Em manutenção!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Lula, Cabral, Garotinho e o "foro" privilegiado




Por Zezinho de Caetés

Dias extremamente conturbados para os políticos. Em nossa tarefa de acompanhar seus passos tenho sentido grandes dificuldades. Como todos sabem, sou um acompanhador dedicado dos meios de comunicação ligados a órgãos públicos, com a TV Senado, TV Justiça, TV Câmara e outros.

Tento segui-los com dedicação. O problema é que já faz uns dias que espero serem votados projetos importantes e, na hora H, não há quórum para iniciar a sessão. Talvez uma coincidência, mas, quando se trata de votar algo que pode respingar na Lava Jato, isto acontece com frequência.

Por exemplo, há o projeto que tenta extinguir o foro privilegiado, que é uma excrecência nacional. O país talvez seja o único do mundo onde todos são iguais perante a lei, como norma constitucional, e onde alguns são mais iguais do que os outros, como norma prática.

Isto começa com o privilégio do “curso superior”. Se eu for preso, graças a Deus, eu vou para uma cela especial longe dos presos que são menos iguais do que eu. E termina com o “forão” privilegiado o qual diz que determinadas categorias de criminosos só podem serem julgados pelo STF.

Vimos no mensalão, quão trabalhoso foi para levar a julgamento criminosos como Zé Dirceu, enquanto eles estavam de plantão sentados em alguma cadeira de serviçal do governo. E hoje, continua tudo do mesmo jeito. Então por que os parlamentares teriam interesse em votar algo que possa lhe prejudicar?

Para enfatizar a leniência com a Justiça, por nossos parlamentares, esta semana, foram presos dois ex-governadores: O Garotinho e o Cabral, lá no Rio de Janeiro. O alarido da imprensa foi uma coisa de louco. Lembro que o Jornal Nacional de ontem, quase só foi sobre esta prisão, e o resto foi previsão do tempo, que continuará quente.

E vejam o vídeo que coloco lá embaixo sobre a prisão do Garotinho. E vejam as notícias sobre o que fez o Cabral quando governador. Ambos, irmanados, segundo a PF, cometeram crimes quase igual aos daqueles sem foro nenhum, mas, continuaram até agora impunes por causa do tal “foro”, que o protegeu durante muito tempo.

E, pasmem, li na imprensa que o Garotinho comemorou a prisão do Cabral dizendo que ele tinha sido preso por roubar milhões e ele teria sido preso por ajudar os pobres. Eu fiquei pensando quanto de preocupação passou pela cabeça do meu conterrâneo, o Lula, pois ele diz que foi o maior “ajudador” de pobres que o Brasil já teve. Se a moda pega...

Hoje ficamos sabendo que tanto o Garotinho quanto o Cabral estão no presídio Bangu 8, que foi feito para gente com curso superior. É uma pena que o Lula não tenha mais nem este privilégio. Por isto, anda pregando por este país pedindo justiça antecipada num evento criado por intelectuais privilegiados, numa caravana chamada, pasmem novamente: “Por um Brasil justo para todos e para Lula”.

Pela reação da Rosinha Garotinho no vídeo abaixo breve teremos uma caravana chamada: “Por um Brasil justo para todos e para Lula, Garotinho e Dilma, menos para o Cabral”. Poupem-me de tanto cinismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário