5, que foi de dezembro de 68, podem mudar de ideia no futuro e dizerem: “... foi aí que o Congresso aprovou que gastar muito e principalmente mal é ser estroina e não keynesiano”.

Os resultados vão demorar, de certo, mas, saber esperar é uma grande virtude. Se dizem que o Brasil tem pressa, eu até concordo, mas não podemos desprezar a nossa história rica em coronéis, oligarcas e ditadores e salvadores da pátria. Chega! Vamos apelar para a prudência democrática, que alcançaremos mais rápido a civilização.

E o pacote da previdência, pelo que sabemos até agora, vai ter que apertar alguém e já se fala muito mal dele. Não conheço os detalhes, mas, detalhes são detalhes. O importante é o que o Tiririca bradava em sua campanha para deputado: “Pior do que está não fica!”. Pelo simples motivo que, como já repetimos aqui não há almoço grátis mesmo para os velhinhos. Se alguém come, alguém deve ter produzido, e, hoje, nem o ar que Deus nos deu é de graça.

Longe de nós querermos insinuar que tudo será uma maravilha. Quem prometeu isto foi a Dilma na campanha passada. O caminho é duro e a pinguela é estreita, todavia, temos que dizer ao mundo que não somos uma república de bananas, ou pelo menos, que temos condições de deixar de sê-lo não seguindo o bolivarianismo falido ou o socialismo morto.

E, praticamente, acabou o ano político formal. Os poderes já colocaram a viola no saco do recesso para começarem a tocar no próximo ano. O que esperamos todos é que cada um, durante estas férias remuneradas, abram o saco e afinem a viola para começarem o ano com mais afinação do que o que vimos até agora, nesta orquestra sem um bom maestro.

Vi ontem, nossa Marina, que andava sumida, porque ela não entra em bola dividida, dizendo que quer é “eleições diretas”. Todos sabem que para isto a Constituição tem que ser modificada. E eu, se vislumbrasse alguém que pudesse ser um melhor maestro, até abraçaria a tese. No entanto, se só tiver a Maestra Marina, que foi treinada pelo PT, é melhor continuar com a viola desafinada, e tentar atravessar a pinguela do FHC.

E agora me vou, mas, antes transcrevo um texto do Nelson Motta no qual ele compara nossa situação em termos de combate à corrupção com a da Itália na década de 90 do século passado, tendo como título “O pós-Itália e o pré-Brasil” (publicado em O Globo). Leiam e vejam que o pior que poderia acontecer seria transformar nosso Congresso numa pré-Itália. Deus nos livre de um outro Berlusconi. Eu tenho medo é de o que vai ser o  rei Renan quando voltar. Espero que continue nu.

“Hoje a Itália tem o maior índice de corrupção e o pior desempenho econômico, com o PIB no nível de 2000

Depois do fracasso da Operação Mãos Limpas na Itália, derrotada por novas leis que facilitavam a prescrição de crimes e a absolvição de corruptos, o “não-político” Berlusconi se tornou o capo de novas alianças com velhos adversários, também ameaçados, que se uniram para “salvar a economia devastada pela Mãos Limpas”, ou seja, para enquadrar o Judiciário e salvar a pele, voltando ao poder com mais força do que antes.

Em 1994, cansados da crise e da recessão, os italianos aceitaram que, sem corrupção, não há crescimento econômico. Resultado: hoje a Itália tem o maior índice de corrupção do Primeiro Mundo, e o pior desempenho econômico, com o PIB estagnado no nível do ano 2000.

Os dados das pesquisas italianas citados pela economista Maria Cristina Pinotti falam alto e gesticulam muito:

Só 25% dos italianos consideram o seu Judiciário independente, contra 54% dos franceses e 69% dos alemães. Para 42% dos italianos, os juízes aceitam pressões políticas, contra 29% dos franceses e só 14% dos alemães. Na Itália, um processo de primeira instância leva em média 577 dias para ser julgado, contra 322 na França e 189 na Alemanha.

No Brasil, juízes de primeira instância são heróis anônimos, que enfrentam concursos duríssimos e são diferentes das castas que ocupam os tribunais superiores, em que a nomeação também depende de apoio político, estabelecendo privilégios e relações perigosas, que agora estão em choque e em xeque.

Fustigado pela PGR e a Lava-Jato, o Senado rompeu o pacto de cumplicidade com o Judiciário VIP e aprovou leis duras e justas sobre o teto salarial constitucional, atingindo os marajás dos Três Poderes, como exigem a Constituição e a sociedade que paga a conta.

Coibir o abuso de autoridade não pode ser só uma vingança de Renan, precisa ser discutido com serenidade e punido com regras claras, que não permitam interpretações em que os bandidos julguem os xerifes por cumprirem a lei.


Pós-Itália não é só um codinome na planilha de propinas da Odebrecht, é um aviso: o desastre italiano mostrou que não é a Justiça que prejudica a economia, mas a corrupção institucionalizada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário