Em manutenção!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Carta a Edjasme Tavares (Di)




Por José Antônio Taveira Belo / Zetinho

"Caríssimo Di,

Paz e Bem!

Fiquei entusiasmado e contentíssimo pelo artigo em sua coluna com o título – ACADEMIA BONCONSELHENSE DE LETRAS – na Gazeta nº 411 de 16 a 30 de junho de 2016 – página 6. Demorei a manifestar a minha alegria, saboreando o seu escrito, por sinal, não somente estes mais todos os que você escreve. Nos seus dizeres não mereço os elogios espalhado aos seus leitores, mas sim o apoio que você dá e levou ao conhecimento do povo bom-conselhense, ali e alhures. A nossa cidade, que amamos com intensidade e tudo faremos para exaltar, seus filhos abençoados por Deus e pelo título Cidade das Escolas merece uma casa de cultura que agregue em suas dependências homens e mulheres dedicadas à leitura e expondo seus conhecimentos aos outros e cultivem a memória daqueles que souberam abraçar e levar o nosso querido torrão natal e que não se encontram mais em nosso meio mas deixaram relevantes exemplos de amor, honestidade, bravura, um trabalho para a posteridade e que devem ser lembradas pela comunidade de hoje e de sempre.

Meu caro Di, eu sei ser insistente, dificilmente abandono uma ideia em benefício de um povo, valho dos dizeres dos antigos, da minha juventude – Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura – Pois é meu conterrâneo e amigo tudo em Bom Conselho se cria e às vezes se acaba. Não se tem uma consistência. Uma casa de cultura em qualquer cidade é bem-vinda pela população, ali se prega e agrega uma sociedade onde pode e deve contribuir para o engrandecimento da comunidade. Mas, é difícil esta proposta da criação da Academia Bom-conselhense de Letras – ABCL em nossa cidade, sem apoio dos moradores que ali estão presente no dia a dia, Tenho plena confiança que algum dia se levantará um herói – e será herói mesmo – para concretizar este desejo desta casa em nossa cidade. Tenho durante estes longos anos, apelado para este fim através do Jornal A Gazeta em suas páginas que é lida por todos nós. Eu estou um pouco distante e não visito frequentemente Bom Conselho, e com estes dizeres, pergunto ao amigo conterrâneo, qual o movimento de cultura que existe em Bom Conselho? Museu existente parece-me que se acabou se não me engano? Qual o trabalho cultural dos nossos escritores, poetas para expressarem os seus trabalhos? Nada! Nada! Nadinha mesmo caríssimo Di. Acredito piamente que você leu a Gazeta nº 404 de 01 a 15 de março de 2016 – pagina 08 “PARECE QUE FOI ONTEM” mostrando o prédio da antiga Cadeia Pública que transformou no CENTRO DE ARTE E CULTURA GERVASIO PIRES onde todo acervo foi perdido e desaparecido, o que nos faz crer este local já não funciona o Centro de Arte e Cultura Gervasio Pires tudo foi para as cucuias e onde está este acervo, em qual local? Ninguém sabe ninguém viu. Talvez estes documentos e objetos raros de valor inestimáveis que detém a história da nossa cidade, estejam jogados em algum deposito e, quem sabe destruídos. Ai de nós se não tivéssemos a GAZETA que circula em nosso meio, fora este meio de comunicação qual outro meio de divulgar os nossos interesses da comunidade. Para concretizar esta utopia é necessário empenho e decisão. Para concretização da criação da ABCL, não precisa de lugar luxuoso, casa confortável, mas sim um lugar qualquer, podendo ser até em um banco de praça, como algumas Academias foram criadas em solares particulares, como a Academia Brasileira de Letras e Academia Pernambucana de Letras. Mas falta interesse. Muitas vezes penso que o que emperra é a escolha do nome do patrono e dos que irão compor as cadeiras daqueles que já estão no Reino de Deus. Mas vamos em frente, nesta luta. Estou te enviando alguns escritos meus sobre este assunto publicado na Gazeta bem como o Estatuto da Criação da Academia Bom-conselhense de Letras – ABCL, que foi enviado para apreciação dos conterrâneos, inclusive para o nosso amigo Arnaldo Amaral, que se pronunciou mais caiu no esquecimento. Mas, lhe digo vamos em frente que algum dia esta casa funcionara em nossa querida Bom Conselho.

Um abraço fraterno


José Antônio Taveira Belo / Zetinho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário